Pesquisador aponta estabilidade dos índices de criminalidade em MG

Após a explosão da criminalidade ocorrida em Minas Gerais a partir de 1995, os municípios mineiros com mais de 100 mi...

21/08/2006 - 00:00
 

Pesquisador aponta estabilidade dos índices de criminalidade em MG

Após a explosão da criminalidade ocorrida em Minas Gerais a partir de 1995, os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes verificaram, nos últimos três anos, a estabilidade e um indício de redução dos indicadores de crimes violentos. Esses dados foram apresentados pelo pesquisador do Centro de Estudos Econômicos e Sociais da Fundação João Pinheiro, Eduardo Cerqueira Batitucci, no primeiro dia do Seminário Legislativo "Segurança para Todos - Propostas para uma sociedade mais segura", realizado nesta segunda-feira (21/8/06), no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da ALMG, deputado Mauri Torres (PSDB), considerou que essa redução dos índices de criminalidade verificada nos últimos anos é resultado das políticas públicas e dos programas hoje desenvolvidos no Estado. Entretanto, para ele, ainda há muito o que ser feito. "É preciso trabalhar para que Minas Gerais não alcance a situação crítica de nossos Estados vizinhos", destacou. O seminário, que vai até quarta-feira (23), pretende reunir sugestões dos poderes de Estado e da sociedade civil organizada para combater a violência e aprimorar a segurança e tem o apoio de mais de 30 entidades.

Também estiveram presentes na abertura dos trabalhos os coordenadores da Frente Parlamentar pela Segurança Pública, deputados Edson Rezende (PT) e Sargento Rodrigues (PDT). O deputado Edson Rezende lembrou que o seminário foi idealizado pela frente parlamentar, criada em dezembro de 2005, após a realização do referendo sobre a comercialização de armas de fogo no Brasil. Já o deputado Sargento Rodrigues afirmou que o evento está servindo como um importante espaço de discussão e apresentação de propostas, pois reúne não somente representantes das polícias, mas ainda do Ministério Público e da Justiça, instituições também responsáveis pela segurança pública. O 2º vice-presidente da ALMG, deputado Rogério Correia (PT), também participou da abertura, presidindo parte dos trabalhos.

Criminalidade está migrando para pequenas cidades

No primeiro painel, "Panorama da violência e da criminalidade no Estado", o pesquisador da Fundação João Pinheiro, Eduardo Cerqueira Batitucci, mostrou que Minas Gerais está passando por uma modificação na distribuição territorial dos crimes violentos (homicídio, estupro, roubo a mão armada, entre outros). "Enquanto entre os anos de 1995 e 2003 houve uma explosão nos índices de criminalidade nos grandes municípios, nos últimos três anos os índices estagnaram ou até mesmo reduziram", afirmou. Segundo ele, em contrapartida, a criminalidade parece estar migrando para os pequenos municípios, onde está sendo verificando um aumento da violência.

Entretanto, Eduardo Batitucci mostrou que, apesar dessa mudança na distribuição dos crimes violentos no Estado, os 19 municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes ainda concentram 73% das ocorrências, sendo que na Região Metropolitana de Belo Horizonte acontecem 50% dos crimes violentos registrados em Minas Gerais. Outro dado apresentado pelo pesquisador foi referente ao aumento de 106% no número de homicídios desde 1995.

Para Eduardo Batitucci, o Estado vem desenvolvendo uma série de ações importantes para o combate da criminalidade, como, por exemplo, a criação da Secretaria de Estado de Defesa Social e o desenvolvimento de políticas voltadas para a integração das organizações policiais. No entanto, segundo ele, ainda são necessárias várias ações para um combate efetivo da criminalidade, entre elas, melhoria da situação do sistema prisional e maior envolvimento do Ministério Público e da Justiça com o objetivo de possibilitar uma redução do tempo de tramitação dos processos criminais.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715