Parlamento Jovem reúne futuros monitores, universitários da PUC

Alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas estiveram nesta quinta-feira (5/10/06) na Escola do Legislativo, ond...

05/10/2006 - 00:00
 

Parlamento Jovem reúne futuros monitores, universitários da PUC

Alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas estiveram nesta quinta-feira (5/10/06) na Escola do Legislativo, onde participaram de um curso de capacitação com o tema "Sociedade Brasileira e os Vícios na Política", ministrado pelo professor Léo Noronha. A atividade faz parte do treinamento dos monitores que acompanharão os alunos do ensino médio que vão participar do Parlamento Jovem, em 2007.

"A atividade democrática só vai avançar quando as pessoas fizerem algo além do voto. O voto é apenas um detonador. Nas sociedades mais avançadas, a democracia é feita com participação", disse o professor, que elogiou a participação dos universitários no encontro. "Apesar de a maioria estar ainda no primeiro e segundo períodos, todos demonstraram espírito crítico e consciência política".

Os alunos da PUC consideraram produtivo o curso. "Foi um aprendizado e tanto, e o Parlamento Jovem é uma chance que temos de sair da teoria para o campo prático", afirmou Pablo Figueiredo, 19 anos, aluno do 2º período.

Já Elaine de Fátima Mello Santos, 25, uma das mais entusiasmadas da turma, revelou que resolveu participar do projeto para obter experiência política, ampliar sua rede de conhecimentos, exercer a cidadania, além de conhecer o dia-a-dia da Assembléia Legislativa mineira. "Me senti atraída pela possibilidade de contribuir com os estudantes do ensino médio, incentivando-os a participar das atividades públicas. O curso foi bem informativo, foram trabalhados os conceitos de ética, cidadania e democracia e o papel dos três poderes", disse.

Resultados concretos - Atualmente, existem dois projetos de lei, frutos da participação dos estudantes no Parlamento Jovem, tramitando na Assembléia. Há ainda uma proposta, que já recebeu parecer para que se transforme em PL, tratando da inserção obrigatória nos currículos escolares de conteúdo voltado para o perigo do uso de substâncias psicoativas, alterando a Lei 11.544/94, que dispõe sobre a prevenção ao uso de substâncias entorpecentes.

Já o PL 2.886/05, que altera a composição do Conselho Estadual da Juventude, está na Comissão de Constituição e Justiça para parecer de 1º turno. O PL 2.161/05, por sua vez, está na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para parecer de 1º turno. A proposição institui reserva de vagas na Unimontes.

Histórico de conquistas - A primeira edição do programa, em 2004, teve a participação de 77 estudantes universitários e 60 alunos de seis escolas de ensino médio, que trabalharam o tema "Direitos Sociais e Coletivos". Em 2006, foram mais de 100 alunos participantes. "Ética na vida pública e cidadania" foi a diretriz dos trabalhos. O tema de 2007 ainda será definido a partir de sugestões dos estudantes das escolas secundaristas participantes.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715