Parlamento Jovem 2007 terá início na próxima sexta-feira (9)

A quarta edição do projeto Parlamento Jovem terá início na sexta-feira (9/3/07), quando será escolhido o tema a ser a...

08/03/2007 - 00:01
 

Parlamento Jovem 2007 terá início na próxima sexta-feira (9)

A quarta edição do projeto Parlamento Jovem terá início na sexta-feira (9/3/07), quando será escolhido o tema a ser abordado este ano: "Meio ambiente: aquecimento global e desenvolvimento sustentável" ou "Educação: inclusão e qualidade". A sessão de abertura será às 13h30, no Auditório 3 do prédio 43 da PUC Minas - Coração Eucarístico. Além de representantes da direção da universidade e da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o evento terá a presença de 150 alunos de sete escolas públicas e particulares do ensino médio de Belo Horizonte e de estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC - os participantes do projeto. Os dois temas destacados estão entre as sugestões mais freqüentes enviadas pelas escolas.

Concebido a partir da parceria entre o curso de Ciências Sociais da PUC Minas e a Escola do Legislativo da ALMG, o Parlamento Jovem integra o Programa de Educação para a Cidadania da Assembléia, coordenado pela Escola. Um de seus objetivos é oferecer a jovens do ensino médio da Capital e aos estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC a oportunidade de conhecerem o papel e o funcionamento do Poder. Também propicia o envolvimento em situações de pesquisa, organização, negociações e realização de escolhas, estimulando a reflexão sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política. O Parlamento Jovem integra as ações do programa Conexão Assembléia, por meio do qual são firmadas parcerias entre Legislativo e instituições de ensino superior em ações de formação política e educação para a cidadania.

As atividades se desenvolvem durante todo o primeiro semestre, concentradas em três grandes áreas: formação política, capacitação e participação no Parlamento. Na atividade final, que acontece no Plenário da Assembléia, os estudantes do ensino médio discutem e votam um documento com propostas de ações legislativas e executivas sobre o tema escolhido. Depois de aprovado, o documento é enviado à Comissão de Participação Popular, que dará encaminhamento às sugestões. É o mesmo formato do maior evento institucional da ALMG - o seminário legislativo.

Escolas participantes - Em 2007, além dos estudantes de Ciências Sociais, que atuam como monitores do projeto, participarão até 150 alunos das seguintes escolas de ensino médio de Belo Horizonte: Escola Estadual Governador Milton Campos, Colégio Batista Mineiro, Colégio Santo Antônio, Imaco, Colégio Frei Orlando - Unidade Carlos Prates e Unidade Alípio de Melo e Escola Municipal Caio Líbano. Os monitores do curso de Ciências Sociais têm se capacitado, desde o segundo semestre de 2006, nas áreas de Ciência Política e Poder Legislativo. Essas iniciativas foram desenvolvidas no próprio curso e pela Escola do Legislativo, com o apoio da área técnica da ALMG.

Cronograma de atividades

Todas as ações desenvolvidas ao longo do semestre com os estudantes das escolas de ensino médio serão orientadas por servidores das Gerências-Gerais de Consultoria Temática e de Projetos Institucionais, bem como por professores da universidade e servidores da Escola do Legislativo. Os estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC Minas são os monitores do projeto. Confira o cronograma do Parlamento Jovem 2007:

* A partir de 12 de março: oficinas de Expressão Corporal; Democracia, Cidadania e Participação Política; e uma terceira, temática, sobre o assunto a ser escolhido para essa edição.

* 26 de março: oficina para entrosamento dos grupos.

* Até o final de maio: cursos, oficinas e grupos de estudo.

* 4 de junho: a Escola do Legislativo sediará reuniões dos grupos de trabalho a serem formados, a fim de consolidar, em um único documento, as propostas de ação para o poder público.

* 11 de junho: às 13 horas, no Plenário, o documento consolidado será apreciado e votado na sessão final. Aprovado, será encaminhado à Comissão de Participação Popular.

Histórico do projeto

A primeira edição do Parlamento Jovem, em 2004, teve a participação de 77 estudantes, sendo 17 alunos do Curso de Ciências Sociais da PUC e 60 alunos de seis escolas de ensino médio (duas públicas e quatro particulares). Os estudantes simularam uma audiência pública e uma reunião ordinária da Comissão de Participação Popular. Eles atuaram como representantes de organizações da sociedade civil, deputados e assessores parlamentares, discutindo proposições legislativas sobre dois temas: quotas para minorias nas universidades e ações preventivas contra o uso de drogas.

A segunda edição do programa, em 2005, teve a participação de 115 votantes na plenária final, que aprovou 70 propostas sobre o tema "Redução da idade penal". Os estudantes simularam a realização de um seminário legislativo. Antes da plenária final, eles estudaram três subtemas: "Redução da idade penal", "Políticas públicas" e "Medidas socioeducativas".

A terceira edição, em 2006, abordou o tema "Ética na vida pública e cidadania", enfocando três aspectos: "Participação Política", "Direito à Informação" e "Primeiro Emprego". Na plenária final, os alunos discutiram e votaram as 34 propostas elaboradas pelos grupos de trabalho. Entre elas, destacam-se: a criação de políticas de incentivo à formação de cooperativas de trabalho voltadas à preparação profissional de jovens; e a divulgação, nos meios de comunicação de massa, da Comissão de Participação Popular da Assembléia. Ao final da sessão, os estudantes ainda aprovaram - por unanimidade - uma moção ampliando de dois para três anos o período de participação das escolas no Parlamento Jovem.

 

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