Debates sobre orçamentos federal e estadual são destaque na semana

As propostas orçamentárias federal e estadual para 2007 vão dominar as atenções dos deputados na Assembléia Legislati...

01/11/2006 - 00:04
 

Debates sobre orçamentos federal e estadual são destaque na semana

As propostas orçamentárias federal e estadual para 2007 vão dominar as atenções dos deputados na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na semana de 6 a 10 de novembro de 2006. Na terça-feira (7/11/06), às 10 horas, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional vai estar no Plenário da ALMG para apresentar os investimentos previstos no projeto da Lei Orçamentária Anual de 2007. Já na quarta-feira (8), a Assembléia promove, às 9h30, no Auditório, audiência pública das comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Participação Popular para debater o Orçamento do Estado para o próximo ano e avaliar as perspectivas do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2006/07. Também as comissões Especial Contra a Invasão dos Produtos Chineses, de Saúde e de Direitos Humanos realizam reuniões com convidados para tratar de diferentes assuntos.

Para o seminário regional do Congresso Nacional, virão o presidente da Comissão Mista do Orçamento, deputado federal Gilmar Machado (PT/MG); o relator-geral do projeto do orçamento federal, senador Valdir Raupp (PMDB/RO), consultores da Câmara dos Deputados e do Senado e representantes do Fórum Brasil de Orçamento. Na reunião sobre o orçamento estadual e o PPAG vão estar presentes os presidentes das comissões que a promovem, deputado Domingos Sávio (PSDB) e deputada Maria Tereza Lara (PT); o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Antônio Augusto Anastasia, e o subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Tadeu Barreto Guimarães.

Produtos Chineses - Na terça-feira (7), a Comissão Especial Contra a Invasão dos Produtos Chineses, em sua terceira audiência pública, ouve representantes dos setores de brinquedos e máquinas pesadas. A reunião, que será realizada às 10 horas, no Plenarinho IV, foi requerida pelo deputado Paulo Cesar (PDT), relator da comissão. Até o momento, a comissão, criada a pedido do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que a preside, já ouviu o setor têxtil, o de refratários e óptico. No dia 13 de novembro, os deputados vão ouvir o setor calçadista em Nova Serrana, Centro-Oeste do Estado, cidade que tem sua economia baseada nas pequenas indústrias de calçados. A Comissão Especial foi criada para analisar o impacto da invasão de produtos chineses na economia mineira.

Amiotrofia Espinhal - Já na quarta-feira (8), a Comissão de Saúde discute com convidados o atendimento dispensado em Minas Gerais às crianças e adolescentes diagnosticados como portadores de doença neuromuscular, em especial, a Amiotrofia Espinhal. Segundo o site da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal (Abrame/MG), a Atrofia Musculare Espinhal (AME) tem origem genética. A doença causa fraqueza nos membros superiores e nos músculos da parede abdominal, provoca o desenvolvimento de barriga no portador, que apresenta ainda prisão de ventre, ausência de suor e insuficiência respiratória. A AME afeta aproximadamente um em cada 10 mil nascimentos, com uma freqüência de doentes de um em 50 portadores. Casais que tiveram uma criança afetada têm 25% de risco de recorrência em cada gravidez subseqüente.

Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira; o presidente da Abrame/MG, Roberta Pereira Marinho; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geraldo Heleno Lopes; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Luís Márcio Araújo Ramos; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Itamar da Silva.

Sete salões - Também na quarta, às 9 horas, a Comissão de Direitos Humanos debate a situação de aproximadamente 132 famílias que residem na área do Parque Estadual dos Sete Salões, na região de Aimorés. A reunião, que será no Plenarinho IV, foi requerida pelo deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão. A criação do parque, com 12.500 hectares, está envolvida em um impasse, pois a área é disputada por centenas de fazendeiros com terras na região e por remanescentes dos índios krenaks. Esses últimos também vivem na região e acreditam que os espíritos de seus ancestrais vivem naquelas cavernas.

Foram convidados para a reunião o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti; os prefeitos de Conselheiro Pena, Neyval José de Andrade; de Resplendor, Almir de Souza Muniz; de Santa Rita de Ituêto, Firmino Ion; e de Ituêta, Alcino José Nicoli; o presidente da Associação de Defesa dos Produtores Rurais do Parque Estadual dos Sete Salões de Conselheiro Pena, Joaquim José da Silva; e o promotor de Justiça da Comarca de Resplendor, Bruno Guerra de Oliveira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715