Dados de desaparecidos em bilhete lotérico podem se tornar
obrigatórios
A Loteria Mineira pode ter que destinar pelo menos
50% do espaço dos bilhetes lotéricos de cada concurso à divulgação
de informações (fotos e dados) sobre pessoas desaparecidas. É o que
prevê o Projeto de Lei (PL) 225/07, do deputado Alencar da Silveira
Jr. (PDT), que começa a tramitar na Assembléia Legislativa de Minas
Gerais. A proposição, fruto do desarquivamento do PL 2.954/06, do
mesmo autor, recebeu parecer de 1º turno pela constitucionalidade,
juridicidade e legalidade, na forma do substitutivo nº 1, durante
reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), realizada nesta
terça-feira (3/4/07).
Como já existe lei instituindo o Sistema de
Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas no Estado (Lei
15.432, de 2005), o substitutivo da CCJ faz apenas reparos de ordem
técnica na proposição, acrescentando o artigo 5º à referida lei. Em
seu parecer, o deputado Gilberto Abramo (PMDB), vice-presidente da
comissão, salientou que há cerca de 3 mil casos de desaparecimento
por ano só em Minas Gerais, o que motiva a adoção de medidas que
contribuam para o combate a esse grave problema social. A
proposição, segundo Abramo, amplia a possibilidade de as famílias
que enfrentam o drama do desaparecimento reencontrarem seus
parentes.
O deputado Sargento Rodrigues (PDT), autor do
projeto que deu origem à Lei 15.432, de 2005, encaminhou voto
favorável à proposição, ressaltando que ela aperfeiçoa o conteúdo da
norma. Rodrigues lembrou que a lei determina, entre outras medidas,
a publicação de informações sobre desaparecidos nos veículos de
comunicação dos Poderes do Estado. "Ela deu à Delegacia de Pessoas
Desaparecidas um instrumento jurídico eficiente e possibilitou ainda
a campanha 'Volta', desenvolvida pela Polícia Civil e Serviço
Voluntário de Assistência Social (Servas), que tem colhido bons
frutos na localização de desaparecidos", acrescentou.
Aprovada criação de áreas de interesse cultural,
turístico e econômico
A CCJ emitiu ainda parecer de 1º turno favorável,
com duas emendas, ao PL 160/07, do deputado Gustavo Valadares (PFL),
que institui as áreas de interesse cultural, turístico e econômico
(Aitecs) em Minas Gerais. A proposição busca disciplinar a criação
de Aitecs constituídas de parcelas urbanas ou rurais, com
características que permitam a conjunção de esforços dos poderes
públicos do Estado e dos municípios para o incremento das atividades
relacionadas com a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico.
O artigo 3º do projeto prevê ainda que essas áreas serão
formalizadas pelo Executivo, mediante convênio com os municípios e
as entidades representativas da região.
A emenda nº 1 da CCJ suprimiu o artigo 4º da
proposição, por entender que a fixação de prazo para o Executivo
regulamentar a lei é um impedimento inconstitucional, conforme
entendimento do Supremo Tribunal Federal. Já a emenda nº 2 suprime o
artigo 5º, que previa dotações orçamentárias próprias para as
despesas de execução da lei. De acordo com o parecer do deputado
Gilberto Abramo, a proposição não traz impacto financeiro para o
Estado. "Na verdade, o projeto disciplina as Aitecs de forma
genérica e abstrata. Assim, o impacto financeiro só ocorrerá quando,
efetivamente, for criada uma área de interesse cultural, turístico e
econômico numa determinada região", diz o documento.
Ar condicionado - Outra
proposição que recebeu parecer de 1º turno pela constitucionalidade
foi o PL 122/07, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), que dispõe sobre
a instalação e a obrigatoriedade de manutenção programada dos
sistemas de ar condicionado. O objetivo é fixar critérios para
utilização desses aparelhos em estabelecimentos comerciais,
industriais, prédios públicos e privados, hospitais, hotéis,
clínicas ou similares, a fim de reduzir as condições de
insalubridade geradas pela instalação e manutenção técnica
incorretas.
Como a proposição é fruto do desarquivamento do PL
984/03, a CCJ apresentou o substitutivo nº 1, proposto àquela época
pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para aprimorar o
texto. Segundo parecer do deputado Hely Tarqüínio (PV), o
substitutivo soluciona questões como as dos incisos II, III e IV do
artigo 2º. O inciso II, em sua redação original, obriga a execução
de pelo menos uma manutenção preventiva semestral. No entanto, há
sistemas de ar condicionado em salas de cirurgia de alto risco,
laboratórios farmacêuticos e indústrias que utilizam elementos
filtrantes conhecidos como "filtro absoluto", que exigem manutenções
em intervalos menores.
Em casos assim, diz o parecer, a periodicidade deve
ser estabelecida pelos fabricantes dos equipamentos, pela Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelos órgãos técnicos do
governo, como o Ministério e a Secretaria de Saúde e a Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já o inciso III do mesmo
artigo obriga a contratação de empresa especializada para a
realização das manutenções de sistema de ar condicionado. Porém, o
relator entendeu que o responsável pelo prédio pode optar por
empresa ou profissional legalmente habilitado e tecnicamente
qualificado para fazer a manutenção. O inciso IV foi remetido para
regulamentação, por conter aspectos demasiadamente técnicos. E o
prazo para regulamentação pelo Executivo foi suprimido.
Em reunião anterior, o deputado Sebastião Costa
(PPS) havia pedido vista do parecer. Nesta terça-feira (3), durante
a discussão do parecer, ele reiterou que continuava hesitante em
relação ao projeto. "Falta clareza sobre quem vai fiscalizar e não
estou convicto de que ele não fere a autonomia municipal",
salientou, ao se abster de votar. O parecer foi aprovado também com
voto contrário do deputado Gilberto Abramo.
Outros projetos com parecer pela
constitucionalidade
A CCJ também concluiu pela constitucionalidade dos
seguintes projetos, todos em 1o turno:
* PL 226/07, do deputado Alencar da Silveira
Jr. (PDT), que proíbe a cobrança de cheque-caução dos usuários de
planos de saúde. O relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB),
lembra que já existe uma resolução da Agência Nacional de Saúde
(ANS) proibindo essa cobrança. Por isso, apresentou o substitutivo
no 1,
segundo o qual a proposta passaria a modificar a Lei 14.790, de
2003, que passaria a proibir a exigência de depósito prévio para
internação em hospitais privados.
* PL 267/07, do deputado João Leite (PSDB), que
visa criar comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas) nas
escolas estaduais de ensino médio. O objetivo é criar um instrumento
que conscientize a comunidade escolar da importância dos conceitos
de segurança e limpeza e de práticas necessárias para o combate de
doenças como estresse e lesão por esforço repetitivo. O projeto
também busca criar mecanismos para estimular a cidadania e prevenir
depredações e pichações nas escolas. O relator, deputado Gilberto
Abramo, cita casos bem-sucedidos de criação dessas comissões em
outros estados, e apresentou o substitutivo no 1. Caso
ele seja aprovado, as escolas deverão desenvolver ações de prevenção
de acidentes envolvendo professores, alunos e funcionários. Entre as
atribuições das Cipas, estão identificar as áreas com risco de
acidentes, levantar as causas das doenças ocupacionais e implementar
mudanças para evitar a violência nas escolas.
* PL 291/07, do deputado Carlos Pimenta (PDT),
que estabelece prazo para a realização de exame de DNA para
identificação de paternidade (altera a Lei 12.460, de 1997). O
objetivo é fazer com que o Estado providencie esse exame no prazo
máximo de um ano a partir da data da solicitação do juiz. A Lei
12.460 garante a gratuidade do exame para pessoas carentes, mas,
segundo o autor do projeto, a maior parte dos pedidos não tem data
definida, uma vez que a Secretaria de Estado da Saúde autoriza a
realização de, no máximo, 200 exames por mês. O parecer do relator,
deputado Gil Pereira (PP), é pela aprovação do texto com a emenda
no 1, que reduz o prazo do exame
para seis meses, e determina que esse tempo começa a ser contado a
partir da data da intimação da autoridade responsável pela liberação
do procedimento.
Datas comemorativas - Três
projetos de lei instituindo datas comemorativas também receberam
parecer de turno único favorável. O PL 262/07, do deputado Padre
João (PT), institui a Semana Estadual do Aleitamento Materno, a ser
comemorada na primeira semana de agosto. Em seu parecer, o relator,
deputado Gilberto Abramo, propôs o substitutivo nº 1, que aprimora a
técnica legislativa e determina que a programação das comemorações
será definida pelo Conselho Estadual de Saúde.
O PL 362/07, do deputado Arlen Santiago (PTB),
institui o Dia do Perito Examinador de Trânsito, a ser comemorado em
11 de junho. O relator, deputado Carlos Pimenta, propôs a emenda nº
1, que acrescenta o vocábulo "perito" no artigo 1º da proposição. Já
o PL 382/07, do deputado Sebastião Helvécio (PDT), institui o Dia do
Defensor Público, a ser comemorado em 19 de maio. A emenda nº 1,
apresentada pelo relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB),
presidente da comissão, aprimorou a técnica legislativa do artigo 1º
da proposição.
Terra devoluta - A CCJ
emitiu ainda parecer favorável ao Projeto de Resolução 361/07, que
tramita em 1º turno. O projeto aprova a legitimação de terra
devoluta em favor de Joaquim Celestino da Silva, no município de Rio
Pardo de Minas, com área de 199,0365 hectares. A proposição foi
relatada pelo deputado Sebastião Costa (PPS).
Projetos de doação de imóveis
Os seguintes projetos de doação de imóveis, todos
em 1o turno, receberam parecer pela
constitucionalidade:
* PL 320/07, do deputado Domingos Sávio (PSDB), que
beneficia o município de Ritápolis;
* PL 322/07, do deputado Zé Maia (PSDB), para
Ituiutaba;
* PL 329/07, do deputado Zé Maia, para Campina
Verde;
* PL 380/07, do deputado Paulo Cesar (PDT), em
favor de Martinho Campos.
A CCJ também concluiu pela constitucionalidade do
PL 450/07, do deputado José Henrique (PMDB), que transfere a sede da
Fundação Presidente Antônio Carlos de Barbacena para Belo Horizonte.
O projeto, relatado pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva, recebeu a
emenda no 1, de modo a deixar claro que a transferência
deve se concretizar até 60 dias após a publicação da lei.
Pedido de vista - Também recebeu parecer pela
juridicidade o PL 265/07, do deputado Padre João, que dispõe sobre a
obrigatoriedade de apresentação de garantia real, por parte de
grandes empreendimentos, quando houver risco iminente ao meio
ambiente e à população. O relator, deputado Sebastião Costa,
apresentou o substitutivo no 1, mas o parecer não foi votado por
causa de um pedido de vista do deputado Gilberto Abramo.
Proposições recebem parecer pela
inconstitucionalidade
A CCJ concluiu pela inconstitucionalidade,
antijuridicidade e ilegalidade de 20 projetos, todos em 1º
turno.
* PL 91/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que dispõe sobre a concessão de incentivos
fiscais com o objetivo de estimular, criar e amparar entidades
púbicas atuantes nas áreas de saúde, educação e assistência social
no Estado. O relator, deputado Hely Tarqüínio (PV), considerou que a
proposição apresenta vício de iniciativa e desrespeita a Lei de
Responsabilidade Fiscal (LRF).
* PL 112/07, do deputado
Sávio Souza Cruz, que autoriza doação de imóvel de propriedade do
Estado ao município de Raposos. Segundo o relator, deputado Gilberto
Abramo, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) se
manifestou contrária à proposição, por não haver registro do imóvel
em nome do Estado.
* PL 185/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que dispõe sobre a realização de vasectomia
e ligadura de trompas pela rede púbica hospitalar. Novamente, o
relator, deputado Hely Tarqüínio, considerou que a iniciativa, nesse
caso, seria do Executivo.
* PL 196/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que estabelece critérios para a publicação
das leis do Estado, propondo que seja informado também o número do
projeto correspondente e sua autoria. O projeto foi relatado pelo
deputado Hely Tarqüínio, que ponderou que todos os parlamentares são
responsáveis pela aprovação de proposições legislativas, havendo
distintas contribuições. Além disso, de acordo com o relator, a
informação sobre o autor da proposição é facilmente encontrada na
internet.
* PL 203/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que proíbe a participação de animais em
espetáculos circenses em Minas Gerais. O relator, deputado Hely
Tarqüínio, considerou que a matéria é de competência da União. O
parecer cita, por exemplo, uma instrução normativa do Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama), que obriga empreendimentos como circos a obterem
licenciamento ambiental específico, segundo regras da Resolução 237,
de 1997, do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
* PL 207/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que dispõe sobre a aplicação dos recursos
da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) nos
serviços de transporte público. O projeto foi relatado pelo deputado
Hely Tarqüínio, cujo parecer concluiu que somente a Lei
Orçamentária, de autoria do Executivo, pode versar sobre a
utilização dos recursos da Cide repassados ao Estado pela
União.
* PL 212/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que dispõe sobre a afixação de plaquetas
com preços nos produtos expostos em vitrines, balcões, gôndolas,
prateleiras e cabides do comércio em geral. O relator da matéria,
deputado Gilberto Abramo, apontou vício de iniciativa, uma vez que a
União tratou do assunto recentemente, por meio da Lei 10.962, de
2004, que inclusive suspendeu a eficácia da Lei Estadual 12.789, de
1998, que tornava obrigatória a fixação de preço em produto.
* PL 214/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que autoriza a isenção do Imposto sobre
Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre ônibus
para utilização exclusiva no transporte coletivo. O relator,
Gilberto Abramo, concluiu que a proposição fere a LRF, que o assunto
deve ser tratado por lei complementar, e que o Supremo Tribunal
Federal, em diversas oportunidades, vem entendendo pela competência
do Conselho de Política Fazendária (Confaz), órgão que congrega
representantes dos estados e do Distrito Federal, para dispor sobre
a matéria.
* PL 217/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que dispõe sobre a situação funcional dos
funcionários da Emater admitidos entre 5 de outubro de 1988 e 23 de
abril de 1993 e demitidos sem justa causa. O relator, deputado Hely
Tarqüínio, concluiu que a competência para legislar sobre a matéria
é do Executivo. Assim, a proposição apresenta ingerência de um poder
sobre o outro.
* PL 220/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que dispõe sobre a proibição da gratuidade
do transporte público para os carteiros, oficiais de Justiça e
agentes de inspeção do Ministério do Trabalho. O deputado Hely
Tarqüínio, relator, concluiu que a proposição fere os princípios da
razoabilidade e da eficiência. Ao tentar reduzir os custo da tarifa
para o consumidor, ela acaba por onerá-lo, uma vez que o fim da
gratuidade concedida a servidores do Judiciário, Correios e
Ministério do Trabalho elevaria o custo dessas atividades.
* PL 233/07, do deputado
Alencar da Silveira Jr., que pretendia tornar obrigatória a
contratação, por proprietários de veículos, de seguro contra
acidentes em favor de terceiros. O relator, deputado Gilberto
Abramo, não concorda com a proposta porque a legislação sobre
seguros é de competência exclusiva da União e porque os danos contra
terceiros já têm cobertura por meio do Seguro Obrigatório de Danos
Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres
(DPVAT).
* PL 239/07, do deputado
Carlos Pimenta, cujo objetivo era autorizar o Departamento de
Estradas de Rodagem (DER-MG) a assumir a manutenção das estradas que
ligam Jaíba a Espinosa e a Monte Azul, no Norte de Minas. Para o
relator, deputado Sargento Rodrigues, o DER-MG pode firmar convênio
com os municípios para a manutenção de estradas, e para isso não é
necessária autorização legislativa.
* PL 241/07, do deputado
Carlos Pimenta, que pretendia alterar a composição do Conselho de
Defesa Social. Segundo o relator, deputado Gilberto Abramo, a
estruturação de órgãos administrativos do Estado é de competência
exclusiva do governador.
* PL 243/07, do deputado
Carlos Pimenta, cuja finalidade era obrigar o Estado a desenvolver
ações de prevenção à gravidez precoce. Entre essas ações, estariam
campanhas de prevenção à gravidez precoce, assistência médica e
acompanhamento psicológico à gestante e flexibilização do horário
escolar da adolescente grávida. De acordo com o relator, deputado
Hely Tarqüínio, todas essas ações já foram implementadas no Sistema
Único de Saúde, por meio do Programa de Humanização do Pré-Natal e
Nascimento.
* PL 264/07, do deputado
Padre João, que pretendia regulamentar a legitimação e regularização
de posses e a permissão de uso de terras devolutas estaduais. Em seu
parecer, o relator, deputado Sebastião Costa, considera que o
projeto tem diversas impropriedades. Para ele, o texto contraria a
Constituição Estadual ao estabelecer como critério para
identificação de áreas passíveis de legitimação a característica
urbana ou rural do terreno, e não sua localização. Além disso,
segundo o relator, o texto repassa ao Ministério Público a
responsabilidade de legitimar terras devolutas, atribuição que é de
responsabilidade exclusiva do governo do Estado. O relator também
considera inconcebível dar amparo legal, por meio da legitimação ou
permissão de uso, aos ocupantes de terras devolutas localizadas
dentro de áreas de proteção ambiental, conforme prevê o projeto. "A
proposta apresenta lacunas que dificultarão a legitimação e
concessão de terras públicas e devolutas no Estado", conclui o
relator.
* PL 270/07, do deputado
João Leite, que pretendia obrigar as escolas públicas e privadas do
Estado a reservar áreas específicas para a prática de educação
ambiental. Para o relator, deputado Sargento Rodrigues, a proposta
não é razoável porque muitas escolas não têm condições de reservar
uma área exclusiva para a educação ambiental.
* PL 284/07, do deputado
Doutor Viana (DEM), que pretendia criar o Sistema de Informações em
Saúde do Trabalhador e a Vigilância Epidemiológica em Saúde do
Trabalhador. O texto atribui à Secretaria de Estado da Saúde
competência para definir as formas de sistematização de informações
sobre vigilância epidemiológica. Para o relator, deputado Gilberto
Abramo, leis de autoria parlamentar não podem alterar a competência
de órgãos do Poder Executivo. Ele lembra também que o Código de
Saúde do Estado já dispõe sobre a saúde do trabalhador.
* PL 286/07, do deputado
Doutor Viana, cujo objetivo era garantir a inclusão do ensino do
sistema Braille em escolas especiais voltadas para deficientes
visuais. Segundo o relator, deputado Sebastião Costa, o assunto já é
regulamentado pelos conselhos Estadual e Nacional de Educação, de
modo que já existem normas legais que determinam o ensino do braille
nas escolas especiais.
* PL 288/07, do deputado
Carlos Pimenta, que pretendia criar o Programa Saúde na Escola, para
garantir aos alunos das escolas estaduais educação sanitária básica
e informações sobre prevenção de doenças. O relator, deputado Hely
Tarqüínio, ressalta que a proposta tem caráter eminentemente
administrativo, o que invade a competência privativa do
governador.
* PL 297/07, do deputado
Carlos Pimenta, cujo objetivo era obrigar o Estado a fornecer
cadeiras de rodas e aparelhos auditivos gratuitos a deficientes
físicos e auditivos carentes. Para o relator, deputado Sebastião
Costa, trata-se de matéria de seguridade social, assunto sobre o
qual apenas a União pode legislar.
Pedidos de prazo regimental
Já o PL 89/07, do deputado Alencar da Silveira Jr.,
que proíbe a venda e o consumo de bebida alcoólica nas dependências
de estádios de futebol pertencentes ao Estado, não foi apreciado. O
relator, deputado Gilberto Abramo, pediu prazo regimental para
emitir parecer. Abramo adotou o mesmo procedimento de pedido de
prazo para relatar o PL 15/07, do deputado Alencar da Silveira Jr.,
que proíbe a freqüência e o manuseio nos estabelecimentos
comerciais, shopping centers e clubes de lazer, por crianças e
adolescentes, de programas informatizados de jogos que estimulem a
violência.
O mesmo ocorreu com os PLs 296/07, do deputado
Carlos Pimenta, que institui o Programa Paz na Escola, e 302/07, do
mesmo autor, que institui percentual para a tarifa de esgoto cobrada
pela Copasa, ambos relatados também por Gilberto Abramo. E o
deputado Sargento Rodrigues pediu prazo para emitir parecer sobre
dois projetos do deputado Paulo Cesar: os PLs 374/07 (reversão de
imóvel para o município de Bom Despacho) e 378/07 (doação de imóvel
para o município de Perdigão).
Diligências - O PL 120/07,
do deputado André Quintão (PT), que visa ampliar a isenção do
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para
portadores de deficiência, também não foi apreciado. O relator,
deputado Dalmo Ribeiro Silva, solicitou diligências (informações
sobre a viabilidade da proposta) ao governo do Estado. Na mesma
situação ficou o PL 272/07, do deputado João Leite, que cria a Área
de Proteção Ambiental da Bacia do Samburá, no Centro-Oeste do
Estado. O relator, deputado Hely Tarqüínio, quer saber do Instituto
Estadual de Florestas se há estudos técnicos que comprovem a
viabilidade da iniciativa.
O mesmo aconteceu com os PLs 327/07, do deputado Zé
Maia (doação de imóvel ao município de São Domingos do Prata);
383/07, do deputado Sebastião Helvécio, do PDT (doação de imóvel ao
município de Pedra Dourada); 386/07, do mesmo autor (doação de
imóvel à Associação Comunitária Vida e Trabalho, de Peçanha);
454/07, da deputada Ana Maria Resende, do PSDB (doação de imóvel ao
município de Botumirim); e 455/07, da mesma autora (doação de imóvel
à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Visconde do Rio
Branco).
Retirados de pauta - E o
PL 174/07, do deputado Gustavo Valadares (PFL), que altera a Lei
14.171, de 2002, que cria o Instituto de Desenvolvimento do Norte e
Nordeste de Minas (Idene), foi retirado da pauta da reunião. O mesmo
ocorreu com o PL 483/07, do deputado Leonardo Moreira (PTB), que
autoriza doação de imóvel de propriedade do Estado para o município
de Pouso Alto.
Outras matérias - A CCJ
aprovou ainda nove proposições que dispensam a apreciação do
Plenário.
Presenças - Deputados
Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Gilberto Abramo (PMDB),
vice; Hely Tarqüínio (PV), Sebastião Costa (PPS), Carlos Pimenta
(PDT), Sargento Rodrigues (PDT) e Lafayette de Andrada
(PSDB).
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