Crise rural, questões femininas e saúde marcam semana na ALMG

Quatro reuniões com convidados, um debate público e uma visita estão entre os destaques das atividades da Assembléia ...

23/03/2007 - 00:00
 

Crise rural, questões femininas e saúde marcam semana na ALMG

Quatro reuniões com convidados, um debate público e uma visita estão entre os destaques das atividades da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na semana de 26 a 30 de março de 2007. Na próxima segunda-feira (26), a partir das 13 horas, produtores, autoridades e representantes do agronegócio, além de deputados, realizam um debate público no Plenário para debater propostas para a recuperação da renda do produtor rural.

No mesmo dia, às 14h15, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas visita as obras de construção do novo Viaduto Vila Rica, conhecido como "Viaduto das Almas", na BR 040. O requerimento para a visita é do presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (PFL), para quem o trecho é "um dos pontos mais críticos das estradas de Minas". Os parlamentares devem ser acompanhados por representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit/MG), da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal e da Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba.

Na terça-feira, às 9 horas, no Auditório, as Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social fazem um debate sobre a influência da mídia na formação da mulher. A reunião conjunta integra a programação da Assembléia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e atende a requerimento das deputadas Cecília Ferramenta (PT), Gláucia Brandão (PPS), Elisa Costa (PT), Maria Lúcia Mendonça (PFL), Ana Maria Resende (PSDB) e Rosângela Reis (PV).

Haverá outras duas reuniões conjuntas com convidados na quarta-feira (28). Às 9 horas, no Auditório, as comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública debatem as dificuldades da implantação da Lei Federal 11.340, de 2006, conhecida como "Lei Maria da Penha", que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O requerimento é das deputadas Cecília Ferramenta (PT), Maria Lúcia Mendonça (PFL), Gláucia Brandão (PPS), Ana Maria Resende (PSDB), Elisa Costa (PT) e Rosângela Reis (PV).

A outra reunião conjunta é das comissões de Participação Popular e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. O tema a ser abordado será a atualização da base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as providências que estão sendo tomadas no Estado para que as escolas de educação infantil possam responder ao Censo Escolar de Educação Básica. A reunião será às 10h15, no Teatro, e atende a requerimento do deputado André Quintão (PT).

Também na quarta, às 10 horas, no Plenarinho I, haverá uma reunião da Comissão de Saúde com o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana. O objetivo do encontro, solicitado pelo presidente da Comissão, Carlos Mosconi (PSDB), é conhecer as propostas do governo Estadual para os próximos quatro anos, incluindo os investimentos previstos, verbas orçamentárias, políticas e ações preventivas, investimentos na redução da mortalidade infantil e outras enfermidades que ainda são desafios no Estado. A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Carlos Mosconi (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715