Assembléia vai realizar evento sobre Pedagogia
Waldorf
Com o objetivo de difundir informações sobre a
Pedagogia Waldorf, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais começa a
preparar um evento a ser realizado nos próximos meses, junto com
entidades da sociedade civil. A primeira reunião aconteceu nesta
terça-feira (6/2/07), sob a coordenação da Gerência-Geral de
Projetos Institucionais (GPI) e representantes de várias
instituições ligadas ao ensino no Estado. A princípio o formato
deverá ser o de um fórum técnico, que garante a discussão em grupos
e a apresentação de sugestões para órgãos públicos. O evento atende
a uma proposta aprovada no Seminário Lixo e Cidadania, realizado
pela Assembléia em 2005, apresentada pela Associação de Defesa dos
Usuários, Consumidores e Contribuintes de Minas Gerais
(Aduccon).
Nesta primeira reunião foram desenhados os
contornos do evento e difundidas informações preliminares sobre a
pedagogia, entre os representantes das mais de 15 entidades
presentes. O gerente-geral da GPI, Juscelino Ribeiro, falou aos
participantes da reunião sobre os formatos dos eventos desenvolvidos
pela Assembléia. E explicou ainda sobre a dinâmica de sua
preparação, baseada na interlocução com as entidades participantes,
que definem todo o conteúdo. Juscelino Ribeiro informou ainda que o
evento vai ser coordenado pela Comissão de Educação, por seu
presidente, a ser indicado até o dia 15 de fevereiro. Terá ainda a
colaboração das comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de
Cultura, sugestão apresentada na reunião.
Pedagogia Waldorf enfatiza desenvolvimento
integral
A presidente da Aduccon, Ilma Arruda Abreu,
explicou que a Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco
Rudolf Steiner, com a primeira escola sendo implantada na Alemanha,
em 1919. Hoje o método está difundido em mais de 80 países e no
Brasil está presente há 50 anos. Sua filosofia assenta-se no
currículo vivo, dinâmico e integrado entre as diversas áreas da vida
humana e com a preocupação pelo desenvolvimento global dos alunos e
suas diferenças individuais.
Suas propostas englobam a criação de um ambiente
adequado à formação integral; à atuação continuada do professor; no
ensino baseado em épocas (grandes temas, períodos históricos);
desenvolvimento de valores éticos; integração de atividades
artísticas no currículo; e envolvimento intenso dos pais.
Presenças - A reunião
preparatória contou com representantes da Gerência de Projetos
Institucionais; UFMG; Uemg; Unimontes; PUC Minas; Aduccon;
Procuradoria de Justiça do Estado; Fundação Amae; Conselho Estadual
da Educação; Associação Mineira de Supervisores Pedagógicos;
Associação Brasileira de Medicina Antroposófica - regional de Minas
Gerais; Fundação Helena Antipoff; Federação das Associações de Pais
e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais; Secretaria Municipal
de Educação de Belo Horizonte; Pólen Jardim Escola; Jornal Alípio de
Melo; e Secretaria de Estado da Educação.
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