Presidente recebe propostas para segurança pública

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (13/...

13/12/2006 - 01:02
 

Presidente recebe propostas para segurança pública

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (13/12/06) o documento final do Seminário Legislativo "Segurança para todos", com as 20 propostas eleitas como prioritárias pela comissão de representação. O evento, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, reuniu centenas de pessoas na Assembléia, mobilizando o poder público e a sociedade civil organizada de todas as regiões do Estado. Entre as propostas encaminhadas ao presidente, estão a consolidação do sistema de defesa social do Estado, a melhor integração entre os diversos agentes envolvidos e a inserção de conteúdos sobre segurança nos currículos escolares.

O coordenador da comissão de representação eleita ao final do seminário, Lizandro Nei Gualberto, salientou que a maior parte das propostas sugerem ações do Executivo ou Judiciário, mas disse que espera que o Legislativo ajude a provocar o governo do Estado e as autoridades judiciais. Mauri Torres garantiu que a Assembléia continuará participando ativamente da discussão sobre a segurança pública em Minas. "Segurança hoje é prioridade de todos. Faremos gestões junto ao Executivo para que as propostas contidas nesse documento sejam aproveitadas no momento de definição das políticas públicas", disse ele.

Prioridades - Durante a solenidade de entrega do documento, no Salão Nobre, o deputado membro da Comissão de Segurança Pública e um dos idealizadores do seminário, Sargento Rodrigues (PDT), pediu a inclusão na pauta de votações do Plenário, do Projeto de Lei 823/03, de sua autoria, que cria o Fundo Estadual de Segurança Pública. Ele também enfatizou a necessidade de maior integração entre os diversos órgãos que cuidam da defesa social. "A Constituição diz que segurança pública é dever do Estado, não é só das polícias Militar e Civil", ponderou.

Além das propostas retiradas ao final do evento, o documento consolidado pela comissão de representação traz sugestões concretas para aplicação do que foi votado na plenária final. Na opinião do deputado Edson Resende (PT), um dos idealizadores do seminário, a troca de experiências durante o evento foi riquíssima, e o conteúdo das exposições e debates também deveria ser aproveitado, com a edição pela Assembléia de um caderno para divulgação.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715