Comissão visita obras de construção do novo Viaduto das
Almas
Os parlamentares da Comissão de Transporte,
Comunicação e Obras Públicas, da Assembléia Legislativa de Minas
Gerais, visitam, nesta segunda-feira (26/3/07), as obras de
construção do novo viaduto Vila Rica. Conhecido também como "Viaduto
das Almas", o empreendimento está localizado na BR 040, próximo ao
município de Itabirito, região Central do estado. Solicitada a
requerimento do presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares
(PFL), a visita tem o objetivo de verificar o andamento das obras, e
contará com a presença de representantes do Departamento de Estradas
de Rodagem (DER/MG), do Departamento Nacional de Infra-estrutura de
Transportes (Dnit/MG), da Superintendência Regional da Polícia
Rodoviária Federal e da Associação de Municípios da Microrregião do
Alto Paraopeba. A ida dos deputados ao local está marcada para as
14h15.
A obra, prevista para ser concluída em dois anos,
engloba a construção de uma variante de 2,4 quilômetros para
substituir o viaduto atual, construído há mais de 50 anos. A nova
passagem será composta de pista dupla com 450 metros de extensão e
21 metros de largura. A empresa M. Martins, vencedora da licitação
realizada pelo Dnit, em outubro de 2006, está à frente da
construção, orçada em R$ 27 milhões, segundo dados do Ministério dos
Transportes.
Segundo o deputado Gustavo Valadares, visitas como
esta serão a tônica das atividades da Comissão de Transporte,
Comunicação e Obras Públicas. "Dentro do que estabelecemos no início
de nosso trabalhos, vamos ao Viaduto das Almas verificar a situação
de um dos pontos mais críticos das estradas de Minas", disse.
Viaduto Vila Rica - Diariamente, entre 10 e 12 mil veículos utilizam o viaduto, que
faz parte de um dos principais eixos rodoviários entre Belo
Horizonte e Rio de Janeiro e serve como passagem para caminhões de
transporte de minério e outros veículos pesados. A obra pretende
garantir conforto e segurança aos usuários da via, que passará a
contar com quatro pistas de rolamento, canteiro central e
acostamento. "A população aguarda esta obra desde 2000, e agora,
estamos colocando as máquinas na pista, para trazer segurança e
assegurar trafegabilidade aos motoristas que utilizam este trecho
diariamente", afirmou o diretor-geral do Dnit, Mauro Barbosa da
Silva, em entrevista coletiva para anunciar o início da obras,
ocorrida em outubro de 2006.
De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária
Federal, João Roberto Vargas, o viaduto tem problemas de engenharia
por não comportar o tráfego, que chega a 400 toneladas de uma só
vez. Em visita à Comissão de Transporte, em agosto do ano passado,
ele disse que cerca de 30% das ocorrências de acidente registradas
na malha da BR 040 em Minas Gerais acontecem no trecho próximo ao
viaduto.
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