Parlamento Jovem pode ser interiorizado em 2007

No atual momento de desencanto e ruína moral, o olhar esperançoso dos jovens é um alento, e a escolha do tema do Parl...

05/06/2006 - 00:00
 

Parlamento Jovem pode ser interiorizado em 2007

No atual momento de desencanto e ruína moral, o olhar esperançoso dos jovens é um alento, e a escolha do tema do Parlamento Jovem 2006 - "Ética na vida pública e cidadania" - é conveniente e oportuna. Assim o filósofo e professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira, abriu a sessão final do projeto desenvolvido em parceria da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com a PUC Minas, nesta segunda-feira (5/6/06). "Navegando nas águas da ética" foi o assunto da palestra, ministrada para um Plenário lotado, com cerca de cem estudantes de sete escolas públicas e particulares do ensino médio da Capital, além de 20 alunos de Ciências Sociais da PUC Minas São Gabriel, que atuaram como monitores.

Interiorização - A sessão final, resultado de um trabalho de mobilização que teve início em março, foi instalada pelo 2°-vice-presidente da ALMG, deputado Rogério Correia (PT). Ele anunciou a possibilidade de estender o Parlamento Jovem para todo o Estado em 2007, promovendo a interiorização da iniciativa, a exemplo de outros projetos institucionais do Legislativo mineiro. Segundo o parlamentar, este é um pleito de várias escolas, prefeituras e câmaras municipais. Conforme o deputado, a Assembléia e a Secretaria de Estado de Educação já se sentaram à mesa para conversar sobre o assunto.

Na sessão final do Parlamento Jovem, os estudantes votam um documento com propostas de ações legislativas e executivas que, depois de aprovadas, são enviadas à Comissão de Participação Popular, que dá encaminhamento às sugestões. É o mesmo formato do maior evento institucional da Assembléia - o seminário legislativo -, quando os participantes têm a oportunidade de se envolver em situações práticas de pesquisa, estudos, debate e negociação no contexto do Parlamento. Outros objetivos são estimular a reflexão dos estudantes sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política na sociedade democrática.

As escolas que participam da edição 2006 são Colégios Batista e Santo Antônio, Escolas Estaduais Governador Milton Campos, Professor Guilherme Azevedo Lage e Sagrada Família, Escola Municipal Tabajara Pedroso e Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae.

Participação direta é destacada

Representando o presidente Mauri Torres (PSDB) no evento, o deputado Rogério Correia lembrou que as eleições não são o único momento do processo democrático. O outro lado dessa moeda, enfatizou, são os instrumentos de participação popular mais direta nos processos decisórios. Ele citou a criação da Comissão de Participação Popular, nesta legislatura, como exemplo disso. Referindo-se ao tema da edição 2006, a pró-reitora de Graduação da PUC Minas, Maria Inês Martins, lembrou que não vigora a ética onde se suprime a cidadania. Por isso, acrescentou ela, cabe às comunidades, às instituições e também ao Parlamento Jovem participarem da sedimentação desses valores "tão essenciais à vida coletiva".

Na palestra sobre ética, o professor Ludovikus Moreira falou sobre os valores da democracia grega, entre outros aspectos. Para ele, a democracia busca hoje ser participativa, pois a representação política "está mergulhada em águas abismais e lamacentas". "O mercado move a nova fonte de valores, que é a TV", alertou o filósofo, opinando que o mercado e a TV impingem um amontoado de informações sensacionalistas. Outra crítica feita por ele é que, na perspectiva econômica, a ética é a transcrição ideológica dos interesses da classe dominante na sociedade.

Grupos de trabalho fazem balanço das atividades

Para permitir um estudo mais aprofundado do tema "Ética na vida pública e cidadania" e a participação de todos, ele foi subdivido em três abordagens: "Participação política", "Direito à informação e à comunicação" e "Primeiro emprego". Antes da votação das propostas, nesta segunda-feira, os monitores da PUC Minas São Gabriel que coordenaram os três grupos de trabalho e os estudantes das escolas de ensino médio que foram relatores fizeram um balanço das atividades.

Davidson Thiago da Cruz, do 2º período de Ciências Sociais, que coordenou o grupo "Participação política", citou como proposta mais polêmica a que estende a todos os jovens em idade de alistamento o direito de substituir o serviço militar pela prestação de serviços comunitários. O relator foi Anael Ramom Batista Silva, da Escola Estadual Professor Guilherme Lage. A coordenadora do grupo "Direito à informação e à comunicação", Roberta Guedes de Araújo, do 3º período de Ciências Sociais, ressaltou que a preocupação do grupo foi encaminhar propostas que buscassem a melhoria da qualidade das informações que chegam ao cidadão, a fim de que ele possa desenvolver o exercício crítico da cidadania. A relatora foi Mariana Coelho, da Escola Estadual Governador Milton Campos.

Já o grupo "Primeiro Emprego" foi coordenado por Reginaldo Lúcio Campos, do 3º período de Ciências Sociais, e teve como relatora Júlia Mendes Ribeiro, do Sebrae.

Mesa - Compuseram a Mesa, inicialmente, o deputado Rogério Correia (PT); a pró-reitora de Graduação da PUC Minas, Maria Inês Martins; a presidente da Comissão de Participação Popular, deputada Maria Tereza Lara (PT); o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, deputado Doutor Viana (PFL); o diretor de Graduação da PUC Minas São Gabriel, Paulo Roberto de Souza; a professora Vera Maria de Sá Cabral, da Escola Estadual Sagrada Família; o gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Júnior; e a coordenadora do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas São Gabriel, Silvana Seabra.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715