Comissão das Pessoas Desaparecidas já programa audiência pública

O deputado Sargento Rodrigues (PDT) foi eleito, nesta terça-feira (14/11/06), presidente da Comissão Especial das Pes...

14/11/2006 - 01:00
 

Comissão das Pessoas Desaparecidas já programa audiência pública

O deputado Sargento Rodrigues (PDT) foi eleito, nesta terça-feira (14/11/06), presidente da Comissão Especial das Pessoas Desaparecidas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A comissão tem o objetivo de avaliar as providências já tomadas pelo poder público estadual para cumprir a Lei 15.432, que institui o Sistema de Comunicação e Cadastro das Pessoas Desaparecidas, e também propor ações para resolver o problema e melhorar o atendimento às vítimas.

Como vice-presidente foi eleito o deputado Adalclever Lopes (PMDB). Sargento Rodrigues designou o deputado Durval Ângelo (PT) como relator. As reuniões da comissão serão às quintas-feiras, às 9h30, no Plenarinho IV. Rodrigues informou que, apesar de o prazo da comissão ser de 60 dias, os deputados não terão mais de 40 dias para concluir seus trabalhos, já que a sessão legislativa ordinária será encerrada por volta do dia 20 de dezembro.

Em função do prazo reduzido, já na próxima quinta haverá uma audiência pública para ouvir as famílias de pessoas desaparecidas no Estado. Com a reunião, o presidente da comissão pretende definir os rumos dos trabalhos no sentido de cobrar providências por parte da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Ministério Público e da Polícia Federal, bem como de outros órgãos do Poder Executivo estadual envolvidos com a questão.

Essas autoridades serão convidadas para a reunião seguinte da comissão, disse Sargento Rodrigues. Porém, o deputado Célio Moreira (PSDB) alertou para a dificuldade enfrentada pelos parlamentares de conseguir contato com o chefe da Polícia Civil, Otto Teixeira Filho. Rodrigues, no entanto, garantiu que haverá o máximo empenho de todos os deputados da comissão. "Que possamos montar uma grande força-tarefa em prol das famílias que vivem em desespero", disse. Para isso, ele conta também com o apoio das polícias e do Poder Judiciário.

A Lei 15.432 teve origem no Projeto de Lei (PL) 280/03, do deputado Sargento Rodrigues. Ela foi regulamentada em 5 de junho deste ano pelo Decreto 44.310.

Presenças - Deputados Sargento Rodrigues (PDT), Adalclever Lopes (PMDB) e Célio Moreira (PSDB), que presidiu os trabalhos até a eleição do novo presidente.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715