Plenário aprova 2 projetos na Reunião Ordinária desta quinta

Dois projetos foram aprovados no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na Reunião Ordinária desta quint...

29/03/2007 - 00:00
 

Plenário aprova 2 projetos na Reunião Ordinária desta quinta

Dois projetos foram aprovados no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na Reunião Ordinária desta quinta-feira (29/3/07). O Projeto de Resolução (PRE) 579/07, da Mesa da Assembléia, foi aprovado em 2° turno. Ele regulariza a filiação dos servidores de recrutamento amplo da Casa ao Regime Geral de Previdência Social, a partir de janeiro de 1999. O projeto atende a um despacho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estabeleceu a necessidade de promulgação da resolução. Em 1° turno, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 360/07, do deputado Mauri Torres (PSDB), que autoriza o Executivo a doar imóvel a Itabira, destinado à instalação de unidade administrativa municipal.

Votação adiada - A aprovação de dois requerimentos do deputado Fábio Avelar (PSC) adiou a votação dos Projetos de Resolução (PREs) 2.702/05 e 3.815/06, que aprovam as contas do governador Aécio Neves nos anos de 2004 e 2005, respectivamente. Ambos os projetos receberam parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), que opinou ainda pela rejeição de emendas apresentadas por deputados do PT e do PCdoB.

O Plenário aprovou ainda outros dois requerimentos. Ambos pedem desarquivamento de projetos de lei (PLs), um do deputado Célio Moreira (PSDB), PL 338/03, e outro do deputado João Leite (PSDB), PL 3.681/06. Também foi comunicada alteração das vagas da Comissão de Segurança Pública da ALMG. O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB) passa a ser efetivo, no lugar do deputado Adalclever Lopes (PMDB), que agora fica na suplência da comissão.

Questão de ordem - O deputado Wander Borges (PSB) reforçou a indignação demonstrada por vários deputados no Plenário com a informação do assassinato do prefeito de Coronel Murta, Inácio Murta. "O País está tomado pelos bandidos. A União precisa tomar uma decisão drástica para acabar com toda essa violência", disse. Borges também manifestou pesar pelo falecimento do irmão do deputado André Quintão (PT), Bruno, nesta quinta-feira.

Sobre o adiamento da votação das contas do governador Aécio Neves, o deputado Padre João (PT) solicitou que ele se estendesse até a regularização do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas. O deputado Ademir Lucas (PSDB) argumentou contra a ponderação do deputado Padre João, dizendo que o pedido não procede regimentalmente.

Governador encaminha três proposições

Três mensagens do governador encaminhando proposições para serem analisadas pela ALMG foram lidas na reunião de Plenário e já foram numeradas para início do processo legislativo. O PL 596/07 muda dispositivo da Lei 5.960, de 1972, que consolida a legislação tributária estadual. O objetivo é alterar as alíquotas da vigente Taxa Florestal, que incidem sobre carvão vegetal de florestas plantadas e nativas, para viabilizar, operacional e financeiramente, o controle por via eletrônica de produtos e subprodutos florestais transportados em território mineiro.

O PL 597/07 altera a Lei 16.190/06, que estabelece as tabelas de vencimento básico das carreiras do Grupo de Atividades de Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Poder Executivo e das carreiras de Técnico Fazendário de Administração e Finanças e de Analista Fazendário de Administração e Finanças e dá outras providências. O PL tem o objetivo de aperfeiçoar a redação do parágrafo 6° do art. 12, definindo os cargos que fazem jus à percepção de Gratificação de Estímulo à Produção Individual a título de Conta-Reserva (Gepi).

O ressarcimento da Cemig Distribuição S.A. por gastos com a execução do Programa de Eletrificação Rural (Pronoroeste) até o limite de US$ 10 milhões é objetivo do PL 598/07. O projeto acrescenta dispositivos à Lei 15.552, de 2005, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinada à execução do Pronoroeste.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715