Monitores do Parlamento Jovem 2007 conhecem área técnica da ALMG

O amadurecimento político é um exercício de cidadania. Nove estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC Minas já e...

16/04/2007 - 00:00
 

Monitores do Parlamento Jovem 2007 conhecem área técnica da ALMG

O amadurecimento político é um exercício de cidadania. Nove estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC Minas já estão fazendo a sua parte. Eles são alguns dos monitores da edição do Parlamento Jovem 2007 e vieram à Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira (16/4/07), para uma oficina sobre o funcionamento da Consultoria Temática e da Gerência de Projetos Institucionais da ALMG. Joyce Gonçalves, estudante do 2º período, avaliou as oficinas como muito produtivas. "Não só para o trabalho no Parlamento Jovem, mas para a vida", disse.

Esse conhecimento será depois repassado aos quase 150 estudantes de ensino médio que também participam do projeto, em oficinas que serão realizadas nas próprias escolas de origem dos alunos. Neste ano, participam as seguintes escolas: Escola Estadual Governador Milton Campos, Colégio Batista Mineiro, Colégio Santo Antônio, Colégio IMACO, Colégio Frei Orlando - Unidade Carlos Prates, Colégio Frei Orlando - Unidade Alípio de Melo, e Escola Municipal Caio Líbano.

O grupo de estudantes que veio hoje à Assembléia está participando pela primeira vez do projeto e foram selecionados dentro do próprio curso. Na Gerência de Projetos Institucionais, eles foram recebidos por Hugo Antônio Avelar e por Ricardo Moreira Martins, que explicaram a dinâmica de funcionamento de um seminário legislativo e de outros eventos organizados pelo setor, como ciclo de debates e fóruns técnicos.

Logo depois, eles conheceram a Consultoria Temática, apresentada pela gerente da área de Direito Constitucional e Administrativo, Ângela Renault Vilhena. Ela detalhou o trabalho de assessoramento técnico prestado pelos consultores, servidores efetivos da Assembléia, à área parlamentar. Ângela, que já contribuiu com outras edições do Parlamento Jovem, salientou a importância da participação dos alunos no projeto. "Só podemos cobrar, se participamos. Independentemente de quem esteja no poder, somos nós que colocamos eles lá", concluiu.

O Parlamento Jovem está no quarto ano de atividades. Ele é um projeto do programa Educação para a Cidadania, da Assembléia, coordenado pela Escola do Legislativo em parceria com a PUC Minas. As atividades se desenvolvem no primeiro semestre do ano, concentradas em três grandes áreas: formação política, capacitação e participação no Parlamento. Na atividade final, os estudantes discutem e votam um documento com proposições de ações para o poder público sobre o tema da edição. O documento aprovado é encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715