Definido número de delegados a Conferência Estadual da Mulher

Definido o regimento para a II Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres durante a 4ª reunião preparatória r...

12/03/2007 - 00:00
 

Definido número de delegados a Conferência Estadual da Mulher

Definido o regimento para a II Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres durante a 4ª reunião preparatória realizada nesta segunda-feira (12/03/07) na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A novidade é que as comunidades quilombolas e indígenas terão direito a vagas na conferência estadual. Serão 16 vagas para os índios, duas por comunidades, de acordo com critérios definidos pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Da mesma forma, a Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais determinará as regras para distribuir as 22 vagas para os quilombos, considerando a representatividade de cada região do Estado. Para a conferência nacional, os quilombolas e os índios terão duas vagas, cada um deles.

Na reunião, ficou definido que 18 delegadas vão representar o Estado na conferência nacional, que vai acontecer de 18 a 20 e agosto, em Brasília, desde que tenha participado da conferência estadual. Serão oito representantes do Poder Executivo, quatro conselheiras titulares (duas da sociedade civil e duas do poder público); e seis representantes da Assembléia Legislativa.

O prefeito de cada cidade será responsável pela indicação das delegadas representantes do poder municipal, que deverão participar de todo evento. Caso contrário, não poderão representar o município na conferência estadual. As delegadas da sociedade civil serão eleitas durante a conferência, que pode ser municipal ou regional. O número de delegadas será definido de acordo com a população das 11 regiões o Estado: Alto Paranaíba, Central I (RMBH), Central II, Centro-Oeste, Jequitinhonha/ Mucuri, Mata; Noroeste, Norte, Rio Doce; Sul, e Triângulo.

Participaram da reunião desta segunda-feira representantes da Articulação das Mulheres Brasileiras, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, do Conselho Estadual da mulher, da Marcha Municipal das Mulheres, da Rede Feminina de Saúde, da Subsecretaria de Estado de Direitos Humanos e do gabinete da deputada Maria Lúcia (PFL).

O regimento e o Decreto do governador do Estado, convocando para a conferência, serão distribuídos, na próxima quarta-feira, às 14 horas, durante o Ciclo de Debates "A Participação a Mulher nos Espaços de Poder". Na oportunidade, será lançada a "II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres", agendada para os dia 9 e 10 de julho.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715