Parlamento Jovem traz alunos do Centro-Oeste mineiro à ALMG

Oitenta estudantes das cidades de Arcos e Pains, no Centro-Oeste mineiro, participaram, nesta quarta-feira (30/8/06),...

30/08/2006 - 00:01
 

Parlamento Jovem traz alunos do Centro-Oeste mineiro à ALMG

Oitenta estudantes das cidades de Arcos e Pains, no Centro-Oeste mineiro, participaram, nesta quarta-feira (30/8/06), do programa Educação Para a Cidadania, que possibilita a alunos de várias idades, da Capital e do interior, conhecer o funcionamento e a estrutura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A visita, que teve a participação da presidente da Comissão de Participação Popular, deputada Maria Tereza Lara (PT), foi mais uma etapa da nova edição do Parlamento Jovem, idealizada especificamente para os estudantes daquela região. O programa é uma parceria entre a ALMG e a PUC Minas Arcos e está reunindo, pela primeira vez, estudantes do interior do Estado.

A deputada Maria Tereza Lara ressaltou que o Parlamento Jovem busca estimular os estudantes a terem uma visão consciente sobre a democracia, entendendo a função dos parlamentares, e dessa forma, construindo a cidadania. Para ela, a interiorização do programa é oportuna, pois permite que os jovens possam ver a política de maneira mais madura.

Os estudantes que participam da atividade no Teatro da Assembléia são alunos do ensino médio de Arcos e Pains e universitários do curso de Direito da PUC Minas Arcos, que atuam como monitores dos demais. Na tarde desta quarta-feira (30), eles participaram ainda de uma mesa de debates na Escola do Legislativo sobre o tema objeto desta edição: "Educação e trabalho", com os sub-temas "Educação como valor" e "Mercado de trabalho e legislação para a juventude".

Ao abordar a "Educação como valor", o economista e historiador Sérgio Vaz Alkmim, professor de história na rede pública de Contagem, criticou o que chama de práticas autoritárias nas escolas, em vez de uma educação para a cidadania. "Como formar alunos autônomos, críticos, se a escola está pronta e até a página de exercícios é informada pelo professor?", questionou. Para Alkmim, o mercado exige pessoas críticas, para trabalharem em grupo, e que respondam com rapidez aos problemas. E o sistema público de ensino enfrenta o desafio de abrigar quase 90% dos matriculados no ensino fundamental. "A escola terá que se adaptar a isso", acredita.

Já o sub-tema do mercado de trabalho foi abordado pela auditora fiscal do trabalho Christiane Azevedo Barros, coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MG), que citou os programas voltados para o público jovem: Primeiro Emprego, Estágio e Aprendizagem. Segundo ela, a contratação para estágio durante o ensino médio é cerceada pela legislação, enquanto o programa Primeiro Emprego não chegou ao sucesso esperado. "A Aprendizagem é o que melhor tem funcionado", opinou, salientando que, nesse caso, o trabalho é atrelado à formação profissional.

"Apesar de serem obrigadas a contratar aprendizes, as empresas estão absorvendo isso e até passaram a investir nesse aprendiz", garante Christiane Barros. Dados apresentados pela fiscal revelam que 47% da População Economicamente Ativa (PEA) desempregada no País são de jovens de 16 a 24 anos. Após as exposições, os alunos participaram de um debate, mediado pela coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro.

Preparação começou no interior

O Parlamento Jovem de Arcos e Pains foi iniciado no mês de abril e é desenvolvido no mesmo formato do Parlamento Jovem 2006. Os alunos vêm se preparando para as discussões desde o primeiro semestre deste ano. De acordo com o coordenador do programa na região, Marcos Roberto do Nascimento, da PUC Minas Arcos, os alunos já participaram de oficinas e palestras sobre democracia, participação política e funcionamento do Legislativo.

Desta vez, o programa tem duas novidades. A primeira é que os vereadores de Arcos e Pains também fizeram os cursos oferecido aos alunos da PUC. "Pela primeira vez também, além de visitar a Assembléia, os alunos irão às câmaras municipais", disse Marcos. Um dos frutos da iniciativa, de acordo com o coordenador, é que os estudantes de uma das escolas participantes, a Estadual da Vila Boa Vista, de Arcos, foram convidados a criar um grêmio estudantil para a instituição.

Plenária final - Os debates do Parlamento Jovem de Arcos e Pains terão prosseguimento com a realização de oficinas, como uma de teatro, que será ministrada na PUC Minas Arcos pelo professor Ludovikus Moreira, da Escola do Legislativo. O objetivo, segundo ele, é fazer com que os alunos fiquem mais à vontade para falar em público. O evento ainda terá uma plenária final, marcada para novembro deste ano, quando será votado o documento-base do Parlamento Jovem de Arcos e Pains, com as conclusões e projetos resultantes dos trabalhos.

 

 

 

 

 

 

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