Direitos Humanos vai visitar Guarda Municipal de BH

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (1o/11/06), requ...

01/11/2006 - 00:02
 

Direitos Humanos vai visitar Guarda Municipal de BH

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (1o/11/06), requerimento de autoria do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), para realização de visita à Guarda Municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer o seu funcionamento e o processo de formação dos agentes, diante de denúncias de agressões que estariam sendo praticadas pelos guardas. Na reunião, foram ainda aprovados outros oito requerimentos.

O requerimento solicitando a realização da visita foi motivado por denúncia apresentada pelo presidente do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Élcio Pacheco, de que guardas da instituição teriam agredido um rapaz no dia 24 de agosto no Parque Municipal. Já o estudante Guilherme de Amorim destacou que o movimento estudantil também vem sofrendo com a forte repressão da Guarda Municipal. Os deputados Durval Ângelo e Roberto Ramos (PSDB), vice-presidente da comissão, afirmaram que as denúncias devem ser apuradas, e que a Guarda Municipal foi criada para proteger o patrimônio da Prefeitura e não possui a mesma competência da Polícia Militar.

Para apurar a denúncia trazida por Élcio Pacheco foram aprovados outros dois requerimentos do deputado Durval Ângelo. O primeiro determina que seja encaminhada a denúncia ao secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, Genedempssy Bicalho Cruz, solicitando a apuração do caso; e o segundo, com o mesmo teor, dirigido ao prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Na reunião, o deputado Durval Ângelo apresentou ainda outros cinco requerimentos. No primeiro, o deputado solicita que seja encaminhado ofício ao Conselho das Corregedorias de Polícia do Estado com cópia das notas taquigráficas da reunião da comissão do dia 20 de setembro, em que foi apresentada denúncia da possível existência de um banco de dados nas corporações policiais identificando militantes de direitos humanos. Outros dois requerimentos pedem providências à Secretaria de Estado de Defesa Social e à Polícia Civil em relação a denúncia de que, na cadeia pública de Raul Soares, os direitos dos presos não estariam sendo respeitados.

Em outro requerimento, Durval Ângelo solicita a participação dos membros da comissão no seminário sobre a preparação do 2º Programa Mineiro de Direitos Humanos, que será realizado em dezembro, e está sendo organizado pela Subsecretaria de Estado de Direitos Humanos. Foi também aprovado requerimento do deputado solicitando a realização de um fórum técnico na ALMG em 2007 para debater a síntese das propostas apresentadas no seminário.

Por fim, os deputados aprovaram requerimento da comissão determinando o envio de ofício à Corregedoria da Polícia Militar para que sejam tomadas providências em relação à denúncia apresentada por Lucas Baldi Santos Brito de que teria sido agredido, no dia 20 de outubro, por dois policiais no bairro Ipanema, em Lagoa Santa.

Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Roberto Ramos (PSDB), vice; e Doutor Ronaldo (PDT).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715