Parlamento Jovem desperta interesse no exercício da
democracia
Na plenária final da edição 2006 do Parlamento
Jovem, nesta segunda-feira (5/6/06), os alunos discutiram e votaram
as 34 propostas elaboradas pelos grupos de trabalho. Desse exercício
nasceu o documento final, que foi entregue à presidente da Comissão
de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais,
deputada Maria Tereza Lara (PT). Ela destacou o espírito de
liderança e mobilização dos estudantes presentes e parabenizou a
todos pelo sucesso do evento. "Esta é uma oportunidade para que os
jovens experimentem o Parlamento minero, um dos mais importantes
para o exercício da democracia participativa", afirmou Maria Tereza.
Ao testemunhar iniciativas como a do Parlamento Jovem, ela
manifestou sua esperança de dias melhores para o País.
O deputado André Quintão (PT) não pôde comparecer à
plenária final devido a uma reunião em Montes Claros, mas enviou uma
mensagem aos estudantes, lida pela deputada Maria Tereza. Quintão
cumprimentou a todos os estudantes e classificou o Parlamento Jovem
como um projeto de grande sucesso por tratar-se de um trabalho
gradual no sentido de despertar a cidadania e a participação
política, preparando os jovens para o exercício da democracia.
Ao longo da discussão das propostas, os alunos
puderam se manifestar sobre cada uma delas, gerando discussões que,
muitas vezes, chegaram a polarizar as opiniões. Em outras situações,
a modificação ou mesmo a supressão de uma proposta foi unânime. Os
professores acompanharam todo o processo, mas pouco interferiram na
dinâmica das votações, deixando aos estudantes a tarefa de conduzir
todo o processo, o que foi feito de forma democrática pela
presidência dos trabalhos, a cargo do estudante de ciências sociais
Lucas Junqueira Meirelles Vitelli.
As propostas contidas no documento final serão
estudadas pela Comissão de Participação Popular, que vai analisar a
viabilidade de sua aplicação. Entre essas propostas estão a criação
de políticas de incentivo à formação de cooperativas de trabalho
voltadas à preparação profissional de jovens e a divulgação, nos
meios de comunicação de massa, da Comissão de Participação Popular
da Assembléia. Ao final da sessão, os estudantes ainda aprovaram -
por unanimidade - uma moção ampliando de dois para três anos o
período de participação das escolas no Parlamento Jovem.
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