Comissão debate integração dos municípios no atendimento hospitalar

Um novo estágio de evolução do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim o secretário municipal da Saúde de Montes Claros, ...

31/05/2006 - 00:00
 

Comissão debate integração dos municípios no atendimento hospitalar

Um novo estágio de evolução do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim o secretário municipal da Saúde de Montes Claros, João Batista Silvério, definiu a chamada Programação Pactuada Integrada (PPI), um programa do governo federal que prevê a integração dos serviços de saúde entre municípios de uma mesma região. O assunto foi objeto de debate em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quarta-feira (31/5/06) em Montes Claros.

Um dos principais objetivos do PPI é definir os serviços de saúde aos quais a população terá acesso em seu município ou nas cidades vizinhas. Isso significa que a rede hospitalar de cada região poderá ser otimizada, oferecendo serviços integrados e complementares através do SUS. Na audiência pública, solicitada pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), técnicos do Ministério da Saúde deram informações sobre o funcionamento do programa e ouviram as demandas das lideranças locais.

O prefeito da cidade, Athos Avelino, afirmou que Montes Claros é um pólo regional que congrega 92 municípios do Norte de Minas e ainda é referência médica para o Vale do Jequitinhonha e o Sul da Bahia. "O município não suporta a demanda", disse ele, sendo apoiado pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), vice-presidente da comissão. O parlamentar completou que freqüentemente são vistas ambulâncias de outros municípios em Montes Claros.

O secretário João Batista Silvério explicou que os repasses financeiros do SUS são feitos aos municípios de origem dos pacientes, e não às cidades onde esses pacientes são atendidos. Isso causa um déficit aos municípios-pólo. Ele exemplificou que, em 2005, 235 pessoas do Sul da Bahia foram atendidas em Montes Claros, gerando um gasto de quase R$ 230 mil. Se forem considerados todos os atendimentos a pessoas provenientes de outros Estados, o gasto chega a R$ 516 mil. "Isso precisa ser revisto, pois esse valor faz muita falta para Montes Claros", cobrou Carlos Pimenta.

Também a deputada Ana Maria Rezende (PSDB) defendeu o devido repasse aos municípios pelos atendimentos realizados. Ela, Carlos Pimenta e Adelmo Carneiro Leão pediram a implantação imediata do "cartão SUS", que permitirá um maior controle sobre a origem dos pacientes e sobre cada atendimento realizado. Adelmo mostrou a simplicidade de se implantar esse instrumento. "Temos as condições tecnológicas para isso", afirmou.

SUS é vítima de campanha de desmoralização

Os participantes ressaltaram a importância do SUS para a população. João Batista Silvério garantiu que o sistema é uma das melhores políticas públicas do Ocidente. "Trata-se de uma das maiores conquistas da sociedade brasileira nas últimas duas décadas", disse ele. O secretário municipal de Saúde de Guanambi (BA), Luiz Mariano Fernandes Lopes, alertou para as campanhas de desmoralização do SUS motivadas por interesses econômicos e financiadas principalmente por multinacionais da área de saúde.

Presenças - Deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), presidente; Carlos Pimenta (PDT), vice; e deputada Ana Maria Rezende (PSDB). Compareceram também o prefeito de Montes Claros, Athos Avelino; o secretário de Saúde de Montes Claros, João Batista Silvério; a coordenadora de Programação de Assistência do Ministério da Saúde, Elaine Maria Gianotti; o coordenador do Suporte Operacional de Sistema do Ministério da Saúde, Wilson Schiavo; o diretor clínico do Hospital Universitário de Montes Claros, Romildo D'Angelis; a gerente de Informação de Sistemas Assistenciais da Superintendência de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Vânia de Freitas Drumond; a vice-reitora da Unimontes, Tânia Marta Maia Fialho; o diretor-geral do Hospital Universitário Clemente de Faria, Geraldo Édson Souza Guerra; o secretário municipal de Saúde de Guanambi (BA), Luiz Mariano Fernandes Lopes; o coordenador técnico da Auditoria Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, Dorisvaldo Santos Oliveira; além de vários vereadores de Montes Claros.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715