Comissão debate projeto sobre política de engenharia nesta quarta (9)

Debater o Projeto de Lei (PL) 32/07, da deputada Elisa Costa (PT), que dispõe sobre o Núcleo Estadual de Engenharia e...

04/05/2007 - 00:00
 

Comissão debate projeto sobre política de engenharia nesta quarta (9)

Debater o Projeto de Lei (PL) 32/07, da deputada Elisa Costa (PT), que dispõe sobre o Núcleo Estadual de Engenharia e Arquitetura Públicas (Neap/MG). Esse é o objetivo da reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que será realizada nesta quarta-feira (9/5/07), às 16h30, no Plenarinho IV. A reunião foi solicitada pela autora do projeto.

Na justificativa anexada à proposição, Elisa Costa explica que a elaboração de uma política estadual de engenharia e arquitetura públicas é uma demanda dos profissionais da área. Segundo ela, a elaboração do projeto contou com a participação de entidades e profissionais do setor. O texto original do PL 32/07 autoriza a criação de um Núcleo Estadual de Engenharia e Arquitetura Públicas (Neap), com o objetivo de articular órgãos públicos, universidades, entidades representativas de engenheiros e arquitetos e movimentos de luta pela moradia popular, visando à elaboração e implementação de uma política estadual de engenharia e arquitetura públicas.

Entretanto, ao ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o PL 32/07 foi considerado constitucional na forma do substitutivo nº 1, que modificou parte do texto original. O relator do projeto na CCJ, deputado Gilberto Abramo (PMDB), considerou que o projeto extrapola as atribuições do Poder Legislativo e apresentou o substitutivo para corrigir as imperfeições. O substitutivo nº 1 retira a criação do Neap e institui a Política Estadual de Engenharia e Arquitetura Pública. Entre os objetivos dessa política, estão a prestação de assistência técnica às prefeituras para a elaboração de plano diretor; assessoria técnica gratuita para pessoas de baixa renda para a elaboração de projetos de construção; promoção de cursos de capacitação visando à economia e qualidade das construções; e adoção de medidas que evitem a ocupação de áreas de risco ou de proteção ambiental.

O projeto precisa passar ainda, em 1o turno, pelas comissões de Assuntos Municipais e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, antes de ser apreciado pelo Plenário.

Convidados - Foram convidados para participar da reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado Dilzon Melo; o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT/BA); o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Gilson de Carvalho Queiroz; o coordenador do Programa de Arquitetura Pública da UFMG, Leonardo Barci Castriota; a presidente dos Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/MG), Cláudia Teresa Pereira Pires; o professor de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, Álfio Conti; o coordenador do Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon), Daniel Ítalo Richard Furletti; e a coordenadora Nacional da Central de Movimentos Populares, Antônia de Pádua.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715