FFO aprova parecer de 2o turno sobre regimes especiais
de tributação
Está pronto para análise do Plenário, em
2o turno, o Projeto de Lei (PL) 3.732/06, do deputado
Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que inclui a Assembléia Legislativa
como participante do procedimento a ser adotado pelo Estado na
realização de medidas necessárias à proteção da economia sempre que
outra unidade da federação conceder benefício fiscal não previsto em
lei. O parecer de 2o turno, do deputado Sebastião
Helvécio (PDT), foi aprovado na reunião da manhã desta quinta-feira
(14/12/06) da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da
Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O relator opinou pela
aprovação da matéria na forma do vencido em 1o turno.
O projeto altera o artigo 225 da Lei 6.763, de
1975, que consolida a legislação tributária. Determina que a
Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) envie à Assembléia expediente
com exposição de motivos para a concessão de regime especial de
tramitação. A ALMG deverá ratificar a medida proposta, por meio de
resolução, contemplando o setor interessado, no prazo de 90 dias,
contados da data do recebimento do expediente da SEF. A proposição
estabelece que a forma, o prazo e as condições para implementação
individual da medida serão definidas em regulamento, podendo
retroagir a data da concessão à da situação que lhe tiver dado
causa.
A SEF deverá enviar trimestralmente à Assembléia a
relação dos contribuintes e das medidas adotadas. A futura lei
entrará em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos
retroativos a partir de 7 de agosto de 2006.
Comissão é favorável às contas do
governador
Também foi aprovado, na manhã desta quinta-feira
(14), parecer de turno único à Mensagem 570/06, que encaminha o
demonstrativo de execução de investimentos em obras e programas
sociais relativos ao exercício de 2005. O parecer, que opina pela
aprovação das contas por meio de um projeto de resolução, foi lido
na reunião da manhã de quarta-feira (13) por seu relator, deputado
Sebastião Helvécio, mas teve pedido de vista solicitado pela
deputada Elisa Costa (PT).
O parecer sobre a mensagem deve ser aprovado
primeiro em Plenário para que o projeto de resolução comece a
tramitar. Assim que o projeto for publicado, a FFO vai abrir prazo
de dez dias para apresentação de emendas. Emitido o parecer sobre o
projeto e emendas, se houver, o projeto será encaminhado à Mesa da
Assembléia e incluído em ordem do dia para discussão e votação em
turno único.
Prestação de contas - Entre
outras informações que constam do parecer do relator, estão os dados
sobre a aplicação de recursos previstos constitucionalmente. O
relatório informa que o Estado aplicou, na manutenção e
desenvolvimento do ensino, R$ 4,418 bilhões. Nesse total, está
incluído o valor de R$ 269,08 milhões, referente à perda com o Fundo
de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do
Magistério (Fundef), correspondente a 29,40% da receita resultante
de impostos e transferências (índice acima do estabelecido na
Constituição da República, que é de 25% e seria de R$ 3,396
bilhões). Quanto ao ensino fundamental, o Estado aplicou R$ 2,04
bilhões (60,17% dos recursos destinados à manutenção e
desenvolvimento do ensino), superando o mínimo constitucional.
Sebastião Helvécio destaca a reversão da tendência
declinante dos percentuais aplicados na manutenção e desenvolvimento
do ensino verificada entre 2000 e 2003. O índice no exercício de
2004 superou em 2,02% o percentual aplicado no exercício anterior e,
em 2005, houve um acréscimo de 0,41% em relação a 2004.
No que diz respeito à saúde, o Estado deve
apresentar uma aplicação mínima de 12% da base vinculável em ações e
serviços públicos dessa área. O balanço geral do Estado evidencia
receita vinculável de R$ 15,02 bilhões e despesas apuradas de R$
1,85 bilhão, o que resultou em uma aplicação de 12,33% - sendo R$
1,35 bilhão referente à execução dos órgãos e entidades integrantes
do Orçamento Fiscal e R$ 504,44 milhões executados no Orçamento de
Investimento das Empresas Controladas pelo Estado (na Copasa). Ao
final de 2005, permaneciam pendentes de liquidação e pagamento R$
196,48 milhões (41,26% dos valores inscritos), que foram
transferidos para 2006.
Quanto ao fomento à pesquisa, o relator destaca que
o Estado tem que repassar à Fapemig, no mínimo, 1% da receita
corrente ordinária, em parcelas duodecimais, com a finalidade de
apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico. "A análise dos
demonstrativos contábeis revela que o repasse de recursos
financeiros correspondeu a 100% do montante devido, sendo 77,57% do
valor total referentes à categoria econômica "capital"
(investimentos, inversões financeiras e/ou amortização da dívida)",
informa o relator. O deputado ressalta que o Estado fez os repasses
mensalmente, "o que constitui uma melhora considerável no
cumprimento da Constituição Estadual, uma vez que nos anos
anteriores o repasse foi feito muitas vezes em data posterior à do
encerramento do exercício, com efeitos meramente escriturais."
Por último, quanto aos limites das despesas com
pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL), o relator
observa, no parecer, que o Executivo comprometeu 46,55%.
Considerando que os demais Poderes e órgãos autônomos também
observaram os limites legais, a despesa total com pessoal atingiu
57% da RCL, obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O
relator esclarece, ainda, que o cálculo dos percentuais de
comprometimento está em conformidade com a metodologia adotada pela
Secretaria do Tesouro Nacional, desconsiderando-se a metodologia de
cálculo determinada por instrução do Tribunal de Contas que retira
os gastos com inativos e pensionistas custeados pelo Tesouro.
Teste do reflexo vermelho em recém-nascidos passa
em 2o turno
A FFO aprovou, em 2o turno, o parecer
sobre o PL 2.955/06, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que
dispõe sobre a realização de exame ocular denominado "teste do
reflexo vermelho" em recém-nascidos nas unidades hospitalares do
Estado. O relator, deputado Sebastião Helvécio, opinou pela
aprovação da matéria na forma do vencido em 1o turno.
Pela forma aprovada, fica obrigatória a realização do teste em
recém-nascidos no Estado. O exame será feito logo após o nascimento
e antes da alta hospitalar. Detectada alguma alteração no resultado
do teste, o recém-nascido será encaminhado ao oftalmologista para a
realização do exame de fundo de olho e tratamento adequado, se for o
caso. A matéria segue agora para apreciação do Plenário, em
2o turno.
Os deputados aprovaram, ainda, em 2o
turno, quatro pareceres a projetos que tratam de doação de imóvel -
todos na forma do vencido em 1o turno.
* PL 1.886/04, do deputado Dimas Fabiano (PP), que
autoriza o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a doar ao município
de Itajubá uma área de 21,1699 hectares, onde funciona o horto
florestal do município. O relator foi o deputado Sebastião
Helvécio;
* PL 2.661/05, do deputado Dalmo Ribeiro Silva
(PSDB), que autoriza o Executivo a doar ao município de Senador José
Bento um terreno com área de 360 m², com suas benfeitorias, situado
na Rua Nossa Senhora das Graças, naquele município, para que a
administração municipal possa promover melhorias no atendimento à
população na área de saúde. A matéria foi relatada pelo deputado
Dilzon Melo (PTB);
* PL 3.056/06, do deputado Mauri Torres (PSDB), que
autoriza o Executivo a doar ao município de São Pedro dos Ferros
imóvel com área de 3 mil m², situado naquele município, para que,
atendendo ao interesse público, seja implantada unidade
administrativa municipal e funcione unidade voltada para a prestação
de serviços à comunidade. O relator do parecer foi o deputado Dilzon
Melo;
* PL 3.340/06, da deputada Elbe Brandão (PSDB), que
autoriza o Executivo a doar ao município de Janaúba terreno com área
de 413 m², a ser desmembrado de área total de 12 mil m², situado
naquele município.
1o turno - Também foram aprovados,
em 1o turno, pareceres a dois projetos.
O primeiro - PL 2.493/05, do deputado Laudelino Augusto e da
deputada Maria Tereza Lara, ambos do PT, cria o Programa Agenda 21
no Estado. O relator, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), opinou
pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 1, da CCJ, e
da emenda nº 1, da Comissão de Meio Ambiente. O substitutivo
estabelece regras genéricas e diretrizes para o poder público
estadual. Já a emenda nº 1 determina que a Agenda 21 será elaborada
pelo poder público com ampla participação da sociedade civil,
observado o que está disposto na Agenda 21 Brasileira. Assegura
ainda a participação do Fórum Agenda 21 na elaboração da Agenda 21
Estadual.
O outro projeto - PL 3.368/06 - autoriza o
Executivo a doar ao município de Albertina um terreno com área de
403 m², situado na Rua Francisco Conceição, naquele município. O
relator, deputado Dilzon Melo, opinou pela aprovação da
matéria.
Retirados de pauta - Foram retirados de pauta,
por não cumprirem pressupostos regimentais, o Projeto de Lei
Complementar 87/06, que altera a organização e a divisão judiciárias
do Estado; e os PLs 3.729/06, que autoriza o Executivo a doar ao
município de São Miguel do Anta o imóvel que especifica; 3.389/06,
que autoriza o Executivo a doar o imóvel que especifica ao município
de São Geraldo; e 2.953/06, que autoriza o Executivo a destinar
recursos adicionais para a implantação da Usina Hidrelétrica de
Irapé. Este último projeto está na pauta da reunião da FFO das 15
horas desta quinta (14), para análise de parecer de 2o turno.
Presenças - Deputados
Domingos Sávio (PSDB), presidente; Jayro Lessa (PFL), vice; Dilzon
Melo (PTB), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Sebastião Helvécio (PDT)
e Weliton Prado (PT).
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