Mudança na tarifação da telefonia é tema de audiência

A mudança no sistema de cobrança da telefonia fixa é o tema da audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor ...

09/03/2007 - 00:00
 

Mudança na tarifação da telefonia é tema de audiência

A mudança no sistema de cobrança da telefonia fixa é o tema da audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na próxima quinta-feira (15/3/07). Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV), a reunião será realizada no Plenarinho III, a partir das 9 horas. O objetivo é esclarecer todos os pontos da mudança, que vem sendo implementada gradualmente desde o dia 1o de março.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança é obrigatória para as cinco operadoras de telefonia fixa do País (Brasil Telecom, CTBC, Telefônica, Telemar e Sercomtel), e o prazo para a migração dos planos expira em 31 de julho. A conversão não será feita em cerca de 2,8 mil municípios das áreas de concessão da Telemar e da Brasil Telecom. Nessas cidades, os usuários só deverão pagar a assinatura básica, com franquia integral das ligações locais.

Nas outras localidades, no entanto, a mudança é obrigatória. Os usuários poderão escolher entre o plano básico (assinatura residencial com franquia de 200 minutos) e o plano alternativo (franquia de 400 minutos, voltado para quem utiliza internet discada). Para a Anatel, a mudança na tarifação é uma evolução no serviço, que adotará critérios de bilhetagem semelhantes aos da telefonia celular, com a possibilidade de detalhamento das contas a pedido do usuário.

O deputado Délio Malheiros, no entanto, acredita que a nova tarifação pode representar prejuízos para o consumidor. Dependendo do plano escolhido, segundo o parlamentar, as ligações poderão ficar bem mais caras com a cobrança por minutos. Por isso, ele defende que o consumidor tenha o direito de optar pela cobrança por pulsos. "Se ficar comprovado que a mudança é prejudicial para o consumidor, poderemos entrar com uma ação na Justiça para revertê-la", informa o parlamentar.

Foram convidados para a reunião o promotor de Defesa do Consumidor, José Antônio Baeta de Melo Cançado; o gerente regional da Anatel, José Dias Coelho Neto; o diretor de Coordenação Institucional da Telemar, José Luiz Gattas Halac; o coordenador do Procon Assembléia, Marcelo Barbosa; a coordenadora do Procon BH, Stael Riani Freire; e o ex-gerente financeiro da extinta Telemig, Geraldo Magela Cordeiro.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715