Comissão cobra providências sobre irregularidades em loteamento

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/5/0...

10/05/2006 - 00:00
 

Comissão cobra providências sobre irregularidades em loteamento

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/5/06), vários requerimentos resultantes da audiência pública feita pela manhã na região do Barreiro, na Capital, em que moradores dos loteamentos Tirol II, Tirol III e Serrinha denunciaram a falta de regularização dos empreendimentos. Em um dos requerimentos, o presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), pede à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Comarca de Belo Horizonte que proíba a comercialização de novos lotes e determine o depósito em consignação dos valores pagos por meio de compra parcelada.

Durval Ângelo também solicita à Promotoria que requisite a prisão preventiva dos proprietários das empresas responsáveis pelos loteamentos, em razão dos danos causados aos compradores dos lotes e da falta de providências para a regularização dos mesmos. Além disso, a comissão vai informar à Promotoria o relato de moradores que participaram da audiência desta quarta-feira sobre a falta de legitimidade da pessoa que os representou em uma reunião com a promotora responsável pelo caso, em janeiro, quando foram feitos acordos entre as partes.

Os procedimentos adotados pela Promotoria de Habitação e Urbanismo na condução de processos referentes à regularização dos loteamentos também foram tema de outro requerimento, desta vez do deputado Célio Moreira (PSDB), que pede o agendamento de uma visita da comissão à Procuradoria-Geral de Justiça. Moreira também pede ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo informações sobre o motivo das diferenças de procedimentos adotados pelas comarcas de Belo Horizonte e de Ribeirão das Neves quanto a problemas de regularização de loteamentos.

Comissão pede laudo sobre condomínios do PAR

A Comissão de Direitos Humanos também aprovou requerimentos, todos do deputado Durval Ângelo, resultantes das visitas feitas na segunda-feira (9/5) a conjuntos habitacionais em Contagem ligados ao Programa de Arrendamento Residencial, da Caixa Econômica Federal. Na atividade, os moradores fizeram denúncias sobre a má administração do condomínio. Agora, a comissão vai pedir ao Crea-MG e ao Corpo de Bombeiros que façam - e enviem à comissão - laudos técnicos periciais nos condomínios para verificar possíveis vícios de construção e comprometimentos estruturais das edificações. Também deve ser agendada uma visita ao Crea para tratar do assunto.

Além disso, a comissão vai pedir à chefia da Polícia Civil de Contagem a instauração de inquérito policial para apurar possível responsabilidade criminal e omissão por parte dos sócios da Administradora Exacta, uma das responsáveis pela supervisão do condomínio, conforme denunciado por moradores. Os deputados também pedirão agilidade à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Contagem nas investigações em curso, que visam apurar se há responsabilidade da Caixa na manutenção do PAR. Esse assunto já foi discutido pela comissão em reunião no dia 26 de março.

Outros requerimentos aprovados

Foram aprovados os seguintes requerimentos:

* dos deputados Durval Ângelo, Roberto Ramos e Paulo Cesar (PDT), para que seja encaminhada ao comandante-geral da Polícia Militar duas denúncias: contra o major Paulo José de Freitas, comandante da Cia da PM em João Monlevade; e contra policiais militares, conforme denúncia feita por Jorgina Nunes Guimarães;

* do deputado Durval Ângelo, para que seja realizada audiência pública no próximo dia 16, visando mobilizar entidades mineiras para a X Conferência Nacional de Direitos Humanos, que acontece em Brasília, de 31/5 a 2/6, e para que os membros da comissão e a Consultoria da ALMG participem da atividade;

* do deputado Durval Ângelo, pedindo ao promotor de Além Paraíba agilidade na investigação instaurada pelo atual prefeito de Pirapetinga contra o ex-prefeito da cidade, sobre doação irregular de 90 lotes a famílias carentes, e o firmamento de um termo de ajustamento de conduta para regularizar a situação dos donatários dos lotes;

Loteamentos - Ao final da reunião, o deputado Célio Moreira afirmou que não participou do encontro realizado em janeiro entre representantes do Ministério Público e da empresa, como havia dito na audiência pública da manhã desta quarta (10). Ele disse que compareceu a várias reuniões sobre o assunto, mas, consultando as atas do MP, verificou que não esteve presente àquele encontro. Quem participou foi um assessor de seu gabinete.

Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Roberto Ramos (PSDB), vice; Paulo Cesar (PDT); Célio Moreira (PSDB) e Chico Rafael (PMDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715