Escassez é tema do Fórum das Águas; crianças participam de feira

"Escassez de água: realidade ou possibilidade" é o tema a ser abordado, na manhã desta quarta-feira (21/3/07), pelo s...

20/03/2007 - 00:00
 

Escassez é tema do Fórum das Águas; crianças participam de feira

"Escassez de água: realidade ou possibilidade" é o tema a ser abordado, na manhã desta quarta-feira (21/3/07), pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, na palestra de abertura do 6º Fórum das Águas. Ele é um dos convidados do ciclo de debates que acontece no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais até esta sexta-feira (23) e que integra a programação do fórum. O evento terá início às 8h30 e, ainda pela manhã, contará com a participação do secretário nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, que falará sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, aprovado em 2006. Especialistas, representantes de usuários e dos municípios também são convidados.

A possibilidade de escassez de água em um futuro próximo está fundamentada em estudos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entre outros. Segundo relatório de 2006 do Pnud, as alterações climáticas decorrentes do aquecimento global poderão reduzir em pelo menos 1/5 a disponibilidade de água na Amazônia e provocar uma queda de 30% ou mais no escoamento da água de chuvas no Nordeste até 2050. O relatório aponta que, até o ano 2025, o número de pessoas que vivem em países submetidos a grande pressão sobre os recursos hídricos passará dos cerca de 700 milhões atuais para mais de 3 bilhões.

Todos os assuntos abordados no ciclo de debates enfocam a escassez associada a vários sub-temas: a sensibilização social; a implementação de políticas públicas; o papel dos usuários, como as grandes empresas, e os municípios; a gestão das águas minerais; as atividades agropecuárias; e as experiências dos comitês - verdadeiros "parlamentos das águas", formados pela sociedade, poder público e usuários, que têm, entre outras funções, as de aprovar o plano diretor da bacia (diretrizes e metas para investimentos e obras), a forma e os valores da cobrança pelo uso das águas. A programação completa está no site da Assembléia (www.almg.gov.br/eventos)

Passeata contra transposição - É também para falar de escassez, posicionar-se contra a transposição das águas do Rio São Francisco para o Nordeste e reivindicar a revitalização da bacia, que a equipe do Projeto Manuelzão e a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) fazem manifestação nesta sexta (23), às 11 horas, em frente à Assembléia. O grupo se concentrará no Legislativo e, por volta de 12h30, sairá em passeata até a sede do Ibama, no início da avenida Raja Gabaglia. Entre aqueles que participam da manifestação, estão o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Apolo Heringer Lisboa, que é do Projeto Manuelzão; Maria Dalce Ricas, da Amda; e Mauro da Costa Val, do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Feira das Águas será aberta no dia 21; escolas participarão de oficinas de reciclagem

Chamar a atenção das pessoas para o problema da escassez dos recursos hídricos é um dos objetivos do Fórum das Águas, que quer acentuar a importância da educação ambiental como requisito indispensável ao sucesso da política estadual de recursos hídricos - detalhada na Lei 13.199, de 1999. Para estimular a educação ambiental e buscar o envolvimento do cidadão, o fórum também terá a "Feira das Águas", a ser aberta nesta quarta (21), às 11h40, no Hall das Bandeiras da ALMG, com a participação do Coral da Assembléia. Nessa feira, comitês de bacias hidrográficas, empresas, poder público e sociedade vão mostrar, em diversos estandes, sua experiência em prol da preservação das águas.

Crianças no Parlamento - A feira promete trazer à Assembléia, nos três dias do evento, cerca de 1,2 mil estudantes entre 9 e 12 anos, de escolas públicas do ensino fundamental, além de uma escola de educação especial de Belo Horizonte. As 10 instituições de ensino participarão de oficinas de arte e reciclagem a serem ministradas pela equipe da ONG "Arte no Ar", da Capital. Os trabalhos a serem desenvolvidos pelo grupo englobam a confecção de sacolas, atividades com origami de bichos e com boliches feitos de garrafas pet, além de um jogo chamado "trilha ecológica". A equipe de monitores é formada por candidatos e ex-alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uemg.

Ainda nesta quarta (21), às 19 horas, será lançado o livro "Expedição Rio Todos os Santos", no Salão Nobre da Assembléia, com a presença do secretário José Carlos Carvalho e de representantes do Movimento Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri, de Teófilo Otôni.

Realização - O 6º Fórum das Águas é promovido pela ALMG, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/MG). Informações técnicas podem ser obtidas no Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (3275-4723) e na Gerência-Geral de Projetos Institucionais da ALMG (2108-7686 ou pelo e-mail gpi@almg.gov.br).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715