Nova Rodoviária da Capital está orçada em R$ 35
milhões
Os graves problemas de congestionamento do
hipercentro de Belo Horizonte, onde já circulam 1 milhão de
veículos, levaram à proposta de construção de uma nova rodoviária,
nos terrenos que ficam entre a Via Expressa e as avenidas Tereza
Cristina e Silva Lobo. Esse foi o tema da audiência pública da
Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, realizada na
tarde desta terça-feira (10/4/07), na Assembléia Legislativa de
Minas Gerais.
O autor do requerimento da audiência é também o
presidente da Comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM), que
discorda da solução apontada. Segundo ele, "a Prefeitura estaria
apenas transferindo o gargalo para os bairros Calafate, Prado e
Padre Eustáquio, despreparados para receber o novo volume de
tráfego". Valadares sugere que a melhor solução seriam várias
rodoviárias regionais, localizadas próximas às principais saídas da
cidade, como as de Brasília, Rio de Janeiro e Vitória.
O anteprojeto da nova rodoviária, aprovado pelo
DER-MG, custaria R$ 35 milhões em investimentos de empresários, que
em troca teriam a concessão de operação por 30 anos. O terreno de 75
mil m² pertence em parte ao Sesi/Fiemg, a particulares e ao governo
de Minas. Haveria aumento da capacidade em relação ao terminal
atual, que atende em média 35 mil pessoas por dia, para 52 mil. O
anteprojeto prevê 100 lojas e 380 vagas de estacionamento. Não há
previsão de desativação do atual terminal. O deputado Gustavo
Valadares critica o prazo previsto para início de operação, que
seria o final de 2008. Segundo ele, não há condições de fazer essa
previsão, já que nada foi feito até agora.
Metrô subterrâneo custa dez vezes mais que o de
superfície
O presidente da Câmara dos Vereadores de Belo
Horizonte, vereador Totó Teixeira, concorda com a proposta de
rodoviárias regionais e propõe que sejam cinco. Ele calcula que 8
mil viagens de ônibus seriam poupadas diariamente pela avenida
Antônio Carlos se o metrô atendesse Venda Nova, e 3 mil seriam
economizadas pela avenida Amazonas com a construção do Ramal
Barreiro. "Há 21 anos tentamos concluir nosso metrô de superfície,
sem sucesso, e agora a CBTU vem falar em metrô subterrâneo, que
custa dez vezes mais", lamenta Teixeira.
A construção do ramal Calafate/Barreiro foi
considerada "uma novela" pelo deputado Célio Moreira (PSDB). "A CBTU
está enfrentando ações trabalhistas aqui, mas destina R$ 400 milhões
para o metrô de Fortaleza e R$ 500 milhões para o de Recife",
afirmou. Outro deputado preocupado com o metrô é Gil Pereira (PP).
Embora não seja da Capital, aqui reside há 25 anos. Pereira defendeu
a Linha Verde, por desafogar o tráfego da região Norte, e o metrô,
por preservar a questão ambiental.
Lindemberg Ribeiro Garcia, da Secretaria de
Transporte e Obras Públicas, enumerou algumas razões pelas quais os
estudos de viabilidade desaconselharam a adoção da proposta de
rodoviárias regionais. "Haveria problemas administrativos, porque as
empresas teriam que manter estruturas em cada uma, com impacto sobre
as tarifas. Haveria também aumento do tráfego urbano para
interligá-las, e transtornos para os passageiros", ponderou.
Antes de encerrar a reunião, Gustavo Valadares
recriminou a ausência de representante da Prefeitura no debate. Ele
considerou um desrespeito não com sua comissão, mas com a
Assembléia.
Requerimentos: Oito
requerimentos foram aprovados na reunião. Do deputado Padre João
(PT), pedido de uma audiência pública para discutir os problemas
causados pelos caminhões de minério que trafegam na BR-040 entre
Belo Vale e Congonhas, lançando lama sobre os carros e provocando
acidentes. O deputado Sebastião Helvécio (PDT), solicitou reunião
conjunta com a Fiscalização Financeira para debater as recentes
decisões do Contram que implicam em novas exigências para os
motoristas.
Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) pediu que a Defesa Civil
faça levantamento sobre o estado de calamidade pública em que se
encontra a BR-460 no Circuito das Águas. Gustavo Valadares pediu,
juntamente com os deputados Dalmo Ribeiro e Carlos Pimenta (PDT),
que o presidente do PSDB-MG, Nárcio Rodrigues, marque audiência com
o ministro dos Transportes para tratar da BR-460. Valadares também
pede que seja agendada visita ao ministro das Cidades, Márcio
Fortes, para conseguir o prosseguimento das obras do metrô de Belo
Horizonte.
Célio Moreira teve três requerimentos aprovados, um
deles também tratando de uma audiência pública para pressionar pela
realização das obras do ramal Calafate-Barreiro do metrô. Em outro
requerimento de audiência pública, Moreira pretende discutir a
canalização e o asfaltamento da avenida Tereza Cristina no trecho
Barreiro-Contagem. O terceiro requerimento do deputado pede a
retirada dos quebra-molas construídos diante do posto da Polícia
Rodoviária Federal na BR-040 em Sete Lagoas.
Presenças: Deputados
Gustavo Valadares (DEM), presidente; Juninho Araújo (PRTB)
vice-presidente; Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT) e Célio Moreira
(PSDB).
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