Comissão de Meio Ambiente quer consolidar leis ambientais em Minas

Procedimentos para a consolidação das leis ambientais no estado foram solicitados pelos deputados da comissão de Meio...

21/03/2007 - 00:01
 

Comissão de Meio Ambiente quer consolidar leis ambientais em Minas

Procedimentos para a consolidação das leis ambientais no estado foram solicitados pelos deputados da comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na reunião desta quarta-feira (21/3/07). Por meio da aprovação de requerimento do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), a comissão pede à Mesa da ALMG a formação de grupos coordenadores e de trabalho para proceder estudos técnicos, com o objetivo de implementar a Lei Complementar 78, de 2004, que dispõe sobre a elaboração, alteração e consolidação das leis do Estado.

Os parlamentares aprovaram ainda outros quatro requerimentos. O deputado Almir Paraca (PT) pede realização de audiência pública para debater a exploração de gás na bacia do rio Paracatu. No pedido original, a reunião aconteceria no município de Brasilândia de Minas, região Noroeste do estado, mas foi emendada pelo deputado Sávio Souza Cruz, que propôs a realização da audiência na própria Assembléia. A alegação do parlamentar é o fato de o tema já ter sido debatido na mesma cidade. Os deputados Paulo Guedes e Weliton Prado, ambos do PT, solicitam audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 68/07, que altera a Lei 15.910,de 2005, que dispõe sobre o Fundo de Recuperação e Desenvolvimento Sustentável das Bacia Hidrográficas de Minas Gerais (Fhidro). O deputado Fábio Avelar (PSC) solicita informações da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) - Central de Brasília (DF), sobre sua atuação na bacia do Rio das Velhas, no município de Santo Hipólito e região. E o deputado Padre João (PT) solicita realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para debater os impactos da instalação da Usina Hidrelétrica de Irapé sobre a população local.

Definido cronograma de trabalho da comissão para abril e maio

A comissão definiu as datas de realização de visitas e audiências públicas para os próximos dois meses, de acordo com requerimentos previamente aprovados. Para abril, está prevista visita ao secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, para conhecer os relatos das atividades da secretaria em 2006 e os projetos para 2007; audiência para discutir as conseqüências do rompimento da barragem da mineradora Rio Pomba, em Miraí; reunião no Copam, de Montes Claros, para discutir problemas ambientais no Norte de Minas e Projeto Jequitaí; debate público sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco; e reunião conjunta com comissão de Participação Popular para tratar do gerenciamento da coleta, tratamento e deposição final de resíduos sólidos de origem domiciliar, industrial e hospitalar no estado.

A programação do mês de maio será aberta com audiência pública para debater a situação do aterro sanitário de Belo Horizonte, a pedido do deputado Fábio Avelar. "Peço urgência na discussão desse problema que se arrasta desde o ano passado. A situação é grave e está atingindo seriamente os moradores do entorno," disse. Será realizada ainda visita à Usina Hidrelétrica de Irapé, para tratar dos impactos do empreendimento sobre os moradores do local; audiência para discutir a situação das empresas mineradoras de quartzito na região Sul do estado, diante da possibilidade de interrupção de suas atividades e conseqüente desemprego de inúmeros trabalhadores; e reunião no Copam de Divinópolis, para discutir os problemas ambientais da região do Alto São Francisco.

Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Fábio Avelar (PSC), vice; Rômulo Veneroso (PV); Wander Borges (PSB); e Antônio Carlos Arantes (PFL).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715