Meio Ambiente debate denúncia de envenenamento de animais

O envenenamento de animais domésticos e de rua no município de Caldas foi debatido pela Comissão de Meio Ambiente e R...

14/03/2007 - 00:00
 

Meio Ambiente debate denúncia de envenenamento de animais

O envenenamento de animais domésticos e de rua no município de Caldas foi debatido pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (14/3/07). A denuncia foi feita pelo presidente da ONG Viva Cão, padre Rogério Cruz, que falou para os deputados, após requerimento apresentado pelo deputado Wander Borges (PSB). Na reunião, foram ainda aprovados quatro requerimentos e recebidos outros dois.

Segundo Rogério Cruz, desde janeiro de 2007, vários animais domésticos e de rua estão sendo encontrados mortos em Caldas. Ele explicou que, durante o dia, na ausência dos moradores, as residências são invadidas e os animais são envenenados. Também já foram invadidas a sede do balneário turístico de Caldas e a sede da ONG Viva Cão. O padre afirmou ainda que o poder público municipal tem conhecimento dos crimes, mas que não tomou nenhuma medida para combatê-los. "Estamos presenciando em Caldas um desrespeito à lei e à vida", destacou.

O deputado Wander Borges afirmou que a situação apresentada é de extrema gravidade. Diante das denúncias, o presidente da Comissão, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), apresentou requerimento encaminhando ofícios ao Poder Executivo municipal para que se pronuncie sobre o assunto, ao Ministério Público e ao Secretário de Estado de Defesa Social para que tomem conhecimento da situação e adotem as medidas possíveis.

Requerimentos - Na reunião, foi aprovado requerimento apresentado pelo vice-presidente da comissão, deputado Fábio Avelar (PSC), solicitando a realização de audiência pública para debater a situação do aterro sanitário de Belo Horizonte. Fábio Avelar afirmou que foi aprovado na Comissão de Participação Popular requerimento semelhante para a realização de debate público sobre o mesmo tema. Ele solicitou ao deputado Sávio Souza Cruz o questionamento à presidência da Assembléia sobre a pertinência de realização desse debate em outra comissão, já que o aterro sanitário é um tema que diz respeito prioritariamente à Comissão de Meio Ambiente. Diante dessas ponderações, o deputado Sávio Souza Cruz determinou que a assessoria da comissão verifique a existência do requerimento da Comissão de Participação Popular e encaminhe ofício ao presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), para que se manifeste sobre o assunto.

Outros requerimentos aprovados: do deputado Carlin Moura (PCdoB), solicitando a realização de audiência pública em conjunto com a Comissão de Participação Popular para debater o tema da campanha da fraternidade de 2007 "Amazônia e Fraternidade"; da deputada Ana Maria Resende (PSDB), solicitando realização de audiência pública em Pirapora para discutir o Projeto Jequitai, responsável pela geração de energia e irrigação na região; e da Comissão de Meio Ambiente, enviando ofício ao deputado Célio Moreira (PSDB) solicitando mais explicações sobre requerimento de sua autoria, em que pede a realização de audiência pública para debater a atuação das empresas de engenharia Hidrotérmica e Ecotérmica na barragem do Rio das Velhas.

O deputado Sávio Souza Cruz ainda recebeu dois requerimentos, que serão colocados em votação na próxima reunião.

Presenças - Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Fábio Avelar (PSC), vice-presidente; Wander Borges (PSB) e Weliton Prado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715