Pavimentação da MGT-256 é de responsabilidade do Estado

O impasse em torno da conclusão das obras de pavimentação da MGT-256, entre Gonzaga e Divinolândia de Minas, no Vale ...

13/12/2006 - 01:00
 

Pavimentação da MGT-256 é de responsabilidade do Estado

O impasse em torno da conclusão das obras de pavimentação da MGT-256, entre Gonzaga e Divinolândia de Minas, no Vale do Rio Doce, motivou a reunião com convidados desta quarta-feira (13/12/06) da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) não se entendiam sobre quem deveria assumir o restante da obra, que compreende um trecho de 16,5 km.

Mas, ao final da reunião, o DER assumiu que a rodovia, por ser uma estrada coincidente com uma rodovia federal, é de jurisdição estadual. A partir desta constatação, o autor do requerimento, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), solicitou aos técnicos do DER presentes na reunião que encaminhem às autoridades do Executivo estadual documento informando que o trecho é responsabilidade do Estado. Somente com esse parecer técnico, segundo o parlamentar, ele poderá cobrar do governador Aécio Neves e de seus secretários a conclusão da pavimentação.

O problema surgiu porque a estrada é uma MGT, ou seja, uma rodovia estadual transitória, que pode ser federalizada. Como um convênio entre o Dnit e o DER foi encerrado em novembro de 2005, as obras não foram concluídas porque nenhum dos dois departamentos assumiu o término, que, segundo o diretor de Construção do DER, Antônio Donizetti Rezende, estão orçadas em R$ 17,12 milhões. O superintendente regional do Dnit, Álvaro Campos de Carvalho, afirmou que o departamento não pode assumir a estrada porque ela não foi federalizada. Somente quando isso acontecer é que ela passa a ser, legalmente, de responsabilidade do governo federal. Ele questionou ainda aos técnicos do DER se existe algum impedimento para que o órgão assuma a pavimentação.

O compromisso de tentar resolver o impasse e assumir a rodovia foi feito pelo diretor do DER, Antônio Donizetti Rezende, que solicitou ao superintende do Dnit um documento dando autonomia total ao DER para trabalhar na MGT-256. Fato este que foi questionado por Dinis Pinheiro, que não via necessidade em pedir um documento, já que a rodovia é estadual. Mas o pedido será atendido pelo superintendente do Dnit, Álvaro Campos de Carvalho.

Estrada liga Brasília aos litorais capixaba e baiano

Presente na reunião, o prefeito de Gonzaga, Júlio Maria de Souza, ressaltou que esteve várias vezes no DER, mas que o departamento transferia a responsabilidade para o Dnit, por causa do convênio encerrado. "Somente agora ficou claro que a responsabilidade é do DER", afirmou o prefeito, que levou fotos da estrada para os deputados e técnicos constatarem o estado precário. Ele disse ainda que falta interesse do poder público em finalizar a obra da rodovia, que atende 100 municípios da região e liga Brasília aos litorais capixaba e baiano. Essa vontade de finalizar a obra também foi abordada pelo presidente da comissão, deputado Célio Moreira (PSDB): "Se tiver boa-vontade do DER esse problema será resolvido".

Presenças - Deputados Célio Moreira (PSDB), presidente; e Dinis Pinheiro (PSDB). Também participou da reunião o diretor de Manutenção do DER/MG, Milton Teixeira Carneiro.

 

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