ALMG presta homenagem ao Instituto Hilton Rocha

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizará, na próxima quinta-feira (29/6/06), às 14 horas, reunião especial ...

23/06/2006 - 00:00
 

ALMG presta homenagem ao Instituto Hilton Rocha

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizará, na próxima quinta-feira (29/6/06), às 14 horas, reunião especial em homenagem à Fundação Hilton Rocha, que completa 25 anos de existência em 2006. O autor do requerimento para a realização da reunião é o deputado Diniz Pinheiro (PSDB).

Segundo o requerimento, assinado também por dezenas de parlamentares, a reunião presta justa homenagem à Fundação pela expressão internacional de suas atividades e a excelência do seu trabalho. De acordo com o deputado Diniz Pinheiro, a entidade representa para Minas Gerais e para o Brasil a confiança e certeza de melhoria da vida, preservando, restaurando e abrindo horizontes, numa área de importância inquestionável ao ser humano: a visão.

O Instituto - O Instituto Hilton Rocha fica em Belo Horizonte e é um dos maiores centros oftalmológicos da América Latina. Pioneiro no transplante de córnea, o Instituto criou uma nova técnica de aproveitar partes da mesma córnea em 2 pacientes. O Instituto foi criado pelo professor mineiro Hilton Rocha, que foi um dos gigantes da Oftalmologia brasileira. A fundação nasceu da necessidade de dar assistência apropriada à população carente que sofre com problemas oftalmológicos e que não tem condições de pagar um tratamento particular. Em todos estes anos de trabalho, a Fundação beneficiou milhares de pacientes.

Hilton Rocha foi professor titular da especialidade na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Inspirou gerações de profissionais que optaram pela especialidade. Foi presidente do CBO de 1960 a 1962. Foi um dos fundadores do sistema CFM/CRM's, da Associação Médica Brasileira, da Academia Mineira de Medicina, do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e da Mediminas, posteriormente transformada em Unimed.

No ano passado, a Rede Soebras assumiu a instituição para fazer uma recuperação administrativa. Foi, então, firmado termo de ajustamento de conduta com apoio do ministério público da Capital, para que a Soebras assumisse as dívidas e administrasse a fundação pelos próximos 15 anos. O grupo Soebras ampliou, reformou e adquiriu equipamentos de ponta na área oftalmológica. Hoje, o Hospital de Olhos tem capacidade para realizar 400 consultas e 40 cirurgias por dia, sendo que 80% deste atendimento vão ser realizados pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Além disso, há atendimento especializado em plástica ocular, estrabismo, retina, glaucoma, córnea e visão subnormal.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715