Concessão de terra devoluta vai ser debatida em audiência pública

A concessão de terras devolutas rurais no Estado com área superior a 250 hectares deve ser discutida em audiência púb...

22/11/2006 - 01:00
 

Concessão de terra devoluta vai ser debatida em audiência pública

A concessão de terras devolutas rurais no Estado com área superior a 250 hectares deve ser discutida em audiência pública pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Requerimento nesse sentido, de autoria do deputado Padre João (PT), foi aprovado durante reunião da comissão realizada nesta quarta-feira (22/11/06). O parlamentar, que também preside a comissão, explica que tanto a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 75/04 quanto o Projeto de Lei (PL) 3.741/06, ambos em tramitação na Assembléia, tratam da questão, que precisa ser discutida também com os movimentos sociais organizados.

A PEC 75/04, de autoria do deputado Gil Pereira (PP), acrescenta parágrafo ao artigo 247 da Constituição, que traz dispositivos sobre a política rural do Estado. O objetivo seria permitir acordos para legitimação de terra devoluta rural com área superior a 250 hectares em ações judiciais discriminatórias. Na comissão especial criada para analisar a PEC 75/04, a proposição recebeu o substitutivo nº 1. O relator, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), propôs que a flexibilização do limite seja permitida apenas em áreas impróprias para reforma agrária ou proteção de ecossistemas naturais, como exige a Constituição Federal.

Já o PL 3.741/06, do deputado Sebastião Costa (PPS), estabelece os parâmetros para a concessão de terras devolutas. Padre João argumenta que a ocupação dessas terras consideradas improdutivas sempre foi alvo de inúmeras questões. "Isso é muito questionado pelos movimentos sociais e é preciso debater o assunto", finaliza.

Balanço - Outro requerimento aprovado durante a reunião, de autoria do deputado Doutor Viana (PFL), solicita audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater, Epamig, Ruralminas e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). "O objetivo é fazer um balanço das ações e investimentos concretizados no período de 2003 a 2006, bem como conhecer o planejamento para 2007", justifica o parlamentar. O deputado Marlos Fernandes (PPS), vice-presidente da comissão, enfatizou que esse é um bom momento para se discutir o apoio ao agricultor mineiro, uma vez que o Estado é responsável por grande parte da produção de grãos no País.

Presenças - Deputados Padre João (PT), presidente; Marlos Fernandes (PPS), vice-presidente; e Doutor Viana (PFL).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715