Planejamento da RMBH é tema de debate público na segunda (12)

Com o objetivo de discutir os eixos básicos do planejamento estratégico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RM...

05/06/2006 - 00:00
 

Planejamento da RMBH é tema de debate público na segunda (12)

Com o objetivo de discutir os eixos básicos do planejamento estratégico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza na segunda-feira (12/6/06), a requerimento do deputado Roberto Carvalho (PT), o Debate Público "Planejando a Região Metropolitana de BH: estrutura, desenvolvimento econômico e transporte". Serão abordados temas como infra-estrutura, transporte e logística; meio ambiente, saneamento, recursos hídricos e resíduos sólidos; desenvolvimento econômico e tecnologia; políticas sociais - saúde, segurança e moradia. O evento está marcado para as 14 horas, no Plenário.

Os problemas que afligem a RMBH motivam a realização do debate. Segundo o deputado Roberto Carvalho, a complexidade desses problemas se deve, principalmente, ao fato de que afetam os municípios em conjunto, trazendo grandes desafios para as administrações municipais, geralmente incapazes de se articular adequadamente. "A atuação integradora do Estado, como instância supra-municipal de poder, se faz extremamente necessária nessa situação", defende o deputado.

ALMG já realizou vários eventos sobre regiões metropolitanas

A administração metropoliana tem recebido atenção destacada da Assembléia Legislativa. Desde 2003, quando foi realizado o Seminário Legislativo "Regiões Metropolitanas", o Legislativo Mineiro organizou diversas atividades institucionais para tratar do tema. Em 2005, foi lançada a revista "Desafios Metropolitanos". As duas iniciativas tiveram a participação de autoridades políticas e técnicas. Posteriormente a esses eventos, a ALMG se preocupou em criar os meios institucionais de viabilizar uma ação integrada, o que possibitou o surgimento de um novo marco regulatório das regiões metropolitanas. "Por meio da Emenda Constitucional 65, de 2004, e das Leis Complementares 88, 89 e 90, de 2006, foram criados novos órgãos e entidades que serão efetivamente capazes de enfrentar esse grande desafio político-administrativo", afirmou o deputado Roberto Carvalho.

O parlamentar destacou ainda o momento agora é de discutir os eixos que irão compor concretamente o Plano Diretor Metropolitano, que deverá ser produzido no contexto da nova estrutura institucional para que possa integrar as políticas de interesse metropolitano.

Programação

14 horas

Planejando a RMBH: estrutura, desenvolvimento econômico e transporte

Coordenador: deputado Leonardo Quintão, presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização

Abertura

* Fernando Pimentel - Prefeito de Belo Horizonte

* Renata Vilhena - secretária de Estado de Planejamento e Gestão

* Manoel Costa - secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana

* Marcelo Jerônimo Gonçalves - presidente da Granbel

Painel I: Estrutura e Planejamento

* Benício de Assis Araújo - consultor de Planejamento Urbano (expositor)

* Eurico Novara - consultor do Banco Mundial (debatedor)

Painel II: Transporte

* Paulo Bastos - consultor e analista de Sistema Viário (expositor)

* José Élcio Santos Monteze - diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (debatedor)

* Ricardo Mendanha Ladeira - diretor-presidente da BHTrans (debatedor)

Painel III: Desenvolvimento Econômico

* Mauro Borges Lemos - secretário Executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (expositor)

* José Moreira de Souza - pesquisador da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (debatedor)

Debate

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715