Procon participa da Semana do Consumidor e lança cartilha em escola

O Procon Assembléia promoverá várias atividades esta semana, para lembrar o Dia Internacional do Consumidor, que é co...

12/03/2007 - 00:05
 

Procon participa da Semana do Consumidor e lança cartilha em escola

O Procon Assembléia promoverá várias atividades esta semana, para lembrar o Dia Internacional do Consumidor, que é comemorado na quinta-feira (15/3/07). Entre elas, palestras e o lançamento de duas cartilhas destinadas a alunos dos ensinos fundamental e médio, com o título "Formando consumidores conscientes". Nesta quinta, o Procon - que completa 10 anos em 2007 - faz panfletagem de folhetos educativos, durante todo o dia, a partir das 8 horas, na Praça da Liberdade, Praça da Assembléia e Praça Sete. Às 10 e às 14 horas, no Psiu, oferece a palestra "Todo dia 15", sobre direitos do consumidor e orçamento doméstico, com a presença, à tarde, do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Délio Malheiros (PV), e do coordenador do Procon, Marcelo Barbosa.

As duas cartilhas serão lançadas nesta sexta-feira (16), às 10 horas, na Escola Estadual Pandiá Calógeras, no bairro Santo Agostinho. O lançamento será durante palestra para alunos da 8ª série da escola, também com a presença do deputado Délio Malheiros e de Marcelo Barbosa. As cartilhas estarão disponíveis no site da Assembléia (www.almg.gov.br), nas opções Serviços/Procon Assembléia. Também serão distribuídas ao longo de 2007, durante as atividades do "Procon na Escola". Por meio desse projeto, servidores do órgão ministram palestras para estudantes de escolas públicas e privadas sobre direitos e deveres do consumidor, legislação pertinente e responsabilidade socioambiental do cidadão.

O que é a cartilha - Com a ajuda de ilustrações e uma linguagem adaptada para o público jovem, as cartilhas ensinam sobre o Código de Defesa do Consumidor; conceituam termos como consumidor consciente, fornecedor e educação para o consumo; alertam sobre cuidados na hora de comprar; e indicam o "caminho das pedras" na hora de reclamar. Na cartilha destinada ao ensino fundamental, há atividades específicas para a 4ª e a 6ª séries, com palavra-cruzada; e um texto para os estudantes interpretarem, destinado aos alunos das 7ª e 8ª séries. A cartilha traz, ainda, sugestões de temas a serem desenvolvidos com os alunos em sala de aula. Exemplifica também o que é ser um consumidor consciente: separar o lixo para reciclagem, pedir nota fiscal e ler o rótulo de um produto antes de comprá-lo, entre outras atitudes.

O coordenador do Procon Assembléia, Marcelo Barbosa, destaca que as cartilhas buscam condensar o conteúdo ministrado nas palestras do projeto "Procon na Escola", implantado em 2002. Ele lembra que a educação para o consumo é uma obrigação legal dos órgãos de defesa do consumidor. É o que determina o artigo 4º do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 11/9/90, que entrou em vigor em 11/3/91). Para Barbosa, esta semana é um momento importante para divulgar a lei, fomentar a educação para o consumo, informar sobre o funcionamento dos Procons e envolver diferentes públicos, como estudantes, empresários e donas-de-casa.

Outras atividades - O projeto "Procon na Escola" terá as seguintes atividades na Semana do Consumidor: na quinta (15), às 19 horas, palestra para 70 alunos do ensino técnico da Funec/Cruzeiro do Sul (Contagem); e na sexta (16), às 8 horas, palestra para 60 alunos de 8ª série da Escola Estadual Eupídio Aristides de Freitas, na Capital. Na segunda (12), o público-alvo foi a turma de 78 alunos de 5ª e 6ª séries da Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos (Contagem).

Também na segunda, no Teatro da Assembléia, o coordenador do Procon ministrou palestra sobre os perigos do endividamento para funcionários da empresa Adservis, que prestam serviços de conservação e limpeza na Assembléia. No sábado (17), o Procon distribuirá folhetos e vai tirar dúvidas da população durante a Maratona da solidariedade, do Sesc/MG, no bairro Alto Vera Cruz.

Procon Assembléia completa 10 anos em 2007

Inaugurado em 15 de outubro de 1997, mas funcionando informalmente desde fevereiro daquele ano, o Procon Assembléia é um órgão administrativo do Legislativo mineiro, integrante da Procuradoria-Geral. Seus objetivos são orientar o consumidor, harmonizar os interesses nas relações de consumo e intermediar a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores. A norma que trata do Procon Assembléia é a Resolução 5.239, de 2005. O atendimento ao público, a pesquisa de preços e a educação para o consumo são focos do trabalho.

Primeiro coordenador do Procon Assembléia (de 1997 a 2002), o deputado Délio Malheiros - que ingressou na Assembléia como consultor, na década de 90 - lembra que o órgão supriu uma lacuna existente no setor, já que o Procon municipal tinha atividade restrita a Belo Horizonte e o Procon estadual cuidava de causas coletivas. O Procon Assembléia concentrou sua atuação nos atendimentos individuais e na educação para o consumo. À época em que esteve à frente do órgão, conta o deputado, em parceria com o Movimento das Donas-de-Casa foram impetradas 25 ações civis públicas. "Foi uma iniciativa ousada criar o serviço, pois até então os Procons eram instituídos na estrutura do Executivo. Hoje sabemos que o órgão funciona bem, com estrutura enxuta e quadro de pessoal reduzido. É a Assembléia prestando um serviço à coletividade", avalia.

O coordenador do órgão, Marcelo Barbosa, destaca que a atuação do Procon Assembléia reflete uma das vocações do Poder Legislativo: o diálogo com a população. "Esse serviço é mais uma ação promovida pelo Parlamento de aproximação com a sociedade", completa, lembrando que a Assembléia de Minas foi pioneira na criação de um órgão de defesa do consumidor. Outros Legislativos estaduais instituíram, depois, serviços semelhantes, seguindo o exemplo mineiro: Assembléias do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina.

No segundo semestre de 2007, no "aniversário" do Procon, um evento marcará a comemoração dos 10 anos de atividades. O promotor de Justiça Alcino Moraes, do Amapá, falará sobre tribalização dos costumes, com críticas à sociedade do consumo e à ditadura das marcas. Deverá ser promovido, ainda, um concurso de redação com alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Marconi, que abordarão o tema "consumo sustentável".

Informações úteis sobre o Procon Assembléia

* Sede Lourdes: rua Curitiba, 2002. Telefone: 3293-9299. Horário: 8 às 18 horas

* Sede Psiu: Av. Amazonas, 478 - Praça Sete. Telefone: 3201-5066. Horário: 7h30 às 17h30.

Na página do Procon na internet, é possível consultar legislação, pesquisas de preços, informações e dicas e atividades de educação para o consumo promovidas pelo órgão.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715