Parlamento Jovem traz alunos do Centro-Oeste mineiro à
ALMG
Oitenta estudantes das cidades de Arcos e Pains, no
Centro-Oeste mineiro, participaram, nesta quarta-feira (30/8/06), do
programa Educação Para a Cidadania, que possibilita a alunos de
várias idades, da Capital e do interior, conhecer o funcionamento e
a estrutura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A visita, que
teve a participação da presidente da Comissão de Participação
Popular, deputada Maria Tereza Lara (PT), foi mais uma etapa da nova
edição do Parlamento Jovem, idealizada especificamente para os
estudantes daquela região. O programa é uma parceria entre a ALMG e
a PUC Minas Arcos e está reunindo, pela primeira vez, estudantes do
interior do Estado.
A deputada Maria Tereza Lara ressaltou que o
Parlamento Jovem busca estimular os estudantes a terem uma visão
consciente sobre a democracia, entendendo a função dos
parlamentares, e dessa forma, construindo a cidadania. Para ela, a
interiorização do programa é oportuna, pois permite que os jovens
possam ver a política de maneira mais madura.
Os estudantes que participam da atividade no Teatro
da Assembléia são alunos do ensino médio de Arcos e Pains e
universitários do curso de Direito da PUC Minas Arcos, que atuam
como monitores dos demais. Na tarde desta quarta-feira (30), eles
participaram ainda de uma mesa de debates na Escola do Legislativo
sobre o tema objeto desta edição: "Educação e trabalho", com os
sub-temas "Educação como valor" e "Mercado de trabalho e legislação
para a juventude".
Ao abordar a "Educação como valor", o economista e
historiador Sérgio Vaz Alkmim, professor de história na rede pública
de Contagem, criticou o que chama de práticas autoritárias nas
escolas, em vez de uma educação para a cidadania. "Como formar
alunos autônomos, críticos, se a escola está pronta e até a página
de exercícios é informada pelo professor?", questionou. Para Alkmim,
o mercado exige pessoas críticas, para trabalharem em grupo, e que
respondam com rapidez aos problemas. E o sistema público de ensino
enfrenta o desafio de abrigar quase 90% dos matriculados no ensino
fundamental. "A escola terá que se adaptar a isso", acredita.
Já o sub-tema do mercado de trabalho foi abordado
pela auditora fiscal do trabalho Christiane Azevedo Barros,
coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da Delegacia
Regional do Trabalho (DRT/MG), que citou os programas voltados para
o público jovem: Primeiro Emprego, Estágio e Aprendizagem. Segundo
ela, a contratação para estágio durante o ensino médio é cerceada
pela legislação, enquanto o programa Primeiro Emprego não chegou ao
sucesso esperado. "A Aprendizagem é o que melhor tem funcionado",
opinou, salientando que, nesse caso, o trabalho é atrelado à
formação profissional.
"Apesar de serem obrigadas a contratar aprendizes,
as empresas estão absorvendo isso e até passaram a investir nesse
aprendiz", garante Christiane Barros. Dados apresentados pela fiscal
revelam que 47% da População Economicamente Ativa (PEA) desempregada
no País são de jovens de 16 a 24 anos. Após as exposições, os alunos
participaram de um debate, mediado pela coordenadora pedagógica da
Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro.
Preparação começou no interior
O Parlamento Jovem de Arcos e Pains foi iniciado no
mês de abril e é desenvolvido no mesmo formato do Parlamento Jovem
2006. Os alunos vêm se preparando para as discussões desde o
primeiro semestre deste ano. De acordo com o coordenador do programa
na região, Marcos Roberto do Nascimento, da PUC Minas Arcos, os
alunos já participaram de oficinas e palestras sobre democracia,
participação política e funcionamento do Legislativo.
Desta vez, o programa tem duas novidades. A
primeira é que os vereadores de Arcos e Pains também fizeram os
cursos oferecido aos alunos da PUC. "Pela primeira vez também, além
de visitar a Assembléia, os alunos irão às câmaras municipais",
disse Marcos. Um dos frutos da iniciativa, de acordo com o
coordenador, é que os estudantes de uma das escolas participantes, a
Estadual da Vila Boa Vista, de Arcos, foram convidados a criar um
grêmio estudantil para a instituição.
Plenária final - Os
debates do Parlamento Jovem de Arcos e Pains terão prosseguimento
com a realização de oficinas, como uma de teatro, que será
ministrada na PUC Minas Arcos pelo professor Ludovikus Moreira, da
Escola do Legislativo. O objetivo, segundo ele, é fazer com que os
alunos fiquem mais à vontade para falar em público. O evento ainda
terá uma plenária final, marcada para novembro deste ano, quando
será votado o documento-base do Parlamento Jovem de Arcos e Pains,
com as conclusões e projetos resultantes dos trabalhos.
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