Incentivo ao turismo educativo pronto para o Plenário em 2o turno

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2º turno, o Proje...

29/11/2006 - 01:01
 

Incentivo ao turismo educativo pronto para o Plenário em 2o turno

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 2.675/05, que originalmente dispõe sobre a política estadual de incentivo ao turismo educativo. De autoria do deputado George Hilton (PP), o projeto foi relatado, na reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática desta quarta-feira (29/11/06), pelo deputado Doutor Viana (PFL), que opinou pela aprovação da matéria na forma como foi votada em 1º turno (na forma do vencido).

De acordo com o texto que está pronto para ser apreciado pelo Plenário, será alterado trecho da Lei 12.398, de 1996, que dispõe sobre o Plano Mineiro de Turismo, com o acréscimo do inciso XI e do parágrafo único ao artigo 3º da lei. Esse artigo determina que o Estado implementará ações estratégicas para o setor de turismo por meio de programas e projetos desenvolvidos no âmbito de políticas específicas. Com a alteração pretendida pelo projeto, o incentivo ao turismo educativo é listado como uma dessas políticas (inciso XI).

Além disso, os projetos e programas de incentivo ao turismo educativo definirão diretrizes e normas para viabilizar a realização de excursões pelas escolas da rede pública, considerando-se, especialmente: a ampliação do conhecimento dos alunos, por meio de visitas a pólos industriais, cidades históricas e turísticas e estâncias hidrominerais do Estado; e a seleção de excursões de acordo com o programa pedagógico da unidade de ensino (parágrafo único).

Faculdades Universo - O presidente da comissão, deputado Doutor Viana (PFL), informou decisão tomada pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de ação que tramitou na Justiça Federal, de desautorizar a implantação de cursos das Faculdades Universo em outros estados que não o de origem - no caso, o Rio de Janeiro. O parlamentar lamentou o posicionamento do ministério que, segundo ele, deveria ter ações preventivas para impedir a instalação dos cursos ao invés de interrompê-los, penalizando inúmeros alunos já matriculados. Com a decisão, ficam prejudicados alunos de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Pernambuco. Doutor Viana disse que será cobrada do ministério uma solução para o problema vivido pelos estudantes.

Também foram apreciadas proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Doutor Viana (PFL), Ana Maria Resende (PSDB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715