Página da internet e TV Assembléia terão dados de desaparecidos

A página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na internet e a TV Assembléia terão espaço para divulgação dos dad...

30/05/2006 - 00:00
 

Página da internet e TV Assembléia terão dados de desaparecidos

A página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na internet e a TV Assembléia terão espaço para divulgação dos dados de pessoas desaparecidas, conforme determina a Lei nº 15.432, de 2005, que institui o Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas no Estado de Minas Gerais. A garantia foi dada pelo presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), na manhã desta terça-feira (30/5/06), quando ele recebeu um grupo de familiares de pessoas desaparecidas, juntamente com os deputados Sargento Rodrigues (PDT), membro da Comissão de Segurança Pública e autor do projeto que originou a lei; Rogério Correia (PT), 2º-vice-presidente da ALMG, e deputada Jô Moraes (PCdoB).

A visita ao presidente foi feita logo após reunião da Comissão de Segurança Pública, que previa a realização de audiência pública sobre a implementação da lei, para a qual foram convidados representantes de órgãos públicos e familiares de desaparecidos. De acordo com o deputado Sargento Rodrigues, a audiência foi desmarcada pelo presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), e remarcada para o dia 20 de junho.

"Vamos dar total apoio às famílias para que localizem os parentes desaparecidos, e asseguro que a próxima reunião não será desmarcada", afirmou o presidente Mauri Torres. O deputado Sargento Rodrigues disse que a comissão também vai procurar representantes do governo do Estado para cobrar a implementação da lei, o mais rapidamente possível, na Rede Minas, emissora pública de televisão. "Acredito que também exista vontade do governador, senão ele não teria sancionado esta lei", afirmou o deputado.

Descaso e ameaças - Rivaldo de Freitas Ferreira é pai de Douglas, de 13 anos, desaparecido desde o dia 4 de março deste ano. Ele reclamou do descaso do serviço público. "Somos orientados a fazer cartazes com os telefones da Delegacia de Desaparecidos, que funciona do Departamento de Investigação, mas os números 346-06010 e 3460-6009 não atendem ou só dão ocupado", disse Rivaldo. Grave também é a situação de Lilian Aparecida Efigeneo, que não tem notícias do filho de 16 anos desde o dia 7 de maio e, segundo ela, tem sofrido ameaças de policiais militares. "Pegaram meu menino na casa do vizinho e até hoje não o vi. Sei que foram policiais do 1º Batalhão de Comando Especial de Contagem, mas eles me ameaçam falando para deixar de mexer com a corregedoria", denunciou Lilian. Entre outras providências, os deputados vão encaminhar os casos também para a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia.

A próxima reunião da Comissão de Segurança Pública para debater o tema está marcada para o dia 20 de junho, terça-feira, às 10 horas. Serão convidados para os debates o chefe da Policia Civil de Minas Gerais, delegado geral Otto Teixeira Filho; o presidente da TV - Fundação TV Minas Cultural e Educativa, Antônio Aquiles; o gerente-geral de Rádio e Televisão da Assembléia, Rodrigo Barreto Lucena; a delegada Cristina Coelli Cicarelli Masson, titular da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida; o promotor de justiça da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, Henrique da Cruz Germam; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Eduardo Mendes; e a tia de uma criança desaparecida, Denise Célia de Freitas.

O que prevê a lei

A lei, sancionada pelo governador Aécio Neves em janeiro de 2005, origina-se de projeto do deputado Sargento Rodrigues (PDT), aprovado pela Assembléia em dezembro de 2004, mas ainda não foi regulamentada. O objetivo do Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas é agilizar e ajudar na busca de pessoas que tenham desaparecido no território mineiro, sendo cadastradas no sistema aquelas cujo desaparecimento tenha sido registrado perante autoridade policial competente. No cadastro deverão constar, além do nome, dados como filiação, altura e fotos, entre outros. Os órgãos públicos ficarão obrigados a reservar espaços, em locais de maior circulação de pessoas, para a afixação de cartazes com dados dos desaparecidos.

A lei também prevê a divulgação nos meios de comunicação do Estado - do Executivo, Legislativo e Judiciário - e determina, entre outras medidas, que os estabelecimentos de saúde públicos e privados comuniquem à Secretaria de Estado de Defesa Social ao receberem pacientes desacompanhados em estado inconsciente ou impossibilitados de se comunicarem por qualquer motivo.

Esterilização de cães pitbulls

Na reunião da comissão, foi aprovado parecer de 1º turno ao PL 161/2003, do deputado Rogério Correia (PT), que disciplina a criação e condução, em via pública, de cães das raças pastor alemão, pitbull, dobberman, fila brasileiro, rottweiller, seus mestiços e outros de porte físico e força semelhantes. O objetivo principal, com as normas propostas, é evitar que esses animais ataquem pessoas, provocando acidentes graves e até mesmo mortes.

O parecer foi aprovado na forma do substitutivo nº 2, apresentado pelo relator, deputado Sargento Rodrigues (PDT). O substitutivo acrescenta o artigo 4º ao projeto e proíbe a adoção e procriação de cães da raça pitbull, além de determinar a esterilização desses animais. Estes itens tinham sido suprimidos pelo substitutivo nº 1, da comissão de Constituição e Justiça, que foi rejeitado.

O substitutivo nº 2 determina também o pagamento, pelo proprietário, de multa de 500 Ufirs (Unidades Fiscais de Referência), que será cobrada em dobro em hipótese de reincidência. O substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, reduzia esse valor, previsto para R$ 50 no projeto original.

O parecer aprovado pela Comissão de Segurança Pública também acrescenta que o proprietário de cães das raças pastor alemão, pitbull, dobberman, fila brasileiro, rottweiller, e outros de porte físico semelhante, fica sujeito a multa de mil Ufirs, caso os animais ataquem e firam alguém. No caso da vítima comprovar, por meio de laudo médico acompanhado de Boletim de Ocorrência ou de representação, que houve algum tipo de lesão desses cães, a multa será cobrada em dobro.

Roubo de veículos e cargas

Durante a reunião também foi aprovado requerimento do deputado Rogério Correia que solicita a realização de audiência pública para discutir o furto de veículos e cargas no Estado, e a implementação da lei nacional de prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo de veículos e cargas. Para esta reunião serão convidados o presidente do Departamento Nacional de Trânsito, Ailton Brasiliense Pires; o chefe geral de Polícia do Detran/MG, Eduardo Betti Menezes; o delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, Cláudio de Freitas Ustch Moreira; o delegado titular da Delegacia de Roubo de Cargas, Marcos Silva Luciano; o presidente da Confederação de Transportes de Cargas, Clésio Andrade; e o presidente da Federação das Empresas de Cargas de Minas Gerais, Jésus Ignácio de Araújo.

Presenças - Deputados Sargento Rodrigues (PDT); Rogério Correia (PT); Antônio Júlio (PMDB); e deputada Jô Moraes (PCdoB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715