Anatel: nova tarifação da telefonia vai beneficiar o consumidor

O objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao determinar a conversão de pulsos para minutos na cobra...

15/03/2007 - 00:01
 

Anatel: nova tarifação da telefonia vai beneficiar o consumidor

O objetivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao determinar a conversão de pulsos para minutos na cobrança do serviço de telefonia fixa não foi diminuir ou aumentar o valor da conta, mas possibilitar que o consumidor tenha como acompanhar a sua utilização mensal do serviço. Essa foi uma das explicações trazidas pelo gerente regional da Anatel, José Dias Coelho Neto, que participou da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (15/3/07).

Na reunião, foram debatidos os critérios adotados pela Anatel na conversão de pulsos para minutos na cobrança do serviço de telefonia fixa e as dificuldades dos consumidores de obterem informações sobre os planos. A mudança na forma de cobrança do serviço de telefonia fixa é uma determinação da Anatel e, segundo informações do diretor de Coordenação Institucional da Oi (Telemar), José Luiz Gattas Hallak, em Minas Gerais, ela se dará no período de 27 de junho a 26 julho. Para tanto, a Anatel estabeleceu que as operadores de telefonia fixa deverão oferecer obrigatoriamente dois planos (o básico, que conta com uma franquia de 200 minutos, e o alternativo, com uma franquia de 400 minutos). As operadoras ainda podem oferecer outros planos alternativos, que devem ser aprovados pela Anatel.

Durante os debates, foi apresentada a denúncia do economista Geraldo Magela Cordeiro, de que, após migrar para um dos planos alternativos oferecidos pela Telemar de cobrança em minutos, o valor de sua conta teria aumentado. Ele afirmou ainda que elaborou um estudo comparativo com o valor cobrado por pulsos e o valor cobrado por minutos, tendo constatado um aumento no custo das ligações.

José Dias Coelho solicitou ao economista que encaminhe para a Anatel o estudo. Ele explicou que como as empresas possuem um prazo para colocar em prática a modificação, a Anatel ainda não está fiscalizando os serviços, mas que se for constatado algum abuso a agência tomará as providências necessárias. Nesse sentido, a coordenadora do Procon Municipal de Belo Horizonte, Stael Christian Riani Freire, lembrou que a cobrança por pulso é uma caixa preta e que agora o consumidor irá conhecer qual é seu gasto real com a conta de telefone.

Modificação não está clara para os consumidores

O promotor de Justiça José Antônio Baeta de Melo Cançado afirmou que a alteração irá afetar milhões de consumidores e que estão faltando esclarecimentos mais completos tanto da Anatel quanto das empresas de telefonia. Ele cobrou o envio dos novos contratos para os consumidores e ainda sugeriu que as empresas, antes de implementada a alteração, encaminhem nas contas a previsão de como seria se a cobrança já estivesse sendo feita por minutos. "Hoje os consumidores não têm como escolher qual plano é a melhor alternativa, pois ninguém sabe qual é o seu perfil de consumo e quantos minutos utiliza por mês", destacou. O coordenador do Procon Assembléia, Marcelo Rodrigo Barbosa, e o coordenador do Procon Estadual, Ricardo Augusto Amorim, concordaram com as colocações do promotor sobre as dificuldades dos consumidores em obter informações sobre os planos.

O diretor de Coordenação Institucional da Oi (Telemar), José Luiz Gattas Hallak, afirmou que o objetivo da empresa é informar os consumidores sobre as alterações. Ele disse que a Telemar está cumprindo todas as determinações da Anatel e que várias ações para informar a população estão previstas, entre elas uma campanha publicitária. Segundo ele, a empresa também já informou os consumidores sobre a modificação na forma de cobrança através da conta telefônica. José Hallak informou que a população pode entrar em contato com a empresa (pelo telefone 10331 ou pelo site www.oi.com.br) para conhecer os planos e fazer uma simulação sobre o seu perfil de consumo.

Cartilha - O presidente da Comissão, deputado Délio Malheiros (PV), propôs a elaboração de uma cartilha explicativa, em conjunto com a Anatel, com a Telemar e com os órgãos de defesa do consumidor, para esclarecer os consumidores sobre as mudanças e sobre os diversos planos disponíveis. Também nesse sentido foi aprovado requerimento do deputado Paulo Cesar (PDT) solicitando às concessionárias do serviço de telefonia em Minas Gerais a emissão de uma planilha com a projeção do consumo do serviço nas modalidades de tarifação por minuto, levando em consideração o consumo dos últimos três meses.

Deputados questionam forma de cobrança

Durante os debates, o deputado Délio Malheiros indagou aos representantes da Anatel e da Telemar a forma como é feita a cobrança, se o consumidor paga pelo tempo exato da ligação. Ele também questionou a possibilidade das empresas disponibilizarem na internet o acompanhamento diário do consumo e o tempo das ligações já efetivadas.

O gerente da Anatel, José Dias Coelho, explicou que, no plano básico, o consumo começa a ser cobrado a partir de três segundos de ligação, porém o consumidor irá pagar por 30 segundos. Somente após os 30 segundos de ligação é que a cobrança se dará a cada seis segundos, com o consumidor pagando pelo tempo utilizado. Em relação ao acompanhamento da conta on line, ele explicou que o sistema ainda não disponibiliza esse serviço.

Diante das colocações do gerente da Anatel, o vice-presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), afirmou que ficou comprovado que o cálculo da cobrança sempre é feito a favor das empresas e não do consumidor. Ele defendeu que a Anatel encontre uma alternativa para que o consumidor pague apenas pelo que utilizou. Já o deputado Antônio Júlio (PMDB) considerou que hoje as agências reguladoras parecem não ter a preocupação em deixar claro para os consumidores os procedimentos adotados. Por fim, os deputados Célio Moreira (PSDB) e Vanderlei Miranda (PMDB) apresentaram sugestões para deixar a conta mais clara para os consumidores.

Requerimentos - Na reunião, foram ainda aprovados os seguintes requerimentos: do deputado Délio Malheiros, solicitando a realização de audiência pública para debater denúncia de formação de cartel pelos revendedores de combustível de Belo Horizonte; do deputado Carlos Pimenta, solicitando informações técnicas às empresas que comercializam aparelhos eliminadores de ar para serem instalados nos hidrômetros; e do deputado Paulo Cesar, solicitando a realização de audiência pública para debater o repasse pelos municípios e consumidores às concessionárias do serviço de energia elétrica, do patrimônio adquirido para extensão de rede.

Presenças - Deputados Délio Malheiros (PV), presidente da comissão; Carlos Pimenta (PDT), vice-presidente; Antônio Júlio (PMDB), Célio Moreira (PSDB), Vanderlei Miranda (PMDB), Paulo Cesar (PDT) e Fábio Avelar (PSC); e, além dos autoridades já citadas, o gerente de Fiscalização de Serviços da Anatel, Hermann Bergmann, e o representante de Relações Institucionais da Oi (Telemar), Maurício Couto França.

 

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