Projeto que cria cargos no Ministério Público passa pela CCJ

O projeto de lei que cria 800 cargos no Ministério Público do Estado, sendo 200 para oficial e 600 para técnico, rece...

06/06/2006 - 00:00
 

Projeto que cria cargos no Ministério Público passa pela CCJ

O projeto de lei que cria 800 cargos no Ministério Público do Estado, sendo 200 para oficial e 600 para técnico, recebeu parecer pela juridicidade, constitucionalidade e legalidade na reunião desta terça-feira (6/6/06), da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O PL 3.189/06, do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, cria ainda 54 cargos de provimento em comissão e extingue 20. O relator da matéria na CCJ, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, que apresentou. A proposta tramita em regime de urgência, solicitado pelo deputado Dilzon Melo (PTB), líder do Bloco Parlamentar Social Progressista (BPSP).

O substitutivo acata alterações sugeridas pelo autor da proposta, além de aprimorar a técnica legislativa. As mudanças do procurador-geral de Justiça dizem respeito ao número de cargos de provimento em comissão a serem criados e aos dispositivos relativos ao adicional de penosidade e de periculosidade para os servidores do Ministério Público. No ofício enviado à Assembléia, Jarbas Soares Júnior justifica a necessidade de criação de cargos para "melhorar a estrutura da atividade-meio do Ministério Público, cuja remuneração se revela inferior àquela percebida pelos membros da instituição".

Em seu parecer, o relator Dalmo Ribeiro Silva explica que a proposição corrige ainda algumas distorções relativas ao pagamento dos vencimentos dos servidores, promovendo a incorporação de vantagens pessoais decorrentes de enquadramentos realizados por força das Leis 10.257, de 1990, e 10.470, 1991, além da Gratificação de Apoio ao Aperfeiçoamento Funcional (Giaf). São incluídos ainda cinco padrões e seus respectivos índices na Tabela de Escalonamento Vertical a que se refere o Anexo IV da Lei 13.436, de 1999.

Cargos em comissão - Os cargos em comissão, de recrutamento limitado, criados na proposta são os seguintes: um de assessor especial financeiro, padrão MP-92; um de assessor especial administrativo, padrão MP-92; três cargos de superintendente, padrão MP-83; seis de coordenador II, padrão MP-75; quatro de coordenador I, padrão MP-71; vinte cargos de assessor II, padrão MP-67. Os de recrutamento amplo criados são: dois cargos de assessor II, padrão MP-67; dois de assessor I, padrão MP-59; dez cargos de supervisor II, padrão MP-44; e cinco de supervisor I, padrão MP-28.

Quatro matérias recebem parecer pela legalidade

Outros quatro projetos de lei receberam parecer pela juridicidade. Um deles, o PL 3.231/06, da deputada Lúcia Pacífico (PSDB), aprimora a redação do artigo 1º da Lei 15.018, de 2004, facilitando o acesso dos portadores de marca-passo às dependências das repartições públicas e demais entidades dotadas de portas equipadas com detector de metal. A relatora foi a deputada Elbe Brandão (PSDB).

Também foi aprovado o PL 2.938/06, do deputado Laudelino Augusto (PT), que estabelece no seu artigo 1º, que a Imprensa Oficial do Estado deverá publicar, na escrita braile, o mínimo de 1% do total da tiragem do Diário Oficial e das demais publicações legislativas, como as normas, resoluções, decretos ou regulamentos expedidos pelos três Poderes do Estado.

Outro projeto que recebeu parecer pela legalidade foi o PL 2.625/05, do deputado Domingos Sávio (PSDB), que autoriza o Executivo a doar à Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) imóvel do município de Passa Tempo. O relator, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), apresentou o substitutivo nº 1, que autoriza a doação do imóvel ao município de Passa Tempo e que ele ficará destinado ao desenvolvimento de serviços de interesse social ligados aos portadores de deficiência. Determina ainda que o imóvel reverterá ao patrimônio do Estado se for desvirtuado o motivo de sua doação.

Já o PL 3.188/06, do governador, autoriza o Executivo a doar ao município de Senhora dos Remédios o imóvel que especifica. O relator, deputado Sebastião Costa (PPS), apresentou a emenda nº 1, que determina que o imóvel especificado no projeto destina-se à permuta, pelo donatário, por área com 5.240m², de propriedade de Eni Efigênia Milagres, situada no lugar denominado Vargas, na qual será edificada unidade de saúde.

Prazo regimental - A relatora do PL 3.100/06, deputada Elbe Brandão, solicitou prazo regimental para emitir seu parecer. O projeto, do governador, autoriza o Executivo a permutar o imóvel que especifica ao município de Cana Verde.

Projetos são baixados em diligência

A pedido de seus relatores, foram baixados em diligência à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) os seguintes projetos de lei:

* 3.306/06, do deputado Irani Barbosa (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao município de Bias Fortes o imóvel que especifica. Relator: Sebastião Costa (PPS)

* 3.309/06, do deputado Domingos Sávio (PSDB), que autoriza o Executivo a doar ao município de Ritápolis o imóvel que especifica. Relatora: deputada Elbe Brandão.

Retirados de pauta - Foram retirados de pauta, a pedido de seus respectivos autores, os PLs 3.172/06, do deputado Rogério Correia (PT), que estabelece o valor mínimo do vencimento básico dos servidores estaduais; e 3.281/06, do deputado Gustavo Corrêa (PFL), que obriga as empresas públicas e privadas, autarquias e fundações a distribuir, gratuitamente, a seus funcionários, protetores ou filtros solares.

Foram aprovadas ainda, em turno único, 11 proposições que dispensam apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), Gustavo Corrêa (PFL) e Sebastião Costa (PPS) e a deputada Elbe Brandão (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715