Comissão visita obras de construção do novo Viaduto das Almas

Os parlamentares da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ...

23/03/2007 - 00:01
 

Comissão visita obras de construção do novo Viaduto das Almas

Os parlamentares da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, visitam, nesta segunda-feira (26/3/07), as obras de construção do novo viaduto Vila Rica. Conhecido também como "Viaduto das Almas", o empreendimento está localizado na BR 040, próximo ao município de Itabirito, região Central do estado. Solicitada a requerimento do presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (PFL), a visita tem o objetivo de verificar o andamento das obras, e contará com a presença de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit/MG), da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal e da Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. A ida dos deputados ao local está marcada para as 14h15.

A obra, prevista para ser concluída em dois anos, engloba a construção de uma variante de 2,4 quilômetros para substituir o viaduto atual, construído há mais de 50 anos. A nova passagem será composta de pista dupla com 450 metros de extensão e 21 metros de largura. A empresa M. Martins, vencedora da licitação realizada pelo Dnit, em outubro de 2006, está à frente da construção, orçada em R$ 27 milhões, segundo dados do Ministério dos Transportes.

Segundo o deputado Gustavo Valadares, visitas como esta serão a tônica das atividades da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. "Dentro do que estabelecemos no início de nosso trabalhos, vamos ao Viaduto das Almas verificar a situação de um dos pontos mais críticos das estradas de Minas", disse.

Viaduto Vila Rica - Diariamente, entre 10 e 12 mil veículos utilizam o viaduto, que faz parte de um dos principais eixos rodoviários entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro e serve como passagem para caminhões de transporte de minério e outros veículos pesados. A obra pretende garantir conforto e segurança aos usuários da via, que passará a contar com quatro pistas de rolamento, canteiro central e acostamento. "A população aguarda esta obra desde 2000, e agora, estamos colocando as máquinas na pista, para trazer segurança e assegurar trafegabilidade aos motoristas que utilizam este trecho diariamente", afirmou o diretor-geral do Dnit, Mauro Barbosa da Silva, em entrevista coletiva para anunciar o início da obras, ocorrida em outubro de 2006.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, João Roberto Vargas, o viaduto tem problemas de engenharia por não comportar o tráfego, que chega a 400 toneladas de uma só vez. Em visita à Comissão de Transporte, em agosto do ano passado, ele disse que cerca de 30% das ocorrências de acidente registradas na malha da BR 040 em Minas Gerais acontecem no trecho próximo ao viaduto.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715