Ministério anuncia recursos para trens de passageiros

O empenho de R$ 1,59 milhão para a implantação do trem turístico entre os municípios de Matias Barbosa e Barbacena fo...

14/12/2006 - 01:00
 

Ministério anuncia recursos para trens de passageiros

O empenho de R$ 1,59 milhão para a implantação do trem turístico entre os municípios de Matias Barbosa e Barbacena foi anunciado pelo assessor especial do Ministério do Turismo, Dirceu Nascimento, em audiência pública realizada nessa quinta-feira (14/12/06) pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A audiência, realizada a requerimento do deputado Paulo Cesar (PDT), presidente da Comissão, foi dedicada a discutir os projetos de revitalização do transporte ferroviário de passageiros em Minas Gerais.

De acordo com Nascimento, o empenho dos recursos será efetivado entre esta sexta-feira (15/12/06) e o dia 22 de dezembro. No mesmo período, segundo ele, serão empenhados R$ 850 mil para o trecho entre São Sebastião do Rio Verde e São Lourenço; R$ 1,55 milhão para o trecho entre Cruzeiro e a divisa do Estado; R$ 120 mil para trecho no município de Araguari e R$ 750 mil para trecho entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho. Outros R$ 690 mil estão previstos para trecho no município de Betim, mas ainda depende do recebimento de projeto técnico. Todos os projetos, segundo o assessor do Ministério, referem-se à implantação de trens turísticos, a exemplo do que já foi implantado entre Ouro Preto e Mariana.

O deputado Carlos Gomes destacou a importância da revitalização do transporte ferroviário de passageiros no Estado, e destacou a linha de Matias Barbosa a Barbacena como um exemplo do potencial econômico dessa iniciativa. A estimativa desse projeto, que passa pela cidade de Santos Dumont, é que possa gerar mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos. "Já fizemos outras duas audiências sobre esse tema, uma em Ponte Nova, sobre o trecho Ponte Nova a Viçosa, e outra em Juiz de Fora, para discutir o trecho entre Matias Barbosa e Barbacena. Todas mostraram a importância dos projetos para a preservação do patrimônio, geração de emprego e renda no Estado", afirmou o parlamentar.

Ministério do Transporte analisa seis trechos em Minas

O diretor de Relações Institucionais do Ministério do Transporte, Afonso Carneiro Filho, citou seis trechos de ferrovias mineiras entre os 28 que foram selecionados em todo o país para estudos de implantação de transporte regional de passageiros, que implicarão em aquisição e operação de máquinas mais modernas. A previsão do Ministério, segundo Carneiro, é que até o segundo semestre do ano que vem alguns desses projetos já iniciem a fase de licitação, a fim de que em 2008 comece a fabricação dos trens. Os trechos selecionados serão operados por meio de concessão ou permissão, através do sistema de Parceria Público-Privada ou consórcio público.

Os seis trechos mineiros que foram selecionados pelo Ministério do Transporte são:

Betim a Sete Lagoas - Com 136 quilômetros de extensão, a linha atravessa Contagem e Belo Horizonte. Uma possibilidade é que seja acrescentada uma extensão da linha de Betim até Divinópolis. No outro extremo, poderia ser instalado um trem turístico entre Sete Lagoas e Cordisburgo.

Ouro Preto a Viçosa - 158 quilômetros de extensão.

Bocaiúva a Janaúba - 217 quilômetros de extensão.

Belo Horizonte a Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete - Com 149 quilômetros de extensão, essa linha tem uma bifurcação a partir de Nova Lima, em que um ramal vai a Ouro Preto e o outro a Lafaiete.

Campinas (SP) a Poços de Caldas - A linha completa tem 201 quilômetros, mas apenas um pequeno trecho está em Minas Gerais, e o restante em São Paulo.

Cruzeiro (SP) a Varginha - Com 204 quilômetros, essa linha passa por Três Corações.

Entre os números apresentados sobre a malha ferroviária brasileira, o que mais impressionou foi a comparação com países mais desenvolvidos ou mesmo vizinhos sul-americanos. O Brasil, segundo os dados, possui 29,4 mil quilômetros de ferrovias, e um índice de 0,6 passageiro transportado por quilômetro ao ano. A França possui 32,6 mil quilômetros de ferrovias, com 67 passageiros transportados por quilômetro ao ano. Já na Argentina, são 34 mil quilômetros de ferrovias, com 11 passageiros transportados por quilômetro ao ano. O deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que também participou da reunião, lembrou que Minas e o País já tiveram uma malha maior. "Com a privatização e a desativação, a malha foi se reduzindo", lamentou. Ele ressaltou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui linhas de crédito para projetos privados no setor.

Presenças - Deputados Paulo Cesar (PDT), presidente, e Carlos Gomes (PT), além das autoridades citadas no texto, participaram da reunião o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Roberto Luciano Fagundes; e o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento.

 

 

 

 

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