Comissão quer discutir abatedouros clandestinos no Estado

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais quer discutir os abate...

15/03/2007 - 00:01
 

Comissão quer discutir abatedouros clandestinos no Estado

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais quer discutir os abatedouros clandestinos no Estado. Requerimento para a realização de audiência pública com essa finalidade, assinado por todos os membros da comissão, foi aprovado na reunião realizada na manhã desta quinta-feira (15/3/07).

Os deputados estão preocupados com o comércio de carne de animais abatidos fora dos padrões mínimos de higiene nos matadouros ilegais. O presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), disse que já recebeu denúncias de abates clandestinos praticados no interior do estado. Os deputados Chico Uejo (PSB) e Antônio Carlos Arantes (PFL) lembraram que a maioria dos municípios não tem recursos para construir seus abatedouros. E os deputados Padre João (PT) e Getúlio Neiva (PMDB) acrescentaram que a fiscalização sobre o abate clandestino é deficiente, mesmo nas cidades que têm matadouros.

Outro requerimento aprovado, de autoria do deputado Padre João, solicita reunião conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais para debater os impactos ambientais e sociais da Usina Hidrelétrica de Irapé, no Vale do Jequitinhonha. Segundo o parlamentar, o lago de Irapé inundou as terras de 1,2 mil famílias, que não encontraram terras de valor equivalente na região e foram espalhadas em mais de 100 comunidades.

A situação das famílias a jusante (abaixo) da barragem é dramática, de acordo com Padre João. Ele ressalta que essa população não é considerada atingida pela usina e por isso, não foi assistida pelos programas de reassentamento da Cemig. Mas essas pessoas sofrem com a alteração da qualidade da água do Rio Jequitinhonha. Há relatos até de aborto induzido em animais que teriam consumido essa água. O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG teria constatado alteração nos parâmetros de qualidade da água em Coronel Murta e Virgem da Lapa, conforme informações do deputado.

A comissão aprovou ainda voto de congratulações ao deputado federal Marcos Montes (PFL-MG), por sua eleição como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O requerimento foi apresentado pelo deputado Padre João.

Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice; Antônio Carlos Arantes (PFL), Chico Uejo (PSB) e Getúlio Neiva (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715