Assembléia participa da luta contra a Aids

Com o objetivo de combater o preconceito e ajudar na divulgação de informações sobre a prevenção da Aids, a Assembléi...

29/11/2006 - 01:02
 

Assembléia participa da luta contra a Aids

Com o objetivo de combater o preconceito e ajudar na divulgação de informações sobre a prevenção da Aids, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira (29/11/06), um ato público para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. O slogan da campanha deste ano é "A informação cura o preconceito - Assembléia na luta contra a Aids".

O deputado Ricardo Duarte (PT), autor do requerimento para realização do ato público, explicou que a divulgação das formas de transmissão e de prevenção da Aids é única maneira de combater o aumento do número de pessoas com a doença. "A Aids está se tornado cada vez mais uma doença das camadas mais pobres da população, que justamente não têm acesso à informação", destacou.

Durante o evento, no Palácio da Inconfidência, houve distribuição de 500 kits para a população, com button, folheto e preservativo, além da apresentação da peça "O amor em tempos de Aids" do grupo de teatro Olho da Rua. O laço vermelho que simboliza a luta contra a Aids foi colocado nas entradas do Palácio da Inconfidência e do Edifício Tiradentes. As ruas no entorno da Assembléia receberam faixas alusivas à campanha.

TV Assembléia - Às 8h30, nesta quinta-feira (30), a TV Assembléia transmitirá, ao vivo, o programa Panorama, cujo tema será a luta contra a Aids. Participarão do debate o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), e um especialista da Secretaria Municipal de Saúde. Um grupo de 40 alunos da 8ª série da Escola Estadual Pandiá Calógeras acompanhará o programa, do auditório do andar SE, fazendo perguntas aos convidados no estúdio.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde que foi descoberta, no início da década de 1980, a Aids se espalhou rapidamente pelo mundo, causando até hoje a morte de, aproximadamente, 20 milhões de pessoas. No Brasil, o número de casos notificados nos serviços de saúde pública e privada, entre 1980 e julho de 2006, é de 433.067. Ainda não existe cura para a Aids, pois não é possível eliminar o HIV do organismo infectado. Os medicamentos usados apenas combatem as doenças oportunistas e impedem a multiplicação do vírus.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715