Situação do aterro de BH volta a ser discutida na ALMG, nesta 4ª (25)

A situação do aterro sanitário de Belo Horizonte, localizado na BR-040, será tema de reunião com convidados da Comiss...

23/04/2007 - 00:00
 

Situação do aterro de BH volta a ser discutida na ALMG, nesta 4ª (25)

A situação do aterro sanitário de Belo Horizonte, localizado na BR-040, será tema de reunião com convidados da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Os debates serão nesta quarta-feira (25/4/07), às 10 horas, no Auditório. O deputado Fábio Avelar (PSC), que solicitou o debate e é vice-presidente da comissão, pediu urgência na discussão do tema, já que os problemas relacionados ao aterro, segundo ele, se arrastam desde 2005. "A situação é grave e está atingindo seriamente os moradores do entorno", alerta. A última reunião promovida sobre o tema na ALMG foi em dezembro de 2006.

O prazo da licença de operação do aterro venceria em dezembro do ano passado. No último dia 3 de abril, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) acatou proposta da Câmara de Atividades de Infra-estrutura (CIF) que estabelece o prazo até dezembro de 2007 para o encerramento das atividades ou até que o aterramento da ampliação da área atinja a cota 930 (930 metros acima do nível do mar).

Ficou definido também, nessa reunião do Copam, que a Prefeitura de Belo Horizonte deve formalizar, até setembro deste ano, processo de licença prévia para nova área de destinação final dos resíduos. Deve, ainda, apresentar em 60 dias projeto de recuperação do passivo ambiental do aterro sanitário. Todas as informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O deputado Fábio Avelar lembra, no requerimento que solicitou os debates, que o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, em decisão ad referendum do Copam, permitiu o funcionamento do aterro durante 18 meses, a partir de julho de 2006, ou até se atingir a cota 930. Essa decisão valia até a deliberação final do conselho. Na opinião do parlamentar, o debate desta quarta-feira, na ALMG, será importante para uma avaliação mais abrangente da situação atual, tendo em vista também que há a possibilidade de se atingir a cota 930 antes do prazo estipulado.

Convidados - São convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira Ribeiro; a promotora de Justiça Shirley Semzi Bertão; a superintendente de Limpeza Urbana da PBH, Sinara Inácio Meireles Chenna; os presidentes das Associações de Desenvolvimento da Região do Pindorama, Expedito Martins, e dos Moradores e Amigos do Bairro Nossa Senhora da Glória, Osvaldo Pereira Sanches; o diretor da Orbis-Clube Califórnia, Rafael Afonso Silva; o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Álvaro Camargos, Geraldo Ezequiel Pereira; e a advogada Mônica Costa Chaves.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715