Comissão quer apurar multas de trânsito abusivas

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais quer apurar denúncias de multas de trânsito...

07/11/2006 - 01:00
 

Comissão quer apurar multas de trânsito abusivas

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais quer apurar denúncias de multas de trânsito abusivas em todo o Estado. Para isso, solicitou através de requerimento, durante reunião realizada nesta terça-feira (7/11/06), que seja encaminhado ofício ao comandante da 1º Cia. Independente da Polícia de Trânsito, major Luís de Oliveira Guimarães, solicitando cópia da portaria que determina premiações e pontuações para os policiais que registrarem maior número de autos de infração de trânsito.

De acordo com o deputado Sargento Rodrigues (PDT), autor do requerimento, o policial que não cumprir o que determina a portaria é ameaçado de punição. "Não podemos permitir que essa portaria continue, tenho conhecimento do número de policiais que folgaram em função das multas efetuadas", denunciou o deputado. Para o deputado Doutor Viana (PFL), as multas são abusivas e o Estado deve esclarecer como tem investido os recursos arrecadados.

"O cidadão não tem o direito de reclamar, ele é punido quando não paga o seguro obrigatório, e em contrapartida, o Estado não cobra nada das seguradoras", afirmou o deputado Antônio Júlio (PMDB). O deputado destacou que os fiscais não aceitam justificativas dos cidadãos, multam de forma indiscriminada e dizem para "recorrer se não concordarem com a autuação".

Requerimentos - Outros dois requerimentos de autoria do deputado Sargento Rodrigues foram aprovados na reunião. Um deles requer reforço imediato do policiamento a pé e motorizado para o bairro Santa Amélia, em Belo Horizonte, ao comandante da 8ª Região da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza, devido ao aumento da criminalidade no local. O outro requerimento solicita manifestação de aplauso aos policiais militares responsáveis pela prisão de dez criminosos, sete armas, cheques, celulares e um rádio transmissor em Poços de Caldas, no mês passado.

Foi aprovado também requerimento de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB), para que seja encaminhado ao chefe da Polícia Civil pedido para que seja disponibilizada, com urgência, uma nova viatura para a Delegacia de Polícia de Iguatama.

Projeto de Lei - O deputado Sargento Rodrigues pediu prazo regimental para emitir parecer sobre o Projeto de Lei (PL) 3.027/06, que obriga os estabelecimentos comerciais que compram materiais de metal usado para revenda, a manter cadastro de seus fornecedores. O projeto, de autoria do deputado Gustavo Corrêa (PFL), está tramitando em 1º turno, e teve seu parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, na forma do substitutivo nº 1, tornando obrigatória a emissão de nota fiscal de entrada de mercadoria nas operações de compra efetivadas por ferros-velhos e sucatas.

Foram retirados de pauta os PLs 3.416/06, 3.485/06, e 3.500/06, de declaração de utilidade pública, a pedido do deputado Sargento Rodrigues. A comissão também decidiu pela retirada de pauta dos requerimentos 6.885/06, 6.886/06, 6.887/06, 6.89/06, e 6.894/06, por entender que a matéria é de competência da Comissão de Direitos Humanos.

Presenças - Deputados Antônio Júlio (PMDB), Sargento Rodrigues (PDT) e Doutor Viana (PFL).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715