Parlamento Jovem desperta interesse no exercício da democracia

Na plenária final da edição 2006 do Parlamento Jovem, nesta segunda-feira (5/6/06), os alunos discutiram e votaram as...

05/06/2006 - 00:00
 

Parlamento Jovem desperta interesse no exercício da democracia

Na plenária final da edição 2006 do Parlamento Jovem, nesta segunda-feira (5/6/06), os alunos discutiram e votaram as 34 propostas elaboradas pelos grupos de trabalho. Desse exercício nasceu o documento final, que foi entregue à presidente da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputada Maria Tereza Lara (PT). Ela destacou o espírito de liderança e mobilização dos estudantes presentes e parabenizou a todos pelo sucesso do evento. "Esta é uma oportunidade para que os jovens experimentem o Parlamento minero, um dos mais importantes para o exercício da democracia participativa", afirmou Maria Tereza. Ao testemunhar iniciativas como a do Parlamento Jovem, ela manifestou sua esperança de dias melhores para o País.

O deputado André Quintão (PT) não pôde comparecer à plenária final devido a uma reunião em Montes Claros, mas enviou uma mensagem aos estudantes, lida pela deputada Maria Tereza. Quintão cumprimentou a todos os estudantes e classificou o Parlamento Jovem como um projeto de grande sucesso por tratar-se de um trabalho gradual no sentido de despertar a cidadania e a participação política, preparando os jovens para o exercício da democracia.

Ao longo da discussão das propostas, os alunos puderam se manifestar sobre cada uma delas, gerando discussões que, muitas vezes, chegaram a polarizar as opiniões. Em outras situações, a modificação ou mesmo a supressão de uma proposta foi unânime. Os professores acompanharam todo o processo, mas pouco interferiram na dinâmica das votações, deixando aos estudantes a tarefa de conduzir todo o processo, o que foi feito de forma democrática pela presidência dos trabalhos, a cargo do estudante de ciências sociais Lucas Junqueira Meirelles Vitelli.

As propostas contidas no documento final serão estudadas pela Comissão de Participação Popular, que vai analisar a viabilidade de sua aplicação. Entre essas propostas estão a criação de políticas de incentivo à formação de cooperativas de trabalho voltadas à preparação profissional de jovens e a divulgação, nos meios de comunicação de massa, da Comissão de Participação Popular da Assembléia. Ao final da sessão, os estudantes ainda aprovaram - por unanimidade - uma moção ampliando de dois para três anos o período de participação das escolas no Parlamento Jovem.

 

 

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