ALMG tem nova reunião para discutir evento sobre Pedagogia Waldorf

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais voltou a discutir, nesta segunda-feira (26/2/07), a proposta de realização d...

26/02/2007 - 00:00
 

ALMG tem nova reunião para discutir evento sobre Pedagogia Waldorf

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais voltou a discutir, nesta segunda-feira (26/2/07), a proposta de realização de um evento para difundir informações sobre a Pedagogia Waldorf. Na reunião com parlamentares, vários representantes de instituições públicas e de entidades da sociedade civil, entre outros, reivindicaram que seja promovido um fórum técnico sobre o tema - e não uma audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, como tinha sido a sugestão da Mesa da Assembléia. O evento atende a uma proposta aprovada no Seminário Lixo e Cidadania, realizado pelo Legislativo mineiro em 2005, apresentada pela Associação de Defesa dos Usuários, Consumidores e Contribuintes de Minas Gerais (Aduccon).

O autor do requerimento para realização do fórum, deputado Fábio Avelar (PSC), que coordenou o encontro desta segunda-feira (26), comprometeu-se a levar a reivindicação à Mesa. Ele destacou que todos os eventos institucionais são resultado de um processo democrático, com decisões tomadas na base do consenso ou na vontade da maioria. Enfatizou também que o debate sobre a educação em Minas e, em particular, a discussão da Pedagogia Waldorf são importantes para o Legislativo. Fábio Avelar ponderou que o momento, agora, é de negociação com a Mesa e com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), entre outras instâncias, a fim de garantir a participação de todos os segmentos interessados nas discussões. Uma terceira reunião foi agendada para o próximo dia 12 de março, às 9 horas, no Plenarinho IV.

A deputada Ana Maria Resende (PSDB), que também participou da reunião, reiterou que a Assembléia está sempre aberta ao debate e que a Pedagogia Waldorf enfatiza valores dos quais a sociedade hoje carece. Criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, essa pedagogia baseia-se no currículo dinâmico e integrado com as diversas áreas da vida humana, pautando-se pela preocupação com o desenvolvimento global dos alunos e suas diferenças individuais. Suas propostas englobam a criação de um ambiente adequado à formação integral; desenvolvimento de valores éticos; integração de atividades artísticas no currículo; envolvimento intenso dos pais e atuação continuada do professor. Difundido em mais de 80 países, o método foi implantado no Brasil há 50 anos.

Participantes opinam

A presidente da Aduccon, Ilma Arruda de Araújo Abreu, foi uma das várias pessoas a defenderem a realização de um fórum técnico ao invés de uma audiência pública de comissão. Na opinião dela, optar pela audiência seria restringir o debate. Ilma pontuou que a Pedagogia Waldorf não é a salvação de nenhum sistema de ensino, mas pode ser um caminho para melhorar o quadro atual da educação. Já Ana Luiza Versiani, da escola Waldorf Pólen, em Belo Horizonte, opinou que uma audiência poderia ser interessante para apresentação da pedagogia, mas que o fórum técnico propiciaria o diálogo com as várias pedagogias existentes, ampliando as discussões.

Outra a defender o fórum técnico foi Raquel Elizabeth de Souza Santos, da Superintendência de Educação da SEE. Ela opinou, por outro lado, que é importante o debate da Pedagogia Waldorf, mas também que existem outras pedagogias pautadas em valores como liberdade, igualdade e fraternidade. "Além disso, como trabalhar com profissionais que não têm a formação básica e que atuam em várias redes de ensino?", acrescentou, defendendo a necessidade de investimentos urgentes na formação continuada do professor.

"A realidade é cruel", completou Cíntia Avelar Palhares, fazendo um relato das dificuldades vividas como professora da rede pública de ensino. Ela também é servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Já Maria Auxiliadora Machado, do Conselho Estadual de Educação e da Ouvidoria Educacional, lembrou que nenhuma pedagogia fará milagre sem as condições necessárias para se desenvolver. E que uma das condições básicas de qualidade do ensino é a valorização e a satisfação do professor.

Presenças - Além do deputado Fábio Avelar (PSC) e da deputada Ana Maria Resende (PSDB), participaram da reunião o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado; representantes dos gabinetes dos deputados Deiró Marra (PSB), presidente da Comissão de Educação da ALMG, e Almir Paraca (PT); além de representantes da Uemg; UFMG; Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (APPMG); SEE; Aduccon; Unimontes; Fundação Helena Antipoff; Pólen Jardim e Escola; Conselho Estadual de Educação; Ouvidorias Ambiental e Educacional do Estado; Associação Mineira dos Supervisores Pedagógicos (Amisp); Associação dos Profissionais Liberais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Agrimensura da PBH; Semad; Fundação Amae; Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas; Jornal Alípio de Melo em Revista; gabinete da vereadora de Belo Horizonte Elaine Matozinhos (PTB).

 

 

 

 

 

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