Dezessete partidos estarão representados na 16o Legislatura

Dezessete partidos vão representar a Assembléia Legislativa de Minas Gerais a partir desta quinta-feira (1o/02/07), c...

30/01/2007 - 01:02
 

Dezessete partidos estarão representados na 16o Legislatura

Dezessete partidos vão representar a Assembléia Legislativa de Minas Gerais a partir desta quinta-feira (1o/02/07), cinco a mais do que os que integravam o último ano da legislatura passada. O partido com maior representação é o PSDB, com 16 deputados. Apesar de três de seus parlamentares terem sido escolhidos para integrar o secretariado do governador Aécio Neves, serão substituídos por outros três suplentes do PSDB, mantendo o tamanho da bancada.

Serão empossados no dia 1º de fevereiro os deputados tucanos Fahim Sawan, Elbe Brandão e Marcus Pestana, escolhidos, respectivamente, para a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas, e Secretaria da Saúde. Assim que se licenciarem do mandato para assumir os cargos no Executivo, serão substituídos por Irani Barbosa, Rêmolo Aloise e Ronaldo Magalhães, do mesmo partido.

O deputado Dilzon Melo (PTB) vai ocupar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Em razão disso, três deputados do PTB serão empossados no dia 1º de fevereiro, mas apenas dois continuarão efetivos. Com a saída de Dilzon, o PP irá aumentar sua bancada de quatro para cinco integrantes, com a posse de Vanderlei Jangrossi (PP), quarto suplente da coligação PP-PTB-PFL-PSDB.

Apesar de ter eleito apenas sete deputados estaduais, o PFL iniciará a 16ª Legislatura com a segunda maior bancada. Em janeiro, recebeu as filiações dos deputados Antônio Carlos Arantes (ex-PSC), Delvito Alves (ex-PSC) e Maria Lúcia (ex-PMN). O terceiro lugar em tamanho de bancadas é dividido pelo PMDB e PT, cada um com nove deputados eleitos. O PV será a quarta maior bancada, com sete integrantes.

Os demais partidos representados na Assembléia serão o PDT e PP (cinco deputados cada); PPS (quatro); PTC, PTB e PSC (dois parlamentares cada); PCdoB, PL, PRTB, PHS, PMN e PSB (um deputado cada).

Os dez candidatos mais votados

Entre os dez deputados mais votados em 1° de outubro, dois foram eleitos para o primeiro mandato: Marcus Pestana (PSDB), ex-secretário de Estado da Saúde, e Agostinho Patrús Filho. Compõe ainda a lista uma mulher, a deputada Elbe Brandão:

  1. Dinis Pinheiro (PSDB) - 132.259

  2. Mauri Torres (PSDB) - 127.706

  3. Weliton Prado (PT) - 121.336

  4. Arlen Santiago (PTB) - 108.556

  5. Marcus Pestana (PSDB) - 104.116

  6. Elbe Brandão (PSDB) - 102.583

  7. Gil Pereira (PP) - 100.442

  8. Agostinho Patrús Filho (PV) - 99.805

  9. Domingos Sávio (PSDB) - 96.527

  10. Alberto Pinto Coelho (PP) - 95.850

Representação partidária:

PSDB: 16 deputados.

PFL: 10 deputados.

PMDB: 9 deputados.

PT: 9 deputados.

PV: 7 deputados.

PDT: 5 deputados.

PP: 5 deputados.

PPS: 4 deputados.

PTC: 2 deputados.

PTB: 2 deputados.

PSC: 2 deputados.

PCdoB: 1 deputado.

PL: 1 deputado.

PHS: 1 deputado.

PMN: 1 deputado.

PRTB: 1 deputado.

PSB: 1 deputado.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715