Comissão de Educação poderá realizar cinco audiências públicas

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta qu...

15/03/2007 - 00:01
 

Comissão de Educação poderá realizar cinco audiências públicas

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (15/3/07), requerimento do deputado Carlin Moura (PT) e da deputada Cecília Ferramenta (PT) que pede a realização de uma audiência pública para debater o processo de designação de servidores em função pública pela Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a justificativa anexada ao requerimento, a Lei 10.254, de 1990, permite a designação de servidores para o exercício temporário de função pública até o provimento, via concurso público, dos cargos de professor, especialista em educação, serviçal e serventuário. "As contratações devem ser por tempo determinado e para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Mas elas não seguem essa diretriz, sendo, portanto, urgente rediscutirmos esse procedimento amplamente utilizado pela Secretaria de Estado de Educação", concluem os deputados.

Outros quatro requerimentos solicitando a realização de audiências públicas foram aprovados na reunião. Dois são do presidente da Comissão, deputado Deiró Marra (PSB), que foram lidos pela deputada Ana Maria Resende (PSDB). O primeiro pede um debate sobre a implantação da TV digital. E o segundo solicita uma discussão sobre o Programa Poupança Jovem, lançado recentemente pelo governo estadual.

Um requerimento do deputado Doutor Viana (PFL), lido pelo deputado Dimas Fabiano (PP), solicita uma audiência pública em conjunto com a Comissão de Saúde para debater a liberação, nas escolas públicas e privadas do Estado, do "Caderno das coisas importantes". Trata-se de uma cartilha publicada pelo Ministério da Saúde, voltada para adolescentes, na qual são apresentadas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade e transformação do corpo.

Já a deputada Maria Lúcia (PFL) apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública em conjunto com a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas com o objetivo de discutir a influência da mídia na formação da mulher. O requerimento é assinado também pelas deputadas Cecília Ferramenta, Gláucia Brandão (PPS), Ana Maria Resende, Elisa Costa (PT) e Rosângela Reis (PV).

Presenças - Deputadas Maria Lúcia (PFL), vice-presidente, que presidiu os trabalhos, Ana Maria Resende (PSDB) e deputados Carlin Moura (PT) e Dimas Fabiano (PP).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715