Assembléia vai realizar evento sobre Pedagogia Waldorf

Com o objetivo de difundir informações sobre a Pedagogia Waldorf, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais começa a p...

06/02/2007 - 01:00
 

Assembléia vai realizar evento sobre Pedagogia Waldorf

Com o objetivo de difundir informações sobre a Pedagogia Waldorf, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais começa a preparar um evento a ser realizado nos próximos meses, junto com entidades da sociedade civil. A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (6/2/07), sob a coordenação da Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI) e representantes de várias instituições ligadas ao ensino no Estado. A princípio o formato deverá ser o de um fórum técnico, que garante a discussão em grupos e a apresentação de sugestões para órgãos públicos. O evento atende a uma proposta aprovada no Seminário Lixo e Cidadania, realizado pela Assembléia em 2005, apresentada pela Associação de Defesa dos Usuários, Consumidores e Contribuintes de Minas Gerais (Aduccon).

Nesta primeira reunião foram desenhados os contornos do evento e difundidas informações preliminares sobre a pedagogia, entre os representantes das mais de 15 entidades presentes. O gerente-geral da GPI, Juscelino Ribeiro, falou aos participantes da reunião sobre os formatos dos eventos desenvolvidos pela Assembléia. E explicou ainda sobre a dinâmica de sua preparação, baseada na interlocução com as entidades participantes, que definem todo o conteúdo. Juscelino Ribeiro informou ainda que o evento vai ser coordenado pela Comissão de Educação, por seu presidente, a ser indicado até o dia 15 de fevereiro. Terá ainda a colaboração das comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Cultura, sugestão apresentada na reunião.

Pedagogia Waldorf enfatiza desenvolvimento integral

A presidente da Aduccon, Ilma Arruda Abreu, explicou que a Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, com a primeira escola sendo implantada na Alemanha, em 1919. Hoje o método está difundido em mais de 80 países e no Brasil está presente há 50 anos. Sua filosofia assenta-se no currículo vivo, dinâmico e integrado entre as diversas áreas da vida humana e com a preocupação pelo desenvolvimento global dos alunos e suas diferenças individuais.

Suas propostas englobam a criação de um ambiente adequado à formação integral; à atuação continuada do professor; no ensino baseado em épocas (grandes temas, períodos históricos); desenvolvimento de valores éticos; integração de atividades artísticas no currículo; e envolvimento intenso dos pais.

Presenças - A reunião preparatória contou com representantes da Gerência de Projetos Institucionais; UFMG; Uemg; Unimontes; PUC Minas; Aduccon; Procuradoria de Justiça do Estado; Fundação Amae; Conselho Estadual da Educação; Associação Mineira de Supervisores Pedagógicos; Associação Brasileira de Medicina Antroposófica - regional de Minas Gerais; Fundação Helena Antipoff; Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais; Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; Pólen Jardim Escola; Jornal Alípio de Melo; e Secretaria de Estado da Educação.





 

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