Parlamento Jovem traz à ALMG centenas de estudantes nesta segunda (5)

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai receber, nesta segunda-feira (5/6/06), centenas de estudante...

02/06/2006 - 00:00
 

Parlamento Jovem traz à ALMG centenas de estudantes nesta segunda (5)

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai receber, nesta segunda-feira (5/6/06), centenas de estudantes para um debate sobre "Ética na vida pública e cidadania". Este é o tema do Parlamento Jovem 2006, projeto desenvolvido em parceria da Assembléia com a PUC Minas, cuja sessão final será aberta às 13h30. Participam 100 estudantes de sete escolas públicas e particulares do ensino médio da Capital, além de 20 alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas São Gabriel, que atuam como monitores. Servidores da ALMG e professores do ensino médio e da PUC também estão envolvidos. A sessão será aberta com a palestra "Navegando nas águas da ética", ministrada pelo filósofo e professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira.

Mesa - Participarão da abertura do Parlamento Jovem 2006 o deputado Rogério Correia (PT), que vai representar o presidente da ALMG, deputado Mauri Torres (PSDB); a pró-reitora de Graduação da PUC Minas, Maria Inês Martins, representando o reitor, Eustáquio Afonso Araújo; a presidente da Comissão de Participação Popular da Assembléia, deputada Maria Tereza Lara (PT); o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, deputado Doutor Viana (PFL); representante da Secretaria de Estado de Educação; o diretor de Graduação da PUC Minas São Gabriel, Paulo Roberto de Souza, representando o pró-reitor, Carlos Barreto Ribas; professora Vera Maria de Sá Cabral, da Escola Estadual Sagrada Família, representando as escolas participantes do Parlamento Jovem; o gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Júnior; e a coordenadora do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas São Gabriel, Silvana Seabra.

Após a palestra de abertura, os estudantes vão discutir e votar um documento-base, produzido a partir de um trabalho de mobilização que começou em março. O documento com as propostas de ações legislativas e executivas, depois de aprovado, será enviado à Comissão de Participação Popular, que dará encaminhamento às sugestões. É o mesmo formato do maior evento institucional da Assembléia - o seminário legislativo -, quando os participantes têm a oportunidade de se envolver em situações práticas de pesquisa, estudos, debate e negociação no contexto do Parlamento. Outros objetivos da iniciativa são estimular a reflexão dos estudantes sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política na sociedade democrática.

Escolas - As instituições de ensino que participam da edição 2006 do projeto são as seguintes: Colégio Batista, Colégio Santo Antônio, Escola Estadual Governador Milton Campos, Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage, Escola Estadual Sagrada Família, Escola Municipal Tabajara Pedroso, Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae.

Propostas sobre participação política, direito à informação e primeiro emprego

Para permitir um estudo mais aprofundado do tema "Ética na vida pública e cidadania" e a participação de todos, ele foi subdivido em três abordagens: "Participação política", "Direito à informação e à comunicação" e "Primeiro emprego". Na última terça-feira (30/5), na Escola do Legislativo, o conjunto de propostas de cada escola foi desmembrado por tema e distribuído aos três grupos de trabalho. Elas foram consolidadas e passaram a integrar o documento a ser votado nesta segunda. Assim como ocorre no seminário legislativo, os grupos analisaram todas as sugestões, anexando as semelhantes e promovendo outras adequações.

Sugestões - Entre as propostas apresentadas, destacam-se: instituir a prática de visitas das escolas públicas e privadas à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da ALMG; divulgar, nos meios de comunicação de massa, a existência da Comissão de Participação Popular; incluir a opção de prestação de serviço comunitário como alternativa à prestação do serviço militar obrigatório; criar políticas de apoio às rádios comunitárias; utilizar a faixa etária e a prova seletiva como principais critérios para seleção dos candidatos ao Primeiro Emprego; divulgar, pela TV Assembléia e pelos meios de comunicação, notícias de interesse do cidadão, incluindo os balanços de todas as obras públicas estaduais, para que ele possa avaliar seus representantes.

Histórico das atividades do Parlamento Jovem

A primeira edição do programa, em 2004, teve a participação de 77 estudantes, sendo 17 alunos do Curso de Ciências Sociais da PUC e 60 alunos de seis escolas de ensino médio (duas públicas e quatro particulares). Os estudantes simularam uma audiência pública e uma reunião ordinária da Comissão de Participação Popular. Eles atuaram como representantes de organizações da sociedade civil, deputados e assessores parlamentares, discutindo proposições legislativas sobre dois temas: quotas para minorias nas universidades e ações preventivas contra o uso de drogas.

A segunda edição do programa, em 2005, teve a participação de 115 votantes na plenária final, que aprovou 70 propostas sobre o tema "Redução da idade penal". Os estudantes simularam a realização de um seminário legislativo. Antes da plenária final, eles estudaram três subtemas: "Redução da idade penal", "Políticas públicas" e "Medidas socioeducativas". Todo o trabalho foi orientado por servidores da Gerência de Projetos Institucionais (GPI) e consultores da Assembléia e teve a participação também de professores da universidade.

 

 

 

 

 

 

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