Parlamento Jovem reúne futuros monitores, universitários da
PUC
Alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas
estiveram nesta quinta-feira (5/10/06) na Escola do Legislativo,
onde participaram de um curso de capacitação com o tema "Sociedade
Brasileira e os Vícios na Política", ministrado pelo professor Léo
Noronha. A atividade faz parte do treinamento dos monitores que
acompanharão os alunos do ensino médio que vão participar do
Parlamento Jovem, em 2007.
"A atividade democrática só vai avançar quando as
pessoas fizerem algo além do voto. O voto é apenas um detonador. Nas
sociedades mais avançadas, a democracia é feita com participação",
disse o professor, que elogiou a participação dos universitários no
encontro. "Apesar de a maioria estar ainda no primeiro e segundo
períodos, todos demonstraram espírito crítico e consciência
política".
Os alunos da PUC consideraram produtivo o curso.
"Foi um aprendizado e tanto, e o Parlamento Jovem é uma chance que
temos de sair da teoria para o campo prático", afirmou Pablo
Figueiredo, 19 anos, aluno do 2º período.
Já Elaine de Fátima Mello Santos, 25, uma das mais
entusiasmadas da turma, revelou que resolveu participar do projeto
para obter experiência política, ampliar sua rede de conhecimentos,
exercer a cidadania, além de conhecer o dia-a-dia da Assembléia
Legislativa mineira. "Me senti atraída pela possibilidade de
contribuir com os estudantes do ensino médio, incentivando-os a
participar das atividades públicas. O curso foi bem informativo,
foram trabalhados os conceitos de ética, cidadania e democracia e o
papel dos três poderes", disse.
Resultados concretos -
Atualmente, existem dois projetos de lei, frutos da participação dos
estudantes no Parlamento Jovem, tramitando na Assembléia. Há ainda
uma proposta, que já recebeu parecer para que se transforme em PL,
tratando da inserção obrigatória nos currículos escolares de
conteúdo voltado para o perigo do uso de substâncias psicoativas,
alterando a Lei 11.544/94, que dispõe sobre a prevenção ao uso de
substâncias entorpecentes.
Já o PL 2.886/05, que altera a composição do
Conselho Estadual da Juventude, está na Comissão de Constituição e
Justiça para parecer de 1º turno. O PL 2.161/05, por sua vez, está
na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para parecer
de 1º turno. A proposição institui reserva de vagas na Unimontes.
Histórico de conquistas - A
primeira edição do programa, em 2004, teve a participação de 77
estudantes universitários e 60 alunos de seis escolas de ensino
médio, que trabalharam o tema "Direitos Sociais e Coletivos". Em
2006, foram mais de 100 alunos participantes. "Ética na vida pública
e cidadania" foi a diretriz dos trabalhos. O tema de 2007 ainda será
definido a partir de sugestões dos estudantes das escolas
secundaristas participantes.
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