Projetos de interesse dos servidores do Judiciário são aprovados

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 3.476/06, que contém o...

05/12/2006 - 01:01
 

Projetos de interesse dos servidores do Judiciário são aprovados

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 3.476/06, que contém os quadros de pessoal da Secretaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Na Reunião Extraordinária desta terça-feira (5/12/06), os parlamentares aprovaram também o PL 3.477/06 (1º turno), que cria cargos no Tribunal de Justiça Militar, e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 86/06 (1º turno), alterando a Lei 5.301, de 1969, que contém o Estatuto dos Militares de Minas Gerais e dá outras providências.

Os servidores do Judiciário estadual encheram as galerias do Plenário da ALMG para acompanhar a votação do PL 3.476/06. O projeto cria cargos efetivos de oficial judiciário e técnico judiciário, além de conceder aos profissionais elevação de seis padrões na carreira. Também estão sendo transformados os cargos do extinto Tribunal de Alçada em cargos do Tribunal de Justiça. O texto foi aprovado com 19 emendas apresentadas pela Comissão de Administração Pública, que não alteram seu conteúdo, apenas a redação.

Outro projeto de interesse de servidores da Justiça mineira aprovado foi o PL 3.477/06, que cria cargos no Tribunal de Justiça Militar, em função do aumento dos serviços do órgão decorrente da ampliação dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O PL também prevê reajuste salarial próximo de 21% a partir de janeiro de 2007. O texto foi aprovado na forma do substitutivo no 1, com a emenda no 1.

Os parlamentares discutiram e votaram ainda o Projeto de Lei Complementar (PLC) 86/06, cujo objetivo é reestruturar os critérios de avaliação e desempenho de produtividade dos militares. Entre as principais alterações, estão a ampliação dos requisitos para ingresso nas corporações, o direito de os segundos-sargentos freqüentarem o Curso de Habilitação de Oficiais e a mudança do período mínimo de permanência no posto ou graduação.

O PLC 86/06 foi aprovado com votos favoráveis de 40 deputados (um votou contra), na forma do substitutivo no 1, com a emendas de 1 a 6.

Lei delegada - O deputado Rogério Correia (PT) apresentou à Mesa requerimento para que o Projeto de Resolução 3.768/06, que delega ao governador atribuição para elaborar leis destinadas a alterar a estrutura da administração direta e indireta do Estado, seja examinado também pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). "A proposição implicará gastos para os cofres públicos, não pode ser aprovada sem o conhecimento da FFO", ponderou. O pedido foi aprovado e o projeto passará pela comissão quando estiver tramitando em 2º turno.

Pequi - Antes das votações, o deputado Antônio Júlio (PMDB) pediu a palavra para registrar as dificuldades pelas quais está passando a prefeitura de Pequi, que teve recursos arrestados por determinação judicial. "O prefeito decretou estado de emergência, os serviços essenciais foram paralisados e os funcionários estão com os salários atrasados. Faltou sensibilidade. A decisão beneficiou uma pessoa em detrimento de toda a coletividade", argumentou.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715