Ministério anuncia recursos para trens de
passageiros
O empenho de R$ 1,59 milhão para a implantação do
trem turístico entre os municípios de Matias Barbosa e Barbacena foi
anunciado pelo assessor especial do Ministério do Turismo, Dirceu
Nascimento, em audiência pública realizada nessa quinta-feira
(14/12/06) pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e
Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A
audiência, realizada a requerimento do deputado Paulo Cesar (PDT),
presidente da Comissão, foi dedicada a discutir os projetos de
revitalização do transporte ferroviário de passageiros em Minas
Gerais.
De acordo com Nascimento, o empenho dos recursos
será efetivado entre esta sexta-feira (15/12/06) e o dia 22 de
dezembro. No mesmo período, segundo ele, serão empenhados R$ 850 mil
para o trecho entre São Sebastião do Rio Verde e São Lourenço; R$
1,55 milhão para o trecho entre Cruzeiro e a divisa do Estado; R$
120 mil para trecho no município de Araguari e R$ 750 mil para
trecho entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho. Outros R$ 690 mil
estão previstos para trecho no município de Betim, mas ainda depende
do recebimento de projeto técnico. Todos os projetos, segundo o
assessor do Ministério, referem-se à implantação de trens
turísticos, a exemplo do que já foi implantado entre Ouro Preto e
Mariana.
O deputado Carlos Gomes destacou a importância da
revitalização do transporte ferroviário de passageiros no Estado, e
destacou a linha de Matias Barbosa a Barbacena como um exemplo do
potencial econômico dessa iniciativa. A estimativa desse projeto,
que passa pela cidade de Santos Dumont, é que possa gerar mais de
1,2 mil empregos diretos e indiretos. "Já fizemos outras duas
audiências sobre esse tema, uma em Ponte Nova, sobre o trecho Ponte
Nova a Viçosa, e outra em Juiz de Fora, para discutir o trecho entre
Matias Barbosa e Barbacena. Todas mostraram a importância dos
projetos para a preservação do patrimônio, geração de emprego e
renda no Estado", afirmou o parlamentar.
Ministério do Transporte analisa seis trechos em
Minas
O diretor de Relações Institucionais do Ministério
do Transporte, Afonso Carneiro Filho, citou seis trechos de
ferrovias mineiras entre os 28 que foram selecionados em todo o país
para estudos de implantação de transporte regional de passageiros,
que implicarão em aquisição e operação de máquinas mais modernas. A
previsão do Ministério, segundo Carneiro, é que até o segundo
semestre do ano que vem alguns desses projetos já iniciem a fase de
licitação, a fim de que em 2008 comece a fabricação dos trens. Os
trechos selecionados serão operados por meio de concessão ou
permissão, através do sistema de Parceria Público-Privada ou
consórcio público.
Os seis trechos mineiros que foram selecionados
pelo Ministério do Transporte são:
Betim a Sete Lagoas - Com
136 quilômetros de extensão, a linha atravessa Contagem e Belo
Horizonte. Uma possibilidade é que seja acrescentada uma extensão da
linha de Betim até Divinópolis. No outro extremo, poderia ser
instalado um trem turístico entre Sete Lagoas e Cordisburgo.
Ouro Preto a Viçosa - 158
quilômetros de extensão.
Bocaiúva a Janaúba - 217
quilômetros de extensão.
Belo Horizonte a Ouro Preto e Conselheiro
Lafaiete - Com 149 quilômetros de extensão, essa
linha tem uma bifurcação a partir de Nova Lima, em que um ramal vai
a Ouro Preto e o outro a Lafaiete.
Campinas (SP) a Poços de Caldas - A linha completa tem 201 quilômetros, mas apenas um
pequeno trecho está em Minas Gerais, e o restante em São
Paulo.
Cruzeiro (SP) a Varginha -
Com 204 quilômetros, essa linha passa por Três Corações.
Entre os números apresentados sobre a malha
ferroviária brasileira, o que mais impressionou foi a comparação com
países mais desenvolvidos ou mesmo vizinhos sul-americanos. O
Brasil, segundo os dados, possui 29,4 mil quilômetros de ferrovias,
e um índice de 0,6 passageiro transportado por quilômetro ao ano. A
França possui 32,6 mil quilômetros de ferrovias, com 67 passageiros
transportados por quilômetro ao ano. Já na Argentina, são 34 mil
quilômetros de ferrovias, com 11 passageiros transportados por
quilômetro ao ano. O deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que
também participou da reunião, lembrou que Minas e o País já tiveram
uma malha maior. "Com a privatização e a desativação, a malha foi se
reduzindo", lamentou. Ele ressaltou que o Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui linhas de crédito
para projetos privados no setor.
Presenças - Deputados Paulo
Cesar (PDT), presidente, e Carlos Gomes (PT), além das autoridades
citadas no texto, participaram da reunião o secretário-adjunto de
Estado de Turismo, Roberto Luciano Fagundes; e o presidente da
Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento.
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