Obras no viaduto das almas podem parar por falta de
verba
Os R$ 9 milhões liberados pelo governo federal para
a construção do novo viaduto que vai substituir o Vila Rica,
conhecido como "Viaduto das Almas", na BR 040, só são suficientes
para a continuidade das obras até julho. Isso significa que os
trabalhos podem parar caso o governo não libere nova parcela do
total de R$ 28 milhões, previstos para a conclusão do
empreendimento. Tentando evitar atraso na entrega da obra, os
deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da
Assembléia Legislativa de Minas Gerais vão agendar uma visita ao
Ministério dos Transportes, com o objetivo de pedir a liberação do
dinheiro que falta. A decisão foi tomada durante a visita da
comissão às obras do novo viaduto, nesta segunda-feira
(26/3/07).
De acordo com o deputado Gustavo Valadares (PFL),
presidente da comissão, a substituição do "Viaduto das Almas" é uma
reivindicação antiga dos moradores da região e dos usuários da
rodovia. O movimento diário naquele trecho chega a 45 mil veículos
por dia, segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF),
João Roberto Vargas. Desde sua inauguração, em 1957, mais de 200
pessoas morreram no local por causa de acidentes.
Cornélio José Temponi de Sá, diretor da empreiteira
responsável pela construção do novo viaduto, a M. Martins, informou
que a previsão é de que a obra seja concluída até o final de 2008,
desde que haja recursos. Os trabalhos começaram em novembro do ano
passado e já consumiram R$ 4 milhões. Cento e cinqüenta operários
atuam no canteiro de obras. Será uma variante de 2,7 km, na qual
haverá um pontilhão em pista dupla e linha reta com 450 metros de
extensão e 21 de largura. Só a título de comparação, o "Viaduto das
Almas" é uma curva com 262 metros de comprimento e nove de
largura.
Presenças - Deputados
Gustavo Valadares (PFL), presidente; Juninho Araújo (PSB), vice;
Lafayette de Andrada (PSDB); Delvito Alves (PFL); e a deputada Maria
Lúcia Mendonça (PFL). Participaram também o engenheiro do
Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit),
Davidson Matos Carvalho e o inspetor da PRF, João Roberto
Vargas.
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