Parlamento Jovem 2007 terá início na próxima sexta-feira
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A quarta edição do projeto Parlamento Jovem terá
início na sexta-feira (9/3/07), quando será escolhido o tema a ser
abordado este ano: "Meio ambiente: aquecimento global e
desenvolvimento sustentável" ou "Educação: inclusão e qualidade". A
sessão de abertura será às 13h30, no Auditório 3 do prédio 43 da PUC
Minas - Coração Eucarístico. Além de representantes da direção da
universidade e da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o evento
terá a presença de 150 alunos de sete escolas públicas e
particulares do ensino médio de Belo Horizonte e de estudantes do
curso de Ciências Sociais da PUC - os participantes do projeto. Os
dois temas destacados estão entre as sugestões mais freqüentes
enviadas pelas escolas.
Concebido a partir da parceria entre o curso de
Ciências Sociais da PUC Minas e a Escola do Legislativo da ALMG, o
Parlamento Jovem integra o Programa de Educação para a Cidadania da
Assembléia, coordenado pela Escola. Um de seus objetivos é oferecer
a jovens do ensino médio da Capital e aos estudantes do curso de
Ciências Sociais da PUC a oportunidade de conhecerem o papel e o
funcionamento do Poder. Também propicia o envolvimento em situações
de pesquisa, organização, negociações e realização de escolhas,
estimulando a reflexão sobre o papel do Legislativo e a importância
da participação política. O Parlamento Jovem integra as ações do
programa Conexão Assembléia, por meio do qual são firmadas parcerias
entre Legislativo e instituições de ensino superior em ações de
formação política e educação para a cidadania.
As atividades se desenvolvem durante todo o
primeiro semestre, concentradas em três grandes áreas: formação
política, capacitação e participação no Parlamento. Na atividade
final, que acontece no Plenário da Assembléia, os estudantes do
ensino médio discutem e votam um documento com propostas de ações
legislativas e executivas sobre o tema escolhido. Depois de
aprovado, o documento é enviado à Comissão de Participação Popular,
que dará encaminhamento às sugestões. É o mesmo formato do maior
evento institucional da ALMG - o seminário legislativo.
Escolas participantes - Em
2007, além dos estudantes de Ciências Sociais, que atuam como
monitores do projeto, participarão até 150 alunos das seguintes
escolas de ensino médio de Belo Horizonte: Escola Estadual
Governador Milton Campos, Colégio Batista Mineiro, Colégio Santo
Antônio, Imaco, Colégio Frei Orlando - Unidade Carlos Prates e
Unidade Alípio de Melo e Escola Municipal Caio Líbano. Os monitores
do curso de Ciências Sociais têm se capacitado, desde o segundo
semestre de 2006, nas áreas de Ciência Política e Poder Legislativo.
Essas iniciativas foram desenvolvidas no próprio curso e pela Escola
do Legislativo, com o apoio da área técnica da ALMG.
Cronograma de atividades
Todas as ações desenvolvidas ao longo do semestre
com os estudantes das escolas de ensino médio serão orientadas por
servidores das Gerências-Gerais de Consultoria Temática e de
Projetos Institucionais, bem como por professores da universidade e
servidores da Escola do Legislativo. Os estudantes do curso de
Ciências Sociais da PUC Minas são os monitores do projeto. Confira o
cronograma do Parlamento Jovem 2007:
* A partir de 12 de março:
oficinas de Expressão Corporal; Democracia, Cidadania e Participação
Política; e uma terceira, temática, sobre o assunto a ser escolhido
para essa edição.
* 26 de março: oficina
para entrosamento dos grupos.
* Até o final de maio:
cursos, oficinas e grupos de estudo.
* 4 de junho: a Escola do
Legislativo sediará reuniões dos grupos de trabalho a serem
formados, a fim de consolidar, em um único documento, as propostas
de ação para o poder público.
* 11 de junho: às 13
horas, no Plenário, o documento consolidado será apreciado e votado
na sessão final. Aprovado, será encaminhado à Comissão de
Participação Popular.
Histórico do projeto
A primeira edição do Parlamento Jovem, em 2004,
teve a participação de 77 estudantes, sendo 17 alunos do Curso de
Ciências Sociais da PUC e 60 alunos de seis escolas de ensino médio
(duas públicas e quatro particulares). Os estudantes simularam uma
audiência pública e uma reunião ordinária da Comissão de
Participação Popular. Eles atuaram como representantes de
organizações da sociedade civil, deputados e assessores
parlamentares, discutindo proposições legislativas sobre dois temas:
quotas para minorias nas universidades e ações preventivas contra o
uso de drogas.
A segunda edição do programa, em 2005, teve a
participação de 115 votantes na plenária final, que aprovou 70
propostas sobre o tema "Redução da idade penal". Os estudantes
simularam a realização de um seminário legislativo. Antes da
plenária final, eles estudaram três subtemas: "Redução da idade
penal", "Políticas públicas" e "Medidas socioeducativas".
A terceira edição, em 2006, abordou o tema "Ética
na vida pública e cidadania", enfocando três aspectos: "Participação
Política", "Direito à Informação" e "Primeiro Emprego". Na plenária
final, os alunos discutiram e votaram as 34 propostas elaboradas
pelos grupos de trabalho. Entre elas,
destacam-se: a criação de políticas de incentivo à formação de
cooperativas de trabalho voltadas à preparação profissional de
jovens; e a divulgação, nos meios de comunicação de massa, da
Comissão de Participação Popular da Assembléia. Ao final da sessão,
os estudantes ainda aprovaram - por unanimidade - uma moção
ampliando de dois para três anos o período de participação das
escolas no Parlamento Jovem.
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