Comissões investigarão casos de crianças desaparecidas

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou 17 requerimentos na reunião desta qu...

29/03/2007 - 00:04
 

Comissões investigarão casos de crianças desaparecidas

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou 17 requerimentos na reunião desta quinta-feira (29/3/07), além de ouvir denúncias da população, na parte da reunião denominada "pinga fogo". Entre os requerimentos aprovados, está o que transfere a investigação sobre o desaparecimento de crianças e adolescentes da CPI das Crianças Desaparecidas, ainda não instalada, para as Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos deputado Durval Ângelo (PT) disse que as duas comissões serão bem objetivas, realizando de quatro a cinco reuniões conjuntas, fechadas à imprensa. O objetivo é apurar possível participação de policiais em alguns desaparecimentos, conforme denúncia já feita ao Ministério Público. Os deputados ouviriam as famílias, os denunciantes, os possíveis envolvidos, e concluiriam com uma ou duas acareações entre testemunhas e denunciados.

O deputado disse que recebeu a garantia do presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), de que tudo o que a for apurado será considerado pelo governo. E de que todos os servidores públicos (policiais e delegados) convidados pelas comissões serão convocados pelo governo para comparecer.

No "pinga fogo", os deputados ouviram as denúncias da servidora pública da área de saúde de Betim, Ilda Aparecida de Carvalho Alexandrino, que no dia 27 último, durante seu plantão, foi levada algemada por policiais militares para a delegacia local, onde permaneceu até 7 horas, junto com outra funcionária. A servidora denunciou maus tratos sofridos durante sua prisão. Os deputados Carlos Mosconi (PSDB) , Luiz Tadeu Leite (PMDB) e Ruy Muniz (PFL), prestaram solidariedade à funcionária e condenaram a violência.

Audiências públicas e mais denúncias contra policiais

Foram aprovados os seguintes requerimentos: da deputada Elisa Costa (PT), que requer a realização de audiência pública para discutir a invasão efetuada pela Polícia Militar à Comunidade - Terreiro Unzo Atim Nzaze Omin, de religião candomblecista; do deputado Luiz Tadeu Leite: que requer seja enviado ofício à Chefia da Polícia Civil do Estado, solicitando agilidade na apuração do assassinato do prefeito de Coronel Murta, Inácio Murta; que seja formulada manifestação de pesar pelo falecimento do prefeito, à sua esposa e familiares. Do deputado Carlin Moura (PCdoB), que requer seja designada, em caráter de urgência, visita da comissão às dependências do Ceresp, Gameleira, para averiguar a situação do estudante Willer Grossi Limborco, preso na manifestação realizada no dia 22/03/2007.

Do deputado Durval Ângelo, que requer: seja enviado ofício à Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC) e ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, sugerindo uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) à Lei 16.133, de 2006; e que seja agendada visita da comissão à CPPC para tratar do mesmo assunto. Seja encaminhada ao Ministério Público cópia das notas taquigráficas da audiência pública realizada pela comissão no dia 19/12/2006, para conhecimento e tomada de providências quanto a atos abusivos e delituosos supostamente praticados por policiais civis de Pains contra servidores da Prefeitura Municipal; seja encaminhada ao Colegiado das Corregedorias cópia das mesmas notas taquigráficas da audiência pública realizada no dia 19/12/2006, para conhecimento e tomada de providências.

Da comissão, foram aprovados nove requerimentos a autoridades diversas, encaminhando cópia das notas taquigráficas da audiência pública realizada no dia 19/12/2006, para conhecimento e tomada de providências quanto a atos abusivos e delituosos supostamente praticados por policiais civis de Pains contra servidores da Prefeitura Municipal; seja realizada visita da comissão ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Adão, para solicitar a criação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, conforme determina a Lei Federal 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha; seja encaminhado relato elaborado pela Liga Operária acerca de denúncias de práticas criminosas contra trabalhadores rurais, ocorridas em Jacinópolis, no Estado de Rondônia, à Ouvidoria Agrária Nacional, para as devidas providências; a realização de audiência pública no município de Bocaiúva para tratar de questões referentes a conflitos agrários na região, a pedido da Comissão Pastoral da Terra.

Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado requerimento de envio de ofício ao Chefe da Polícia Civil, solicitando providências no inquérito policial sobre o assassinato de João Paulo Ferreira Arantes, em Cruzília, em julho de 2006; seja realizada visita da comissão à Unidade de Atendimento Imediato do Bairro Jardim Alterosa, em Betim, para prestar solidariedade a servidores que teriam sido vítimas de abuso de autoridade policiais; seja realizada visita ao comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, para tratar dos fatos que envolvem possível desvio de conduta policial e abuso de autoridade, já denunciados à Corregedoria da Polícia Militar do Estado; seja enviado ofício à Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais, solicitando agilidade na apuração dos fatos a ela já denunciados.

Presenças - Durval Ângelo (PT), presidente da comissão; Luiz Tadeu Leite (PMDB), vice; Ruy Muniz (PFL) e Carlos Mosconi (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715