Transparência e interlocução com a sociedade marcam
15a Legislatura
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais encerra os
quatro anos da 15ª Legislatura (2003/07) tendo como principais
marcas a aproximação com a sociedade e a participação popular, além
da austeridade e da transparência nas ações do Parlamento. Com um
total de 3.668 atividades (que incluem reuniões ordinárias,
especiais, extraordinárias, visitas e audiências em regiões), as
comissões intensificaram o contato com o interior, que recebeu 263
audiências. Nos últimos quatro anos, as 17 comissões permanentes,
além das temporárias, receberam 9.431 convidados, o que também
demonstra que essa instância é um espaço legítimo e consolidado de
interlocução com a sociedade.
Além disso, a ALMG promoveu, nesses quatro anos, 91
eventos institucionais sobre assuntos relevantes para a população
mineira. No Plenário, onde foram aprovadas mais de 600 novas leis,
alguns destaques são a criação das carreiras e a instituição das
tabelas salariais dos servidores do Executivo; as normas que
promoveram a modernização administrativa e funcional do Executivo (o
chamado choque de gestão); a redução de ICMS para mais de cem
produtos; e leis na área da segurança pública. No final de 2006,
foram votadas matérias importantes, como a criação de subsidiária da
Copasa para exploração hidromineral, a autorização para o governador
editar leis delegadas para alterar a estrutura administrativa, entre
outras.
A redução do recesso parlamentar de 90 para 55
dias; a desverticalização da Cemig; a unificação dos Tribunais de
Justiça (TJ) e Alçada; a criação da Parcerias Público Privadas; e a
revisão participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental
(PPAG) também marcaram a legislatura. De autoria parlamentar, entre
outras, destacam-se leis com impacto direto na vida do cidadão, como
a proibição de depósito prévio para internação em hospitais públicos
e privados; a proibição de comercializar derivados do leite, com
adição de soro de queijo (leite modificado); a reformulação do
Programa Micro Geraes, com tratamento simplificado para pequenas e
microempresas; e as regras para a criação de cães ferozes.
Principais votações no Plenário
No Plenário, os números da 15ª Legislatura
demonstram o intenso volume de trabalho, com a análise de matérias
importantes em segmentos como funcionalismo, desenvolvimento
econômico, defesa do consumidor e meio ambiente e outros.
Considerando as reuniões desta quarta-feira (20/12/06), o balanço da
legislatura apontou a criação de mais de 600 leis no Estado.
Em toda a legislatura, foram apreciados 118 vetos
do governador a proposições de lei, sendo 76 mantidos, 31 rejeitados
e 11 rejeitados parcialmente. Foram feitas 993 reuniões de Plenário,
sendo 418 ordinárias, 321 extraordinárias, 244 especiais e 11
solenes.
Confira o balanço de Plenário ano a ano
2003
O 1º ano da 15ª Legislatura, também o 1º ano do
governo Aécio Neves, foi marcado por importantes discussões em
Plenário, que teve 251 reuniões, sendo 114 ordinárias e 89
extraordinárias, além de 43 especiais e cinco solenes. Foram
transformadas em lei 61 proposições.
A ALMG contribuiu para o chamado "choque de gestão"
do Executivo, analisando vários projetos encaminhados pelo
governador para modernização institucional e a reforma
administrativa. A pedido do governador, a ALMG esteve reunida
extraordinariamente no recesso de julho para concluir a análise
dessas matérias, que foram aperfeiçoadas pelos deputados após amplo
debate com a sociedade, incluindo o funcionalismo e o Executivo.
Alguns exemplos desses projetos são: fim do apostilamento e da
possibilidade de conversão das férias-prêmio em espécie; instituição
do Afastamento Voluntário Incentivado (AVI); regras que disciplinam
a perda de cargo e de função pública por insuficiência de
desempenho; alteração de lei que contém o Estatuto da PM; criação de
banco de horas; avaliação de desempenho institucional; criação do
Adicional de Desempenho (ADE).
Outros projetos do governador também aperfeiçoados
pelos parlamentares foram as leis que criaram as Parcerias
Público-Privadas (PPPs) e o Fundo de PPPs. Também foram votadas as
leis que contêm o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)
e o PPAG.
Entre as matérias de autoria parlamentar
transformadas em lei, destacam-se: ampliação da licença remunerada
da servidora que adotar ou obtiver a guarda judicial de criança;
qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins
lucrativos, como organizações da sociedade civil de interesse
público (Oscips); assentamento de famílias removidas em decorrência
de obras públicas; regras para apresentação de informações ao
consumidor sobre mudança em peso, número de unidades ou volume de
produto exposto à venda no comércio varejista; proibição de depósito
prévio para internamento em hospitais públicos e privados; proibição
da comercialização de derivados do leite com adição de soro de
queijo sob a denominação de "leite modificado".
2004
Em 2004, o ano foi de intensos debates e votações
de assuntos e projetos de grande importância para o Estado. Foram
feitas 251 reuniões de Plenário, sendo 105 ordinárias e 78
extraordinárias, além de 66 especiais e duas solenes. Foram
transformadas em lei 191 proposições.
A desverticalização da Cemig; a unificação dos
tribunais de Justiça e de Alçada e a autorização para que a
Petrobras participe do capital social da Gasmig são alguns
destaques, além de projetos de interesse do funcionalismo, como os
16 planos de carreiras de servidores do Executivo; o reajuste para
policiais civis, militares e bombeiros militares; e a aposentadoria
especial para policiais civis. Também foi aprovado, após amplo
debate, em parceria com o Executivo e entidades da sociedade
organizada, o PL 1.893/04, que trata da revisão do PPAG 2005/07; e o
PL 1.892/04, que contém o Orçamento do Estado para 2005.
Entre as matérias de autoria parlamentar
transformadas em leis, destacam-se as PECs: 66/04, que condiciona a
desestatização de empresa distribuidora de gás canalizado a
referendo popular; e 65/04, que estabelece que à Assembléia
Metropolitana competirá a aprovação do plano diretor metropolitano.
Outras PECs aprovadas trataram de concurso público para auditor e
procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (TCMG),
de autoria do órgão, e da aposentadoria especial para os policiais
civis, de autoria parlamentar.
Também de deputados, foram aprovados projetos
relevantes para a economia do Estado, como a reformulação do
Programa Micro Geraes e o tratamento simplificado e diferenciado a
pequenas e microempresas; e a criação da Política Estadual do
Cooperativismo. Do governador, também virou lei a proposta que dá
incentivos à quitação de débitos de empresas para com a Fazenda
Estadual.
Outros projetos de autoria de deputados se
destacam, como a criação do projeto mineiro de incubadoras de
empresas; e a obrigatoriedade do exame de fundo de olho em
recém-nascidos. O Plenário também deu um passo significativo para o
aperfeiçoamento de toda a legislação mineira com a Lei Complementar
78, de 2004, que estabelece regras para elaboração, alteração e
consolidação das normas jurídicas. Já a unificação dos Tribunais de
Justiça e de Alçada, debatida na ALMG há oito anos, foi determinada
pela Emenda 63, de 2004, aprovada após muito debate e com a
participação de desembargadores e juízes. Para fazer frente à guerra
fiscal entre os Estados, o Plenário aprovou projetos que ratificam
regime especial de tributação a torrefadoras de café.
2005
Em 2005, foram realizadas 275 reuniões de Plenário,
sendo 101 ordinárias e 86 extraordinárias, além de 86 especiais e
duas solenes. Foram transformadas em lei 168 matérias.
Entre os projetos aprovados, enviados pelo
governador, estão o PL 2.757/05, que criou as tabelas salariais de
86 carreiras do Executivo; o reajuste salarial de policiais civis e
militares e servidores do Judiciário; e o PL 2.687/05, que estima em
R$ 27 bilhões o orçamento do Estado para 2006. Outros projetos do
governador aprovados foram os PLs 2.688/05, que trata das diretrizes
para a execução, em 2006, do PPAG 2004/2007; e 1.991/04, que reduz o
ICMS de dezenas de produtos.
Ao longo do ano, outras matérias viraram lei, como
a emenda à Constituição para mudar o critério de acesso de juízes de
Direito ao TJ; e os projetos do Executivo que trazem tabelas com o
vencimento básico dos servidores estaduais da educação básica, da
saúde, da educação superior e de outras categorias. Também houve
proposições que tratam de questão orçamentária; que autorizam
financiamentos externos junto ao Bird e ao BID; que isentam ICMS na
compra de veículos e maquinário pelos municípios (Programa Máquinas
para o Desenvolvimento); que criam a carreira de agente de polícia e
cargos na Polícia Civil; que reduzem ICMS para dezenas de produtos;
e outros projetos nas áreas de defesa do consumidor, meio ambiente e
direitos humanos.
2006
O balanço do último ano da 15ª Legislatura mostra
que, incluídas as reuniões desta quarta (20/12/06), 217 reuniões
foram realizadas em Plenário neste ano, sendo 98 ordinárias, 68
extraordinárias; 49 especiais, para comemorações e homenagens; e
duas reuniões solenes, para instalação e encerramento da
Legislatura. Os números do Plenário apontam ainda que os deputados
votaram 23 proposições em 1º turno. Outras 90 foram aprovadas até a
fase de redação final e aguardam sanção ou promulgação para se
tornarem leis. Também foram analisados 21 vetos, 18 deles mantidos e
três rejeitados.
Além da votação do projeto da lei de diretrizes
orçamentárias (LDO) no 1º semestre, foram analisadas matérias com
impacto na vida do cidadão. Entre elas, a que determina o fim da
taxa de parcelamento de débitos referentes ao IPVA, no valor de R$
127,27, e a proibição de adoção e procriação de cães da raça pitbull
no Estado. Também foram aprovados a redução do recesso parlamentar
de 90 para 55 dias e o fim do pagamento por convocação
extraordinária.
Autonomia funcional e administrativa para a
Defensoria Pública; mudança na lei que trata da organização do TCMG;
aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de 4.7804 para
78.999; criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Vargem das
Flores; criação do Cadastro Estadual de Presos e Foragidos foram
outras matérias transformadas em lei. Além disso, foram criados o
Fundo para Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicações
no Estado (Fundomic); e os cargos de auditor e procurador do
Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
O Plenário aprovou projetos sobre defesa do
consumidor, como o PL 2.249/05, que obriga estacionamentos privados
a contratarem seguro contra furto, roubo e dano de veículo sob sua
guarda; o PL 2.746/04, que obriga boates e casas noturnas a afixarem
cartazes alertando sobre o uso das drogas; e o PL 2.363/05, que
regulamenta informações e documentos a serem fornecidos ao
consumidor no caso de negativa de cobertura por operadora de plano
de assistência à saúde.
Outras matérias que foram ou estão sendo analisadas
no 2º semestre, acompanhadas de perto pelos segmentos interessados e
marcadas por intenso debate: reajuste salarial para servidores dos
TJ e de Justiça Militar e do TCMG; fixação dos subsídios dos membros
do TJ e do Ministério Público; criação de subsidiária da Copasa para
explorar águas minerais do Estado; autorização para o governador
elaborar leis delegadas para mudar estrutura administrativa do
Estado; e mudança da lei que trata da organização e divisão
judiciárias.
COMISSÕES
Comissões priorizam participação popular e
interiorizam debates
A participação popular no processo legislativo,
incentivada pela ALMG, por meio das audiências públicas de comissões
na Capital e no interior, foi reforçada, na 15a
Legislatura, com a criação da Comissão de Participação Popular, em
11/6/03. A idéia é facilitar a apresentação de sugestões de projetos
de lei de autoria de associação ou órgão de classe, sindicato ou
entidade organizada, exceto partido político. Um dos destaques da
comissão foi a série de audiências públicas de revisão do PPAG, de
2004 a 2006. Nos quatro anos de legislatura, foram 3.668 atividades
das comissões, entre audiências públicas e visitas técnicas.
Ética - Também em 11/6/03 foi oficialmente
instalada a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, com a função de
auxiliar o presidente da ALMG na manutenção do decoro, da ordem e da
disciplina. Outra iniciativa que somou na direção da ética, da
transparência e da abertura à participação da sociedade, marcas da
15a Legislatura,
foi a instalação da Ouvidoria Parlamentar.
O ano de 2003 foi produtivo para a comissões. Foram
realizadas 1.168 atividades, sendo 656 reuniões especiais e
ordinárias, 472 extraordinárias, 54 no interior do Estado e 40
visitas. As audiências no interior estão incluídas no somatório das
reuniões especiais, ordinárias e extraordinárias. Foram ouvidos
2.455 convidados e aprovados 1.593 requerimentos.
CPI do Café é criada em 2004
Em 2004 não foi diferente, já que as comissões
promoveram 856 atividades, sendo 558 reuniões especiais e
ordinárias, 262 extraordinárias, 46 em regiões do Estado e 36
visitas. O número de audiências no interior está incluído no número
de reuniões especiais, ordinárias e extraordinárias. Foi
contabilizada a presença de 2.057 convidados em reuniões e
audiências públicas de comissões, o que evidencia a importância da
ALMG como espaço do debate de temas de interesse da sociedade.
Também foram aprovados 1.456 requerimentos. Um dos destaques foi a
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Café, que iniciou seus
trabalhos em 17/5, motivada por denúncias feitas à Comissão de
Segurança Pública.
O ano também foi marcado pela atuação de quatro
comissões especiais: a dos Aeroportos conseguiu evitar gasto
inadequado no Aeroporto da Pampulha e propôs novo projeto de
revitalização de Confins; a dos Depósitos de Veículos Apreendidos
resultou no início dos leilões para esvaziar os pátios superlotados
dos depósitos; e as especiais da Silvicultura e da Fruticultura
elaboraram estudos com informações atualizadas e propostas para
melhorar o potencial mineiro no plantio de eucalipto e frutas.
Outros temas importantes para o Estado foram
debatidos nas comissões em 2004, como os problemas de saúde de
trabalhadores da Mina de Morro Velho, nessa cidade, a ameaça da
sigatoka negra (praga que atinge bananais), a situação das estradas
mineiras, a instalação da usina hidrelétrica de Irapé, no Vale do
Jequitinhonha, problemas de trânsito e violência urbana.
86 encontros no interior aconteceram em
2005
Em 2005, quando a ALMG completou 170 anos, as
comissões tiveram 866 atividades, sendo 475 reuniões especiais e
ordinárias, 336 extraordinárias, 88 audiências em regiões do Estado
e 55 visitas. O número de audiências no interior está concluído no
número de reuniões especiais, ordinárias e extraordinárias. Foram
ouvidos ainda 2.433 convidados e aprovados 1.328 requerimentos.
Entre os temas debatidos estão as tabelas salariais dos servidores
do Executivo, o novo marco regulatório das regiões metropolitanas, o
aumento das tarifas de energia elétrica, a criação de parques
ecológicos, a transposição do Rio São Francisco, a política estadual
de apoio a projetos para geração de crédito de carbono e o projeto
do Cardiominas.
Cultura - Em maio de 2005, foi criada a
17a comissão permanente
da ALMG - a Comissão de Cultura. Entre as matérias de sua
competência estão a garantia do exercício dos direitos culturais e a
promoção do livre acesso às fontes da cultura mineira; o estímulo ao
desenvolvimento cultural, à valorização e à difusão do conjunto das
manifestações culturais mineiras; a política de incentivo à
regionalização da criação cultural e de intercâmbio entre as
diversas formas de manifestação cultural do Estado; e a política de
proteção do patrimônio cultural mineiro, assim entendidos os bens de
natureza material e imaterial que contenham referência à identidade,
à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade
mineira.
De abril a setembro, funcionou a CPI da Mina Capão
Xavier, para apurar o licenciamento ambiental da mina. A Comissão
Especial do Ipsemg também foi criada e funcionou entre março e
agosto para analisar a situação econômica do instituto. A Comissão
Especial das Estâncias Hidrominerais do Sul de Minas, instalada em
maio, visou analisar a situação dessas estâncias. Em outubro, outra
comissão especial, a do Cooperativismo, foi instalada para proceder
estudos e propor políticas públicas para o desenvolvimento do
sistema cooperativista do Estado.
Em 2006, interlocução com a sociedade
continua
Abertas à participação popular, as comissões da
Assembléia promoveram várias atividades em 2006. Os números
comprovam a rotina de debates e reafirmam o papel das comissões de
legítimo e privilegiado espaço de interlocução do Legislativo com a
sociedade. As 17 comissões permanentes e as comissões temporárias e
temáticas ouviram 2.486 convidados e aprovaram 965 requerimentos até
20/12, data de encerramento das atividades, promovendo um total de
778 atividades, sendo 22 visitas, 481 reuniões especiais e
ordinárias, 275 extraordinárias e 75 audiências em regiões do
Estado, o que revela o esforço de interiorização. O número de
audiências no interior está incluído no número de reuniões
especiais, ordinárias e extraordinárias.
Também atuaram em 2006 oito comissões especiais que
estudaram os temas: Cooperativismo; Governança Ambiental;
Transtorno, Deficiência Mental e Autismo; Centros de Convenções,
Feiras e Exposições; Resíduos Sólidos; Protocolo de Quioto; Contra
Invasão dos Produtos Chineses; e das Pessoas Desaparecidas.
Os deputados também se debruçaram sobre projetos de
interesse da sociedade, dos servidores públicos e do governo. Alguns
de análise mais recente são: regras para condução de cães ferozes;
tabelas salariais dos fiscais da Fazenda; mudanças na legislação
sobre carreiras do funcionalismo; criação de subsidiária da Copasa
para exploração econômica das águas minerais; criação da Área de
Proteção Ambiental de Vargem das Flores, em Betim e Contagem; e
diretrizes para a elaboração do Orçamento do Estado para 2007 - a
LDO, cuja aprovação determina o início do recesso
parlamentar.
EVENTOS INSTITUCIONAIS
Eventos aproximam sociedade civil
A realização de 91 eventos institucionais, sempre
com a parceria com o setor público e segmentos da sociedade civil,
provocou discussões sobre diversos aspectos da realidade brasileira
e mineira. Além das audiências públicas de revisão anual do PPAG, de
2004 a 2006, foram debatidos temas como reforma política, meio
ambiente, direitos humanos, educação e cultura, entre muitos outros.
Conferências estaduais, precedendo conferências do governo federal,
seminários legislativos, fóruns técnicos e ciclo de debates
movimentaram a ALMG na 15ª Legislatura.
Confira um resumo dos principais eventos
institucionais ano a ano.
2003 - O 1º ano da
Legislatura teve 11 eventos, sendo vários debates sobre assuntos
nacionais, a começar pelo Fórum Técnico "Reforma da Previdência" e
pelos Seminários Legislativos "Minas na Reforma Tributária" e
"Regiões Metropolitanas". Além disso, a ALMG promoveu o Ciclos de
Debates "PPA Brasil em Minas Gerais", "O Brasil na Alca", "Em Defesa
dos Municípios", "Revitalização do Rio São Francisco" e "Reforma
Agrária em Minas: Impasses e Perspectivas".
2004 - O ano foi marcado
principalmente por 12 eventos, muitos enfocando o meio ambiente. O
maior foi o Seminário Legislativo "Saneamento Ambiental - Demandas e
Intervenções Necessárias". Os Ciclos de Debates discutiram os temas
"Em Defesa do Rio São Francisco", "O Eucalipto", "Gás Natural para o
Desenvolvimento", "Resistir Sempre - 64 Nunca Mais", "TVs Públicas"
e "10 anos do Plano Real". Além disso, houve os Fóruns Técnicos
"Cerrado Mineiro: Desafios e Perspectivas" e "Cultura: Política e
Financiamento" e o Debate Público "Participação Popular e o Poder
Legislativo". Também merecem destaque as conferências estaduais de
políticas para as mulheres e de direitos humanos.
2005 - Em 2005, a ALMG
promoveu 42 eventos institucionais, muitos sobre o tema planejamento
urbano, como os 13 Encontros Regionais "Desafios da Agenda Municipal
2005"; o Seminário Legislativo "Lixo e Cidadania - Políticas
Públicas para uma Sociedade Sustentável", o Seminário Regional sobre
o "Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de
Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)" e o Seminário
"Cultura e Paz - 4º Fórum das Águas para o Desenvolvimento Social".
Além disso, houve Ciclos de Debates "Sistema Único
de Assistência Social (Suas) - Estratégias e Metas de Implantação",
"A Medida Provisória 232", "Dia Mundial em Defesa da Saúde",
"Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional",
"Biocombustíveis: Álcool e Biodiesel", "Agenda 21 em MG",
"Transposição do Rio São Francisco". A ALMG também promoveu a "I
Conferência Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial",
a V Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente",
a "I Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência" e
um debate sobre o Referendo do Desarmamento.
2006 - Segurança pública,
assistência social, meio ambiente, políticas para as mulheres e
orçamentos estadual e federal foram alguns dos temas dos 26 eventos
institucionais realizados neste ano. O Seminário Legislativo
"Segurança para todos - propostas para uma sociedade mais segura"
teve etapas de interiorização em seis cidades. Cinco municípios do
interior também receberam os Encontros Regionais "Consolidação do
Sistema Único de Assistência Social - Suas". Foram feitos, ainda, os
Fóruns Técnicos "Obesidade: desafios e perspectivas", "Educação
Ambiental", "Obesidade: desafios e perspectivas" e "Políticas
públicas para as mulheres".
Houve, ainda, Ciclo de Debates sobre "Política
Nacional de Resíduos Sólidos", "Luta contra as Drogas" e
"Regularização Fundiária", além dos Debates Públicos "Participação
Popular no Legislativo", "Planejando a Região Metropolitana de BH:
Estrutura, desenvolvimento econômico e transporte" e "Construção do
Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce".
Outros eventos foram: "5° Fórum das Águas", "I Conferência
Estadual em Defesa da Pessoa Idosa", "Seminário da Comissão Mista de
Orçamento do Congresso Nacional/Região Sudeste".
PRESTAÇÃO DE CONTAS, PREGÃO
ELETRÔNICO
Prestação de contas e pregão eletrônico
Em 26 de fevereiro de 2003, a Assembléia passou a
disponibilizar, no endereço www.almg.gov.br, as despesas com
remuneração de deputados e o custeio da atividade parlamentar. Além
de dar publicidade aos demonstrativos mensais da execução
orçamentária do Poder Legislativo - por atividade e por grupo de
despesa, a ALMG formalizou o acesso do TCMG ao Siafi-Assembléia, o
que permite aquele órgão acompanhar todas as despesas realizadas
pelo Legislativo.
Outra medida que confirmou o compromisso do
Parlamento Mineiro com a transparência foi a adoção de pregão
eletrônico como modalidade de licitação. Viabilizado mediante
convênio firmado com o Banco do Brasil, o pregão é um tipo de
licitação no qual os participantes cobrem as propostas de preço uns
dos outros via internet e é usado na ALMG, principalmente, para
compra de materiais comuns, como suprimentos de escritório,
mobiliário, combustível e serviços utilizados no dia-a-dia da
instituição. Também merece destaque a adoção de programas de
computador gratuitos (software livre), em substituição àqueles que
representam custos com licenciamento e atualização.
CEAC E ESCOLA DO LEGISLATIVO
Integração e parceria com câmaras municipais
A Assembléia intensificou e consolidou as ações
visando à capacitação de agentes públicos e ao fortalecimento das
câmaras municipais. O apoio aos municípios, que sempre foi um braço
de atuação da Escola do Legislativo, junto com as ações de
capacitação para o público interno, ganhou mais força com a criação
recente do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac), que surgiu como fruto
das demandas e atendimentos prestados pela ALMG aos 853 legislativos
municipais.
Escola do Legislativo - A
Escola do Legislativo se consolidou, na 15ª Legislatura, como órgão
de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Parlamento mineiro.
Confira o balanço por ano:
2003 - O ano foi marcado
por dois lançamentos: o "Conexão Assembléia", programa de parcerias
com universidades mineiras para desenvolver ações nas áreas de
ensino, pesquisa e extensão; e o Banco do Conhecimento, que reúne
trabalhos de servidores e/ou de interesse do Legislativo. As ações
de capacitação do público interno e externo mobilizaram cerca de 1,3
mil pessoas e incluíram interação com Secretarias de Estado e outras
Assembléias, como as de Rondônia e Santa Catarina; atividades de
"Recepção à 15ª Legislatura" e o programa Educação para a Cidadania
(visitas orientadas para estudantes). Outros destaques foram a
ampliação do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nepel) e a criação do
Corredor Cultural da Escola do Legislativo.
2004 - Além da expansão do Educação para a
Cidadania para novos públicos, foram relevantes a realização do
ciclo de debates "Literatura & Sociedade: Cultura e Identidade
Nacionais na Ficção Brasileira" e lançamento do Parlamento Jovem
(programa de formação política e simulação de reuniões para
estudantes do ensino médio e do curso de Ciências Sociais). Em
parceria com outras instituições, a Escola criou duas opções de
cursos de pós-graduação lato sensu: "Marketing Político" e "Marketing e Comunicação
Corporativa", além de manter a oferta do "Curso de Especialização em
Poder Legislativo". Já a criação do Núcleo de Tecnologias
Educacionais atendeu a demandas por cursos de educação a distância,
em parceria com o Interlegis, do Senado Federal. A Escola também
desenvolveu, em mais de dez cidades do interior, o programa
"Encontros com a Política", para despertar políticos e cidadãos para
a importância da prática política democrática.
2005 - Em 2005, a diretriz
que orientou as ações da Escola foi fortalecer a interiorização da
ALMG. Foram oferecidas 270 ações de capacitação, várias no interior,
com um público estimado de 13.220 pessoas, entre servidores, agentes
municipais, lideranças comunitárias e outros. Um dos destaques foi o
Programa de Capacitação de Agentes Públicos Municipais, oferecido a
vereadores e assessores de câmaras e prefeituras municipais. Outros
destaques foram a 2ª edição do Parlamento Jovem e a participação de
quase cinco mil estudantes no Programa Educação para a Cidadania.
2006 - Além dos cursos e palestras sobre temas
específicos, a Escola prosseguiu as atividades de apoio aos
municípios; o intercâmbio com instituições acadêmicas e escolas de
governo; e informações a setores que interagem com o Legislativo.
Foram destaques o "Encontros com a Política", que discutiu os planos
diretores municipais; eventos em parceria com a Associação dos
Vereadores do Estado; o seminário "As reformas do processo civil
brasileiro", o workshop
"Pensar a lei: s desafios da produção legislativa"; o curso a
distância "História política de Minas Gerais"; e a exposição
"Representação política e cidadania em Minas Gerais". Novamente, as
ações de preparação da juventude para a política foram
intensificadas, com as visitas de estudantes e a 3ª edição do
Parlamento Jovem, que teve edição extra na cidade de Arcos. A Escola
ofereceu 212 atividades, com um público de 10.793 pessoas.
TV ASSEMBLÉIA E NÚCLEO DE RÁDIO
A 15ª Legislatura também registrou um incremento
das atividades da TV Assembléia (canal 11 do sistema a cabo em Belo
Horizonte). Em 2003, no início da legislatura, a emissora
legislativa chegava a 164 municípios mineiros e agora, no final de
2006, atinge 211 cidades, ou seja, 47 novos municípios passaram a
receber a programação da TV. Criada para facilitar o acompanhamento
dos trabalhos do Legislativo pelos cidadãos, a TV Assembléia de
Minas foi a primeira emissora legislativa criada após a publicação
da Lei 8.977/95, que regulamenta o serviço de TV a cabo no Brasil.
No dia 30 de novembro de 1995, entrava em operação o canal 40, em
Belo Horizonte, hoje canal 11. Atualmente, a emissora transmite 18
horas diárias de programação, com cobertura ao vivo das reuniões de
plenário, noticiários, debates, mesas-redondas e a transmissão de
eventos institucionais, como seminários legislativos, fóruns
técnicos e ciclos de debates, além das atividades culturais
promovidas pela Assembléia.
A Rádio Assembléia é outro instrumento de
comunicação da Assembléia com os cidadãos mineiros. Na página do
Legislativo na internet, estão disponíveis para download o
boletim e as notícias produzidos pela rádio. São informações sobre
votações em Plenário, projetos em tramitação, eventos institucionais
e atividades das comissões que podem ser utilizadas livremente pelas
emissoras, desde que citada a fonte durante a transmissão. O Boletim
também é transmitido diariamente, ao vivo, para 205 emissoras de
Minas Gerais e distribuído para 350 por e-mail, em formato MP3 e
texto. Em 2003, eram 180 emissoras.
INTERNET
Na 15ª Legislatura foi intensificado o uso da
internet para divulgar os trabalhos da Assembléia. Em 2005, foi
inaugurado o novo layout da home page, facilitando a
navegação e o acesso às informações. Também foram oferecidos novos
serviços, como o boletim eletrônico e o acompanhamento de
proposições. No primeiro caso, o internauta pode escolher entre 32
assuntos os de seu interesse, para receber por e-mail,
gratuitamente, as notícias produzidas pela Gerência de Jornalismo da
Diretoria de Informação e Comunicação. Também por e-mail, são
enviadas informações sobre as proposições de interesse dos cidadãos
cadastrados.
A média de consultas externas de 2003, primeiro ano
da Legislatura, a 2006, cresceu 207% - 540 mil a 176 mil. Esses
números não consideram o mês de outubro, quando houve eleições e o
volume de acessos cresceu consideravelmente. Em outubro de 2006, o
volume de consultas foi de mais do dobro da média mensal de 2006 -
1, 25 milhão a 540 mil.
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