Educação será o tema do Parlamento Jovem em 2007

Por 82 votos a 43, foi decidido nesta sexta-feira (9/3/07) que o tema abordado pelo Parlamento Jovem este ano será "E...

09/03/2007 - 00:01
 

Educação será o tema do Parlamento Jovem em 2007

Por 82 votos a 43, foi decidido nesta sexta-feira (9/3/07) que o tema abordado pelo Parlamento Jovem este ano será "Educação: inclusão e qualidade". O debate aconteceu no Auditório 3 do prédio 43 da PUC Minas - Coração Eucarístico, após a cerimônia de abertura da quarta edição do programa. O tema derrotado foi "Meio ambiente: aquecimento global e desenvolvimento sustentável". O Parlamento Jovem nasceu de uma parceria entre o curso de Ciências Sociais da PUC Minas e a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2004. Por meio dele, alunos do ensino médio discutem políticas públicas a respeito de um tema escolhido e encaminham propostas que podem mais tarde ser acatadas pela Comissão de Participação Popular da ALMG, no sentido de serem transformadas em projetos de lei ou outras proposições.

A quarta edição do programa foi aberta pelos deputados André Quintão (PT) e Eros Biondini (PHS), presidente e vice da Comissão de Participação Popular da ALMG, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, João Francisco de Abreu, que representou o reitor Eustáquio Afonso Araújo. André Quintão foi o representante do presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Também tomaram parte na mesa, durante o evento de abertura, o gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques; o chefe do Departamento de Sociologia da PUC Minas, Gilmar Rocha; e o diretor da Escola Estadual Milton Campos, Edson Miguel de Barcelos.

Em pronunciamento aos 125 alunos do ensino médio, provenientes de sete escolas, o deputado André Quintão recordou o sucesso das três primeiras edições do evento. "Percebemos que os debates ocorridos contribuíram para apresentação de propostas e projetos na Assembléia Legislativa. Os jovens apreenderam melhor o funcionamento da Assembléia, quebrando o distanciamento entre o Legislativo e a sociedade", afirmou o parlamentar. Já Eros Biondini disse esperar que os alunos tenham consciência do privilégio que é participar do Parlamento Jovem. "A esperança está aqui", afirmou. O pró-reitor João Francisco de Abreu elogiou os temas em disputa, e manifestou preferência pelo tema que acabou sendo rejeitado mais tarde, meio ambiente.

Controvérsia - Após a abertura do evento, cada um dos temas em disputa foi defendido por um técnico expositor. Um deles foi o consultor da Assembléia Legislativa especializado em Meio Ambiente, Júlio Bedê. O tema da educação foi defendido pelo professor do Observatório para a Juventude da Faculdade de Educação da UFMG, Geraldo Leão. Cerca de 20 alunos também manifestaram suas posições sobre a disputa. Muitos alunos argumentaram que a educação era uma questão mais próxima de suas vidas. "Pra fazer alguma coisa (sobre o meio ambiente), antes, a gente precisa aprender", afirmou Witan Pereira Silva, aluno do Imaco. Já o estudante André Denardi defendeu a escolha do meio ambiente: "Não podemos nos preocupar só com o próprio umbigo", afirmou. Participaram alunos da Escola Estadual Governador Milton Campos, Colégio Batista Mineiro, Colégio Santo Antônio, Imaco, Colégio Frei Orlando - Unidade Carlos Prates e Unidade Alípio de Melo e Escola Municipal Caio Líbano.

Plenária final acontece em junho

A partir da definição do tema do Parlamento Jovem, diversas etapas estão programadas até 11 de junho, quando um documento final será votado pelos estudantes no Plenário da Assembléia Legislativa. A partir de 12 de março, têm início as oficinas de expressão corporal; democracia, cidadania e participação política e educação. A formação dos grupos de trabalho responsáveis pela preparação do documento final acontece em 4 de junho. Também participam do programa, como monitores, 16 alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas.

O Parlamento Jovem integra o Programa de Educação para a Cidadania da Assembléia, coordenado pela Escola do Legislativo. Um de seus objetivos é oferecer a jovens do ensino médio da Capital e aos estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC a oportunidade de conhecerem o papel e o funcionamento do Poder. Também propicia o envolvimento em situações de pesquisa, organização, negociações e realização de escolhas, estimulando a reflexão sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política. O Parlamento Jovem integra as ações do programa Conexão Assembléia, por meio do qual são firmadas parcerias entre Legislativo e instituições de ensino superior em ações de formação política e educação para a cidadania.

As atividades se concentram em três grandes áreas: formação política, capacitação e participação no Parlamento. Na etapa final, que acontece no Plenário da Assembléia, os estudantes do ensino médio discutem e votam um documento com propostas de ações legislativas e executivas sobre o tema escolhido. Depois de aprovado, o documento é enviado à Comissão de Participação Popular, que dará encaminhamento às sugestões. É o mesmo formato do maior evento institucional da ALMG - o seminário legislativo.

Histórico - A primeira edição do Parlamento Jovem, em 2004, teve a participação de 77 estudantes, sendo 17 alunos do Curso de Ciências Sociais da PUC e 60 alunos de seis escolas de ensino médio (duas públicas e quatro particulares). Os estudantes simularam uma audiência pública e uma reunião ordinária da Comissão de Participação Popular. Eles atuaram como representantes de organizações da sociedade civil, deputados e assessores parlamentares, discutindo proposições legislativas sobre dois temas: quotas para minorias nas universidades e ações preventivas contra o uso de drogas.

A segunda edição do programa, em 2005, teve a participação de 115 votantes na plenária final, que aprovou 70 propostas sobre o tema "Redução da idade penal". Os estudantes simularam a realização de um seminário legislativo. Antes da plenária final, eles estudaram três subtemas: "Redução da idade penal", "Políticas públicas" e "Medidas socioeducativas".

A terceira edição, em 2006, abordou o tema "Ética na vida pública e cidadania", enfocando três aspectos: "Participação Política", "Direito à Informação" e "Primeiro Emprego". Na plenária final, os alunos discutiram e votaram as 34 propostas elaboradas pelos grupos de trabalho. Entre elas, destacam-se: a criação de políticas de incentivo à formação de cooperativas de trabalho voltadas à preparação profissional de jovens; e a divulgação, nos meios de comunicação de massa, da Comissão de Participação Popular da Assembléia. Ao final da sessão, os estudantes ainda aprovaram - por unanimidade - uma moção ampliando de dois para três anos o período de participação das escolas no Parlamento Jovem.

 

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