Parlamento Jovem debate, no dia 5/6, Ética na vida pública e cidadania

"Ética na vida pública e cidadania" é o tema da edição 2006 do Parlamento Jovem, projeto desenvolvido em parceria da ...

26/05/2006 - 00:02
 

Parlamento Jovem debate, no dia 5/6, Ética na vida pública e cidadania

"Ética na vida pública e cidadania" é o tema da edição 2006 do Parlamento Jovem, projeto desenvolvido em parceria da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com a PUC Minas, cuja sessão final será na segunda-feira (5/6/06), no Plenário, às 13h30. Participam da iniciativa 120 estudantes de sete escolas públicas e particulares do ensino médio da Capital, além de 20 alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas São Gabriel, que atuam como monitores. Servidores da ALMG e professores do ensino médio e da PUC também estão envolvidos no projeto. A sessão final será aberta com a palestra "Navegando nas águas da ética", ministrada pelo filósofo e professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira.

Após a palestra, os estudantes vão discutir e votar um documento-base, produzido a partir de um trabalho de mobilização que começou em março. O documento com as propostas de ações legislativas e executivas, depois de aprovado, será enviado à Comissão de Participação Popular, que dará encaminhamento às sugestões. É o mesmo formato do maior evento institucional da Assembléia - o seminário legislativo -, quando os participantes têm a oportunidade de se envolver em situações práticas de pesquisa, estudos, debate e negociação no contexto do Parlamento. Outros objetivos da iniciativa são estimular a reflexão dos estudantes sobre o papel do Legislativo e a importância da participação política na sociedade democrática.

Escolas - As instituições de ensino que participam da edição 2006 do projeto são as seguintes: Colégio Batista, Colégio Santo Antônio, Escola Estadual Governador Milton Campos, Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo Lage, Escola Estadual Sagrada Família, Escola Municipal Tabajara Pedroso, Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae.

Reunião no dia 30 - Para permitir um estudo mais aprofundado do tema "Ética na vida pública e cidadania" e a participação de todos, ele foi subdivido em três abordagens: "Participação política", "Direito à informação" e "Primeiro emprego". Nesta terça-feira (30/5/06), às 13h30, na Escola do Legislativo, o conjunto de propostas de cada escola será desmembrado por tema e distribuído aos três grupos de trabalho. Elas serão consolidadas e passarão a integrar o documento a ser votado no dia 5 de junho. Assim como ocorre no seminário legislativo, os grupos vão analisar todas as sugestões, anexando as semelhantes e promovendo outras adequações.

Entre as propostas já apresentadas, destacam-se: instituir a prática de visitas das escolas públicas e privadas à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da ALMG; divulgar, nos meios de comunicação de massa, a existência da Comissão de Participação Popular; incluir a opção de prestação de serviço comunitário como alternativa à prestação do serviço militar obrigatório; criar políticas de apoio às rádios comunitárias; transmitir programas de informações políticas, como os da TV Assembléia, em canal aberto para todo o Estado; e criar um programa educativo para jovens na emissora legislativa.

Histórico das atividades do Parlamento Jovem

A primeira edição do programa, em 2004, teve a participação de 77 estudantes, sendo 17 alunos do Curso de Ciências Sociais da PUC e 60 alunos de seis escolas de ensino médio (duas públicas e quatro particulares). Os estudantes simularam uma audiência pública e uma reunião ordinária da Comissão de Participação Popular. Eles atuaram como representantes de organizações da sociedade civil, deputados e assessores parlamentares, discutindo proposições legislativas sobre dois temas: quotas para minorias nas universidades e ações preventivas contra o uso de drogas.

A segunda edição do programa, em 2005, teve a participação de 115 votantes na plenária final, que aprovou 70 propostas sobre o tema "Redução da idade penal". Os estudantes simularam a realização de um seminário legislativo. Antes da plenária final, eles estudaram três subtemas: "Redução da idade penal", "Políticas públicas" e "Medidas socioeducativas". Todo o trabalho foi orientado por servidores da Gerência de Projetos Institucionais (GPI) e consultores da Assembléia e teve a participação também de professores da universidade.

 

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